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Como fidelizar seu cliente através do atendimento online

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Como fidelizar seu cliente através do atendimento online

Tempo de Leitura: 6 minutos.

Antes da internet, a maioria dos negócios focava-se em atender sua região. Eram disponibilizados produtos comuns para seus moradores, ou seja, coisas que todos precisam comprar. Até mesmo tipos de negócios mais “especializados” eram focados em produtos de ordem mais geral, como açougues e confeitarias, por exemplo. Já na internet as coisas acontecem de maneira um pouco diferente. Torna-se possível realizar o atendimento online.

A não ser que esteja a representar uma grande rede varejista – do nível de Amazon, Americanas ou Submarino -, é possível que sua loja virtual seja de pequeno, ou, no máximo, médio porte. Nesse caso, a estratégia deve ser um pouco diferente, já que grandes redes tendem a poder oferecer um preço menor a seu público, tornando a disputa com elas insustentável.

Quando estamos falando de negócios de menor porte, o ideal é que se foque em um nicho de mercado. Ou seja, em uma pequena parcela interessada por algum assunto em específico. Canecas personalizadas de super heróis, cursos online sobre culinária ou jogos de tabuleiro são alguns nichos bem específicos, com um público fiel e interessado.

Esse público está disposto a se aprofundar mais no assunto do que a maioria das grandes lojas tendem a oferecer. Se está com dificuldades de alavancar seus negócios, encontrar, fidelizar e vender para um nicho de mercado pode ser a solução para aumentar suas vendas online. Por isso, confira os 10 passos para começar a trabalhar em um nicho!

Nota: No final do texto, tenho uma surpresa para você. Fique atento(a) 😉

Veja também: 7 tipos de ferramentas para ecommerce que precisa usar em sua loja virtual

 

1. Encontrar um nicho:

 

1.1 Utilize o Google Trends

Uma boa ideia para começar a pesquisar por um nicho de mercado a explorar é o Google Trends. Podendo ser acessado através do link, você pode saber quais são os assuntos de maior tendência no momento. Porém, pesquisar dessa maneira geral não trará muitos resultados.

Por outro lado, o Google Trends permite pesquisar tendências de acordo com diversas categorias, além de também permitir que coloque suas próprias palavras-chave para analisar seu impacto na rede. Se já possui um negócio funcionando, pode usar o Google Trends para saber qual tipo de produto é mais procurado no seu segmento.

1.2 Monitorando redes sociais

Encontrar um nicho de mercado pode parecer algum tipo de ciência inexplicável a princípio. Mas, na verdade, é uma das tarefas mais simples. Ao invés de se perder em pesquisas intermináveis, algo tão simples quanto navegar pelo seu feed de notícias nas redes sociais pode ser o suficiente para saber o que tem feito sucesso.

Além disso, existem sites e ferramentas que permitem monitorar as mídias sociais, dando informações sobre os assuntos mais relevantes e comentados. Essas plataformas permitem praticar algo conhecido como social listening, que pode ser usado tanto para encontrar um nicho quanto para descobrir como sua marca tem sido comentada nas redes. Acesse o link para conhecer 10 sites para monitorar mídias sociais.

1.3 Busca de hashtags no Instagram

Uma ferramenta poderosa para quem está procurando um nicho de mercado está no próprio Instagram. A rede social é uma das que possuem maior engajamento e é a mais fácil de buscar por tendências. No aplicativo, você pode buscar diversas hashtags relacionadas à sua área de trabalho, verificando sua popularidade e o que os usuários tem falado sobre ela.

Vale lembrar que o número de buscas não é o único fator que deve levar em consideração enquanto busca um nicho de mercado para trabalhar em seu negócio. Também é importante verificar os tipos de posts feitos por usuários que utilizam uma hashtag em específico e a maneira como o público interage com essa publicação. Algumas hashtags podem ter um grande volume de buscas, mas apenas por serem demasiadamente genéricas.

2. Fidelizando um cliente de nicho:

2.1 Produzindo Conteúdo

A principal chave para manter um público fiel à sua marca é produzindo conteúdo de maneira constante. Obviamente, ele deve ser relacionado à sua área de atuação, mas é importante que não fique apenas a tentar vender com seus conteúdos. Antes disso, procure criar conteúdo que os encoraje a se engajar com seu perfil.

Dessa maneira, você manterá sua marca na mente desse usuário, já que quanto mais ele interage, maiores são as chances de suas publicações aparecerem em sua linha do tempo. Vale também estudar qual tipo de conteúdo mais encoraja um usuário a interagir, se são textos curtos com notícias, textos mais profundos, vídeos ou até mesmo memes.

Também vale notar onde normalmente o público em seu nicho consome conteúdo. Enquanto uns não saem dos Instagram e suas Stories, outros são mais tradicionais e estão acostumados a ler textos em blogs. Outros preferem ler textos nas próprias redes sociais ou acompanham fielmente canais do YouTube.

Dica: Aprenda a produzir conteúdo e escrever melhor nas redes sociais com esses 10 aplicativos!

2.2 Aumente sua base de seguidores

Embora a produção de conteúdo seja ideal para manter seu público engajado e até mesmo receber novas curtidas, isso não significa que é a única estratégia disponível. Existe uma série de outras maneiras para aumentar sua base. Na própria busca de hashtags do Instagram, por exemplo, pode seguir perfis que estejam relacionados à sua área, além de curtir e comentar posts.

Esse tipo de interação pode trazer novos seguidores para o seu nicho, que passarão a acompanhar seus conteúdos. Se não trabalha com redes sociais e sua principal maneira de produzir conteúdo é um blog, pode procurar outras páginas relacionadas e oferecer guest posts. Isso pode fazer com que uma parte da base de leitores de um outro site passe a também acompanhá-lo, além da possibilidade de aumentar seu ranqueamento em buscas no Google.

2.3 Interaja!

Quando falamos de interação no item anterior, falávamos sobre interagir com posts externos, com o objetivo específico de aumentar sua base de seguidores. Agora, estamos falando de interações dentro de seu perfil, site ou canal do YouTube. O que queremos dizer é: não ignore seus seguidores!

Vale lembrar que qualquer tipo de mídia na internet é uma via de mão dupla, ou seja, você não está apenas a transmitir informações, mas também recebendo feedback, muitas vezes instantaneamente. Por isso, não esqueça de reservar um tempo para interagir com seus seguidores, mostrando que eles também estão lidando com uma pessoa, não apenas com uma marca.

3. Vendendo para um cliente de nicho:

3.1 Captando leads

Agora que já está com uma base de seguidores e definiu bem qual nicho de mercado irá atuar, chega a hora de começar a vender para essa base. Porém, vale lembrar que está disputando atenção com uma série de concorrentes e outros assuntos interessantes que podem estar a aparecer no momento.

Para captar a atenção do seu seguidor, existem algumas estratégias, sendo a principal delas a captura de leads através do email. Apesar de ser a forma mais antiga de contato na web, ela ainda continua sendo a mais efetiva para vendas online. Isso acontece pois o email não possui um potencial tão distrativo quanto às redes sociais, por exemplo.

Ou seja, quando um seguidor recebe um email seu, maiores são as chances de prestar atenção exclusivamente em sua oferta ou conteúdo. Isso aumenta também suas chances de vender. Para capturar leads no email, pode criar um tipo de conteúdo gratuito – como o ebook ou um vídeo exclusivo -, pedindo apenas o email em troca. Outra alternativa é a de promover algum tipo de promoção entre seus seguidores. Para saber mais sobre email marketing, não deixe de conferir esse artigo com as melhores dicas para começar!

Anúncios nas redes sociais

As publicações em mídias sociais como Facebook e Instagram se dividem em orgânicas e anúncios. Enquanto as orgânicas são publicações normais, feitas gratuitamente, os anúncios são pagos. Além disso, as publicações orgânicas são mostradas apenas para sua base de seguidores e de maneira indiscriminada, ou seja, para qualquer tipo de seguidor que tenha.

Já os anúncios pagos podem ser feitas de diferentes maneiras e com variados objetivos. Seja para aumentar sua base de seguidores, melhorar o engajamento, capturar leads ou chegar à venda propriamente dita. Outra grande vantagem de aprender sobre Anúncios de Facebook é a possibilidade de segmentar o público que verá seu anúncio, podendo mirar em apenas um segmento de seus seguidores ou clientes já estabelecidos, por exemplo.

Vale lembrar que os anúncios não são limitados apenas ao Facebook, mas também podem ser criados para o Instagram, Google e Youtube. Não deixe também de conferir esse guia para aprender como usar Facebook Ads e vender para quem já comprou de você!

Atendimento online

Apesar do atendimento online ser considerado uma solução para o pós-venda, na verdade é bastante possível usar o atendimento online para guiar um cliente pelo processo de compra. O Jivochat, por exemplo, conta com uma ferramenta ideal para vendas pela sua plataforma: o convite proativo.

Ao invés de um visitante ou cliente precisar acionar o chat online da sua loja virtual, por exemplo, o próprio sistema de chat envia uma mensagem automática após ele passar algum tempo em seu site ou acessando uma página em específico. Vale lembrar também que o Jivochat possui integração com o Facebook Messenger, permitindo esclarecer dúvidas e vender através do próprio Facebook.

Siga esses passos para aumentar suas vendas online!

Reunimos os três principais passos para conseguir aumentar suas vendas online, encontrando um nicho de mercado, conquistando e fidelizando seguidores e, por fim, encaminhando-o para sua página de checkout.

E para ajudar você a aumentar suas vendas, na JivoChat estamos disponibilizando um Cupom de desconto para usar a nossa versão Pro. Para isso, basta inserir o cupom LojaVirtualJivo na compra de qualquer plano semestral ou anual e te daremos progressivo, chegando a 15% de desconto! Estamos esperando você!

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Redator no Blog LojaVirtual.com.br. Amante da tecnologia e sempre em busca de novas tendências tecnológicas que fazem com que o mercado esteja sempre se renovando, instigando e auxiliando o usuário da plataforma chegar ao sucesso de sua loja virtual.

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