(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Como funciona o Google Adsense? Tire aqui suas principais dúvidas!

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / Como funciona o Google Adsense? Tire aqui suas principais dúvidas!

Como funciona o Google Adsense? Tire aqui suas principais dúvidas!

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O Google Adsense é uma forma segura de obter rendimentos por meio de anúncios que são exibidos no seu site ou blog. Não é algo complexo, contudo, é importante conhecer como funciona o Google Adsense, quanto é possível receber e o que é preciso fazer para obter melhores ganhos.

Neste artigo vamos explicar os pontos mais importantes sobre esta poderosa ferramenta para sanar suas dúvidas. Continue a leitura e confira.

O que é e como funciona o Google Adsense?

É o sistema de associados do Google em que os gestores de sites e blogs se inscrevem e são remunerados pela exibição dos anúncios em seus sites. Esses anúncios ficam dispostos geralmente nas laterais e na parte superior da página em uma área  determinada pelo administrador do site.

Chamaremos os sites que hospedam os anúncios de editores e a rede de editores de rede de display.

Os anunciantes pagam ao Google para terem seus anúncios publicados na rede de display do Google. Se o seu site for adequado e o anúncio vinculado nele, o Google repassa uma parte do valor ao dono do site. É um acordo perfeito, pois liga os anunciantes e os gestores que possuem espaços publicitários a serem preenchidos.

Muitos sites e blogs utilizam o Google Adsense devido a essa característica de afiliados, além de sua fácil implementação e retorno. Quanto maior for o volume de acessos, mais lucrativo é para o site (e para o anunciante).

Atualmente, é vista como a melhor ferramenta para monetização de sites. Boas receitas podem ser geradas com a ferramenta sem a necessidade de intermediações por agências, administradoras ou mesmo o contato com anunciantes, tendo em vista que o próprio Adsense se dedica a resolver essas questões, o que pode ser uma oportunidade para quem está iniciando e quer monetizar seu espaço na web.

Para os editores, é um serviço gratuito e os anunciantes determinam um valor que querem investir. A principal vantagem é o acesso feito por milhares de anunciantes. Também geram relatórios que auxiliam no gerenciamento de anúncios, permitindo que sejam promovidas melhorias para aumentar a rentabilidade.

Já os contratantes têm duas opções:

  1. os links são exibidos nas páginas de respostas do Google;
  2. os anúncios são exibidos na rede de display de editores. Os anúncios ficam dispostos no portfólio de anunciantes e passam a ser opções a serem inseridos nos sites afiliados. A própria ferramenta avalia em quais sites e blogs os anúncios serão veiculados.

Quanto o Google Adsense movimenta por ano?

Em 2016 o Adsense pagou aos editores uma quantia que supera os R$ 35 bilhões em acordos de hospedagem de anúncios. No Brasil, esse montante ficou entre 1,1 e 1,2 bilhão de reais, com a manutenção de 13 a 14 mil postos de trabalho.

Quanto e como a ferramenta lhe paga?

O pagamento ocorre por clique nos anúncios. Não é necessário fazer qualquer venda para ganhar com ele. O anunciante paga ao Google e a cada clique o dono do site recebe diretamente dele. O valor pago por clique varia de acordo com o preço estipulado por palavra. Apesar de não ser exato, o Google paga geralmente 63% do valor que o anunciante pagou.

O pagamento leva em conta os cliques até o dia 21 do mês e é feito para os editores em uma conta bancária cadastrada no momento em que a conta é criada, contudo, é preciso acumular pelo menos 100 dólares para poder solicitá-lo.

Quais anúncios serão exibidos e como eles são classificados?

Basicamente, o sistema contextualiza os anúncios conforme o conteúdo apresentado pela página. Por exemplo, um site que aborda o mundo fitness terá anúncios relacionados ao tema, como venda de suplementos, materiais esportivos, roupas para prática de esportes, entre outros.

O intuito é levar anúncios que reflitam o real interesse dos leitores, aumentando a probabilidade de gerar cliques.

O que é preciso para ingressar no Google AdSense?

Inicialmente é preciso ter um site ou blog para gerar tráfego e ser maior de 18 anos, uma vez que o Adsense não aceita a inscrição de contas de menores de idade.

O site terá de seguir algumas regras e exigências legais relacionadas ao seu conteúdo, se resguardando de sites de baixa qualidade ou que se utilizem de alguma técnica que a Google considera incorreta. Não clique em seus próprios anúncios nem sugira que os visitantes cliquem neles, pois a Google pode controlar isso e pode até banir a conta dos usuários que abusarem.

Por isso, é fundamental ler as regras e entendê-las. Com o site enquadrado nos quesitos, você já pode criar a conta e fazer a sua inscrição na ferramenta. A análise é rápida e em poucos dias já está ganhando com os anúncios. A conta é gratuita e após a aprovação você terá que criar anúncios e posicioná-los em sua página.

Como ganhar dinheiro com Adsense?

O passo inicial para quem quer ganhar dinheiro com Adsense é determinar um nicho que seja rentável. Nem todos os temas trazem um bom retorno, uma vez que não há muitos anunciantes ou eles podem pagar pouco por clique.

O segundo passo diz respeito ao conteúdo que o site publica. Conteúdo original traz bom retorno, contrariamente a conteúdo copiado. E não é só isso: se a Google verificar que a página copiou alguma coisa poderá banir a conta.

O terceiro passo é gerar tráfego de qualidade para o site. Isso quer dizer que será preciso investir em técnicas como o SEO — Search Engine Optimization — para destacar as páginas do seu site nos buscadores. Além dele, o site pode investir em anúncios, redes sociais e outras abordagens.

É importante conhecer bem as técnicas e possibilidade do Google Adsense, pois não basta incluir anúncios no site. É preciso conhecer as abordagens e técnicas para fazer com que a ferramenta seja rentável.

Faça testes com os anúncios, tente cores diferentes para títulos, textos, URLS e o posicionamento. Cada um dos anúncios poderá converter melhor de acordo com a posição, cores e suas combinações.

Vale a pena investir em Adsense?

Sim, principalmente se você souber como funciona o Google Adsense. Grandes portais utilizam essa modalidade para anunciar e/ou fazer parte da rede de display, disponibilizando seu espaço. Há uma fatia do bolo para todos, desde que se tenha seriedade e compromisso.

Resolvemos a sua dúvida? Quer saber como melhorar seu tráfego e potencializar seus ganhos? Então leia nosso outro artigo e saiba como aparecer nas primeiras páginas do Google.
Share

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

No Comments

Post a Comment