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Como garantir atendimento de qualidade na Black Friday

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Como garantir atendimento de qualidade na Black Friday

Tempo de Leitura: 5 minutos.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para as lojas. Isso se deve ao alto fluxo de clientes concentrados em apenas um dia, o que gera uma oportunidade anual de alcançar resultados excelentes.

Contudo, a competitividade entre negócios nesta data é muito maior. Lojas virtuais de todas as categorias buscam oferecer diversas vantagens para os consumidores com a expectativa de conquistar um ótimo número de vendas.

Neste contexto, não é incomum ver negócios procurando algum diferencial exclusivo e deixando de lado uma das características mais valorizadas pelos clientes: o atendimento de qualidade.

Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a oferecer a melhor experiência aos seus clientes através do atendimento de qualidade.

Confira e faça seu planejamento para conquistar resultados excelentes durante a Black Friday.

Tenha uma estratégia preparada para a Black Friday

A Black Friday é uma data especial para o mercado, porque o senso de urgência de suas ofertas limitadas tornam o comportamento dos consumidores diferentes, em relação a outras datas.

Portanto, ao escolher oferecer estas ofertas em seu negócio é preciso estar preparado para atender um grande número de clientes que desejam adquirir seus produtos com urgência.

Contudo, esta não é uma tarefa simples. Para atender bem na Black Friday é preciso criar um planejamento estratégico prévio. Desta maneira sua empresa terá a equipe, as ferramentas e o suporte necessário para conquistar ótimos resultados nesta data.

Já um planejamento mal elaborado pode custar caro para o seu empreendimento, decepcionando clientes e até mesmo gerando prejuízos ao não levar todos os elementos em consideração. Portanto, foque em planejar seu serviço e atendimento para oferecer uma ótima experiência aos seus clientes.

Prepare sua equipe

A base de um atendimento de qualidade é a sua equipe de colaboradores. Sua importância é ainda mais evidenciada em datas como a Black Friday. É a sua equipe que terá o primeiro contato com seus clientes e será responsável por guiá-los em sua jornada de compras.

Por isso, assegure que todos os integrantes de sua empresa estejam preparados para atender bem os consumidores. Faça isso antes desta data tão importante para as vendas capacitando sua equipe com treinamentos e os instruindo quanto ao objetivo do seu negócio.

Com atendentes e vendedores corretamente treinados, os clientes irão sentir mais segurança e serão atendidos com mais agilidade. Tudo isso irá se traduzir em resultados expressivos de venda e satisfação.

Prepare seu site

Nenhuma loja virtual quer passar por problemas com seu site durante uma das maiores datas de vendas do ano. Por isso, realizar a manutenção do seu website com antecedência é tão importante.

Algumas empresas optam por investir muito em suas campanhas de marketing digital para aumentar seu número de vendas, mas acabam deixando a desejar no suporte e na manutenção de suas páginas.

O pico de tráfego é muito grande em sites com ofertas de Black Friday e caso o serviço de hospedagem não conte com o suporte para um grande número de visitas, problemas de páginas fora do ar e lentidão podem atrapalhar a experiência dos consumidores.

Realize a manutenção de seu site semanas antes da Black Friday, caso a expectativa de tráfego seja alta, considere adquirir um plano melhor de hospedagem. Confira se os principais links de suas páginas estão funcionando e garanta que todas as imagens carreguem de maneira rápida.

Além das medidas de precaução, considere conferir com sua equipe de TI a possibilidade de um plantão ou disponibilidade para a realização de um suporte urgente caso algum imprevisto aconteça.

Entenda bem seus produtos

É essencial que toda sua equipe de atendimento conheça os produtos vendidos em sua loja com detalhes. Afinal, o tempo de pesquisa durante uma chamada em andamento pode gerar frustração e até mesmo desistência.

Certifique-se de que os colaboradores responsáveis pelo atendimento aos clientes conheçam bem os recursos, características e a vantagens das ofertas em seu e-commerce.

Uma dica que pode ajudar a agilizar o atendimento com taxas de tráfego muito altas é pesquisar as dúvidas mais frequentes sobre suas mercadorias e deixar respostas prontas, preparar vídeos e até mesmo criar banners online com tutoriais que ajudem os consumidores a entenderem melhor seu produto.

Continue com o bom atendimento até a entrega

O atendimento não deve ser finalizado após a venda. Caso sua loja não ofereça um pós-venda de qualidade, os resultados alcançados com a Black Friday poderão gerar problemas para seu negócio.

A alta demanda de entregas após o período de oferta já é algo esperado. Portanto, assegure que seu plano de logística seja eficiente e conte com uma equipe para atender bem aos clientes que estão esperando a chegada de suas compras.

Além disso, garanta que uma parte de sua equipe de atendimento estará com o trabalho de acompanhar os pedidos feitos durante a Black Friday para resolver quaisquer problemas relacionados a eles com eficiência.

Desta forma, oferecendo uma boa experiência para os consumidores e um atendimento ágil e atencioso, será possível fidelizar novos clientes que fizeram a primeira compra em sua loja.

Avalie a possibilidade de aumentar seu horário de atendimento

A Black Friday é um evento especial e seu negócio precisa estar preparado para suportar o maior fluxo de visitantes. Considerar a possibilidade de aumentar o horário em que seus atendentes estarão disponíveis pode garantir mais resultados.

Essa possibilidade deve ser avaliada com mais atenção por lojas virtuais que decidirem oferecer descontos exclusivos por determinados períodos, como 48 horas. Contar com operadores de atendimento disponíveis nesta ocasião será essencial para não perder oportunidades de vendas.

Ofereça vários canais de atendimento ao cliente

Contar com diversos canais de atendimento disponíveis é uma das maneiras mais eficientes de melhorar a experiência do consumidor. Desta forma, os clientes poderão escolher os canais com qual se sentem mais confortáveis para entrar em contato com sua empresa.

As opções de telefone e e-mail são tradicionais, mas não são as mais indicadas para lidar com um grande número de chamadas. Ao utilizar o chat online sua equipe poderá atender diversas pessoas simultaneamente em tempo real.

É possível disponibilizar a opção de chat em seu site com ferramentas de atendimento profissional. Outra alternativa é a criar um link do WhatsApp para atender seus clientes através do aplicativo com o qual já estão habituados a utilizarem em seu dia a dia.

Facilite o pagamento

A falta de opções variadas de pagamentos pode gerar desistências e até mesmo fazer com que os consumidores busquem por sua opção preferida na concorrência. Portanto, ofereça diversos métodos de pagamento para facilitar a experiência de compra dos clientes de sua loja.

Confira na plataforma de e-commerce que você utiliza em sua loja quais opções estão disponíveis para integração no plano escolhido. A Loja Virtual, por exemplo, oferece os principais meios de pagamento do mercado. Você como usuário pode ativar uma ou mais opções e então possibilitar que os consumidores escolham a que eles consideram mais prática e segura.

Preparado para atender bem e gerar muitos resultados na Black Friday?

Como foi possível observar ao longo do artigo, é muito importante priorizar o atendimento da sua loja virtual durante a Black Friday. O pico de visitantes, as ofertas diversas e um fluxo elevado de potenciais clientes exige que você se prepare de maneira diferenciada.

Esperamos que nossas dicas tenham auxiliado você a encontrar um caminho mais eficiente para sua estratégia de atendimento. Então, coloque essas novas ideias em práticas e venda muito durante a Black Friday.
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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