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Como manter o e-commerce ativo em meio aos impactos do Covid-19

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Como manter o e-commerce ativo em meio aos impactos do Covid-19

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Você já ouviu dizer que todo momento de crise traz também oportunidades? Pois é assim mesmo que acontece. Estamos atravessando uma dessas fases de muitas incertezas econômicas em função da pandemia de Covid-19, mas cientes de que nem tudo está com viés de baixa como muitos pensam.

Como as principais cidades do país e até mesmo dezenas de municípios pelo interior do estado estão com limitação de circulação nas ruas, as vendas online dispararam. Com lojas físicas fechadas e comércios de rua e de shoppings paralisados, situação que deve perdurar por semanas ou até mesmo meses, o e-commerce se tornou a principal opção para os consumidores.

É evidente que os impactos globais na economia também trarão prejuízos para o e-commerce, podendo causar sobrecarga de atendimento, dificuldades de entrega e até mesmo problemas na reposição de estoque dependendo da área de atuação.

Mas com planejamento e criatividade será possível minimizar estes impactos. A verdade é que hoje, ter uma loja virtual tornou-se uma das principais formas de manter uma renda ativa durante o período de quarentena.

De acordo com dados do Compre e Confie, a primeira quinzena de março apresentou um aumento de 40% nas vendas online na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm identificou aumentos superiores a 100% em algumas categorias.

Que tal conhecer algumas dicas para manter seu e-commerce ativo em meio aos impactos do Covid-19? É isso que veremos a seguir neste artigo!

Organize sua loja

As vendas online já aumentaram conforme alguns dados que destacamos, mas não se engane, pois a tendência é que a concorrência online também cresça neste período. Mesmo que você já considere sua loja bem organizada e atrativa, reveja cada detalhe novamente. Essa é uma oportunidade para você ser bem crítico e deixar sua loja ainda mais eficiente.

Quando falamos em organização de uma loja online, estamos falando da correta separação dos produtos por categorias, da escolha dos itens que serão tratados como destaque, da qualidade das imagens e das descrições de cada produto e também a facilidade para buscar categorias e produtos específicos.

Existem empreendedores que estão sempre culpando fatores externos para justificar possíveis momentos de queda nas vendas. Não seja uma dessas pessoas. Ao cuidar dos detalhes de sua loja você dará importantes passos para se manter em evidência durante esta fase de quarentena em todo o Brasil.

Antes de considerar os próximos tópicos que vamos apresentar, faça essa revisão em seu e-commerce e deixe seu site o mais atrativo e organizado possível para seus potenciais consumidores.

Controle o seu estoque

Controlar estoque é fundamental sempre, independente do momento e dos fatores externos que estamos vivendo. Mas nesta atual fase, sua importância se torna ainda maior em função de possíveis dificuldades na reposição de determinados produtos.

Você precisa estar atento ao que está ocorrendo no mercado. Alguns segmentos estão com as atividades de produção paralisadas ou funcionando de maneira reduzida, então podem ter produtos que terão queda de fornecimento nos próximos meses.

Estude bastante sobre os impactos da economia na sua área de atuação para traçar um planejamento consistente em relação ao seu estoque. Os itens que forem possíveis ampliar o estoque, caso você tenha capital suficiente para isso, faça de imediato.

As lojas virtuais que estiverem mais preparadas para suportar por mais tempo esse período repleto de impactos na economia, certamente terão mais retorno para garantir a manutenção de uma importante renda mensal.

Crie ofertas e promoções especiais

Todo momento de crise e de instabilidade requer alguns sacrifícios e muita criatividade. As pessoas ainda estão um pouco assustadas e preocupadas com o que está por vir, e algumas facilidades e incentivos para a realização de compras online serão muito bem vindos.

Se você vende itens básicos de consumo, como alimentos, bebidas, produtos de higiene e de saúde, lembre-se que o momento é de muitas oportunidades, então não seja um oportunista. Quantos empreendedores e lojas você viu se queimarem nos últimos dias por venderem produtos escassos, como o álcool gel, por preços astronômicos? Será que valeu a pena para esses lojistas?

Certamente não! Então siga o caminho contrário de quem acabou cometendo erros nas últimas semanas. Aproveite o momento de alta no consumo de dezenas de itens para atrair e incentivar consumidores a comprarem na sua loja.

Reduza a margem de alguns produtos, crie promoções especiais que possam motivar a compra de mais itens, ganhe a confiança das pessoas. As campanhas promocionais não devem ser feitas apenas em datas especiais, mas principalmente em situações extraordinárias.

Essa é uma delas. Jogue ao lado das pessoas que podem vir a consumir com você. Com as ofertas certas e uma divulgação adequada, dificilmente você não terá sucesso em suas ações.

Seja transparente com os consumidores

Este tópico vai totalmente de encontro ao que dissemos na dica anterior. Para jogar ao lado dos seus visitantes e potenciais clientes é necessário que você seja transparente com eles. Os impactos da pandemia de Covid-19 afetam a todos nós, e o seu e-commerce também irá sofrer com algumas conseqüências.

Se algum produto muito procurado entrou em falta no seu estoque e pelas dificuldades do mercado você não conseguirá uma reposição imediata, tire esse item do site ou ao menos dos destaques. Informe a situação aos seus consumidores.

Se os Correios e as transportadoras que você utiliza estão com dificuldades nas entregas e comunicaram mudanças nos prazos, repasse de imediato aos clientes. Não faça promessas que não poderá cumprir, principalmente nessa fase que estamos vivendo.

Os lojistas que tiverem bom jogo de cintura e focarem em um relacionamento transparente com seus consumidores terão mais chances de sucesso. Isso gera confiança, e confiança é essencial nesse momento de protagonismo do e-commerce brasileiro.

Dê atenção especial para os prazos e os fretes

Dois dos pontos que podem ser mais afetados pelo coronavírus são justamente os que geram mais impacto nas avaliações dos consumidores. O prazo para entrega da mercadoria e o frete cobrado são decisivos para a confirmação de uma compra. Até o momento o governo vem garantindo a livre circulação das transportadoras.

Mas é importante ficar de olho a qualquer novidade. Todos os prestadores de serviços nessa área estão informando possíveis alterações e/ou reduções em suas atividades e nos prazos. Enquanto for possível, evite repassar custos de frete para os clientes.

Você já reparou quantas campanhas estão sendo feitas com frete grátis? É hoje uma das maneiras mais eficazes de atrair a atenção dos consumidores. Faça seu planejamento e caso seja possível ofertar benefícios de frete gratuito, faça uma ampla divulgação.

E novamente falando sobre a transparência, caso seja informado sobre aumento nos prazos de entrega e até mesmo aumento nos custos operacionais, informe de maneira clara em seu site. Não deixe que seus potenciais clientes se decepcionem com informações desencontradas.

Conclusão

Estamos de fato enfrentando uma fase inédita e com impactos muito fortes na economia, mas com índices muito relevantes e promissores no comércio eletrônico. Não é o momento de se deixar abater e colocar as dificuldades acima das oportunidades.

Seja você um lojista já consolidado ou não no e-commerce, apostar nas vendas online é uma das melhores maneiras de manter a renda neste momento. Siga nossas dicas, acompanhe as atualizações do mercado e seja proativo para se destacar em meio a tantas incertezas.

E você que ainda não possui uma loja virtual e está preocupado com as maneiras de manter rendimentos durante esse período de quarentena, esse artigo também serve para você.

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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