(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Como interagir e engajar visitantes no e-commerce: técnicas de gamificação

LojaVirtual.com.br / Gerando Leads  / Como interagir e engajar visitantes no e-commerce: técnicas de gamificação

Como interagir e engajar visitantes no e-commerce: técnicas de gamificação

Tempo de Leitura: 0 minuto.

Você que já tem uma loja virtual ou está estudando e analisando o mercado de e-commerce sabe o quão importante é a geração de leads. De nada vai adiantar investir para atrair milhares de visitantes diariamente para sua página se eles não se converterem. Seja concluindo uma venda ou deixando um e-mail para continuar se relacionando com sua marca, você precisa de estratégias e ferramentas para captar novos contatos.

Uma das maneiras mais inovadoras e eficazes da atualidade, ainda pouco praticada no Brasil, é o uso de conceitos da gamificação para gerar leads. É uma forma mais divertida e diferenciada de conseguir contatos em seu site. Por meio de elementos de jogos, como desafios, probabilidades e sorte, o usuário acaba sendo envolvido de uma maneira mais natural pelo seu negócio.

A gamificação trabalha com elementos psicológicos importantes, os chamados gatilhos mentais. A chance de ganhar um prêmio ofertado pela sua empresa desperta a atenção e a curiosidade do visitante. Este usuário, além de ter uma chance maior de se converter em lead e quem sabe futuramente em cliente, será também um lead engajado com sua loja, sua marca e seus produtos.

Quer tornar a geração de leads em seu e-commerce em algo simples e eficiente como você nunca viu? Saiba o que fazer!

Roletas inteligentes

Uma forma criativa de aplicar os conceitos de gamificação na captação de leads é por meio de roletas de prêmios. Trata-se de um recurso inteligente, que pode ser acionado nas páginas que você desejar, em momentos específicos, como acontece com os pop-ups tradicionais.

Dessa forma você consegue ser bem estratégico, definindo e configurando a ferramenta para ser utilizada da forma como você julgar melhor para o seu e-commerce. Mas vamos lá, basta eu instalar esse tipo de ferramenta em minha loja, configuro onde e quando a roleta vai aparecer e naturalmente vou gerar mais leads?

É preciso levar mais coisas em consideração. O primeiro passo era saber que existe este recurso das roletas de prêmios. Com base nisso, partiremos então para o que deve ser feito para gerar mais leads através desta ferramenta.

Personalize de maneira atrativa

Ao integrar uma roleta em seu site, ela precisa ser atrativa visualmente falando, mas deve também estar alinhada com as cores da marca e o padrão do próprio site. Por isso é importante que você escolha um recurso que seja fácil de customizar, personalizar e editar.

O conteúdo da roleta é fundamental, mas o primeiro passo para atrair o visitante e incentivá-lo a ler do que se trata é o aspecto visual. Lembre-se disso, utilize cores que se destaquem, mas não deixe nunca de alinhar com sua marca e o padrão já existente em sua loja.

Premiações diferenciadas

O grande segredo para o sucesso da roleta e das técnicas de gamificação está aqui: as premiações oferecidas. O uso deste tipo de ferramenta te dá a oportunidade de interagir com seu visitante. Se você oferecer opções que sejam do interesse dele, ele não só vai deixar o e-mail, como também vai se sentir envolvido com sua loja.

Pode ser, por exemplo, que uma das opções seja ganhar uma degustação gratuita de um produto determinado. O usuário contemplado, além de já ter deixado o e-mail que vai te permitir enviar conteúdos e promoções, vai seguir com sua marca na cabeça até conseguir degustar o item da premiação.

No momento de tomar uma decisão sobre em qual loja comprar, ele terá uma referência positiva do seu negócio. O mesmo vale para cupons de desconto, benefícios em planos e por aí vai.

Tudo depende do seu segmento e dos tipos de produtos e/ou serviços que você comercializa em seu e-commerce. O importante é ser criativo e estar atento a tudo que você pode oferecer, não se limitando apenas a descontos nos preços.

Um lead engajado, que se divertiu ao deixar contato em troca de um possível prêmio, e satisfeito com a premiação recebida, terá grande probabilidade de em algum momento compra em sua loja.

A gamificação é o presente

Sua loja virtual certamente terá muitos ganhos com a aplicação da gamificação na geração de leads. As empresas que já fazem uso desta metodologia tiveram expressivo aumento nos contatos recebidos em um curto espaço de tempo.

Não se trata apenas de uma tendência para o futuro. É uma maneira inteligente de se diferenciar da concorrência e gerar leads como você nunca experimentou em seu negócio. E isso já, você não precisa esperar outros largarem na frente.

Aplique a roleta em seu e-commerce e comece e ampliar sua conversão de visitantes em contatos agora mesmo!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment