
Como criar uma loja virtual em 5 passos
[vc_row][vc_column][vc_column_text]O e-commerce brasileiro nunca cresceu tanto, e os impactos dessa realidade são percebidos em todo o mercado. As vendas online já vinham se destacando ao longo dos últimos, mas tiveram um impulsionamento ainda maior em 2020 a partir do início da pandemia. Empreendedores e consumidores tiveram que priorizar os negócios na Internet, criando um cenário muito promissor para o comércio eletrônico.
O grande aumento do número de pessoas que passaram a comprar produtos e serviços online vem despertando a atenção de quem deseja ter seu próprio negócio na Internet. Saber como criar uma loja virtual que se destaque da concorrência se tornou um conhecimento fundamental para milhares de novos empreendedores.
Apesar das diversas oportunidades e do grande potencial do e-commerce, é preciso seguir alguns passos no momento de criar sua loja virtual para ter sucesso nos negócios. É isso que veremos a seguir neste artigo.
Para muitas pessoas já não basta mais realizar apenas vendas de maneira informal, como ocorre pelas redes sociais, por exemplo. Hoje existem muitos recursos para você profissionalizar o seu negócio online e ter mais visibilidade e facilidades para vender.
Vamos conferir os 5 principais passos para quem está planejando ter uma loja virtual. Você vai saber o que é mais importante avaliar antes de iniciar a criação da loja e também durante o processo de montagem, personalização e divulgação.
Vamos nessa!
1 – Defina o segmento e identifique o público-alvo do seu negócio
Uma recomendação essencial para quem deseja iniciar um novo negócio é ter planejamento. Não adianta se precipitar nas escolhas e acelerar o processo avançando etapas. Você terá problemas em um curto prazo por não ter estruturado corretamente seu plano de negócio.
Planejar envolve uma série de situações, mas aqui vamos focar na definição do segmento com o qual você pretende trabalhar na sua loja virtual. E a partir disso, na identificação do seu público-alvo, já que dentro de uma segmentação você ainda pode ter diferentes perfis de públicos.
Vamos então entrar mais a fundo nos temas que serão tratados neste tópico: como escolher e definir qual será o segmento da sua loja?
Tendências de consumo do mercado
Um dos critérios que você pode definir para determinar em qual segmento atuar são as atuais tendências de consumo da população. O mercado possui variações importantes de acordo com determinadas épocas do ano ou acontecimentos globais, como a pandemia de Covid-19.
O ano de 2020, a partir do início da pandemia, provocou mudanças impactantes no comportamento dos consumidores. Muitos empreendedores perceberam logo no início as oportunidades que surgiram e focaram na venda de produtos de higiene pessoal, o famoso álcool gel, luvas, máscaras (item ainda obrigatório em praticamente todo o país), dentre outros.
Itens de supermercado também tiveram grande crescimento. Durante alguns meses boa parte da população evitou sair de casa e se habituou a comprar itens básicos de consumo, como bebidas e alimentos, pela Internet.
Mesmo que naquele momento fosse uma condição temporária, visto que hoje a parcela da população que segue isolada diminuiu bastante, um volume expressivo de consumidores se acostumou e passou a priorizar fazer supermercado online.
Estude o que está em alta no momento e avalie se são situações que serão tendência por mais tempo ou algo apenas temporário. Utilize ferramentas para pesquisar o índice de buscas das palavras-chave principais dos segmentos que você está analisando. Assim você terá noção sobre o volume de pesquisas e o potencial que cada área tem.
Nichos em destaque
As tendências de consumo que mencionamos no tópico anterior ajudam a encontrar alguns nichos em destaque. Mas quando falamos de nichos em alta, isso vai além daquilo que é tendência no momento.
Existem alguns mercados que estão em alta há anos e demonstram um potencial constante de vendas. Você pode definir o segmento da sua loja baseado nessa informação e então focar nos nichos de maior destaque.
Podemos listar, por exemplo:
– Petshop
– Alimentos e bebidas
– Moda e Vestuário
– Beleza e Saúde
Criação de personas
A partir do momento que você avaliou e definiu o segmento de atuação do seu e-commerce, se inicia o trabalho de identificação do público-alvo. Trabalhar de maneira genérica poderá te trazer dificuldades na obtenção de resultados e impactos nos custos de suas campanhas de marketing.
Quando você tem uma loja no segmento de ‘Moda e Vestuário’, por exemplo, existem diversas possibilidades e perfis de consumidores neste vasto segmento. Você pode atacar diferentes públicos dentro desse mercado, porém o ideal é que você dê um direcionamento maior baseado no tipo de produto (roupas femininas, masculinas, calçados, acessórios, roupas infantis, etc) e nas características das pessoas que consomem tais produtos.
Por isso você precisa mergulhar no mercado escolhido para conhecer detalhes do seu público potencial. E a melhor forma de fazer isso é criando uma ou mais personas para o seu negócio, que é justamente a representação do seu cliente ideal.
Você pode fazer isso por meio de pesquisas ou levantando informações de mercado com base em conversas, feeling e outros materiais já disponíveis na Internet. O que é importante saber a respeito do perfil de um potencial consumidor?
– Gênero e faixa etária
– Hábitos de consumo
– Ocupação / Formação
– As dores e necessidades que ele possui no momento
– Interesses
Você pode direcionar as perguntas de acordo com aquilo que é mais importante saber no momento. Mas no momento de criar um persona o questionário não costuma fugir muito dessas informações que mencionamos, dentre algumas outras.
2 – Pesquise e escolha a plataforma de e-commerce ideal
Como mencionamos no início do artigo, hoje você consegue encontrar no mercado diferentes opções de plataforma de e-commerce para a criação de sua loja virtual. Desde opções gratuitas até ferramentas de alto custo voltadas para empresas com alcance mundial.
Uma plataforma de e-commerce já traz toda a estrutura necessária para você criar e personalizar sua loja e realizar vendas online por meio das integrações oferecidas com meios de pagamento, transportadoras, ERP’s e por aí vai.
Avalie as plataformas existentes e experimente todas aquelas que tiverem características que se alinhem com as expectativas para sua loja. A grande maioria das plataformas oferece períodos trials gratuitos para você testar os recursos e se familiarizar com a ferramenta.
É importante observar o que cada uma delas oferece, a quantidade de produtos por plano, possíveis limitações de visitantes e as integrações disponíveis. Existem até mesmo plataformas com planos gratuitos, mas que no final acabam limitando muito a expansão da sua loja virtual, ou até mesmo cobram por outros serviços que no final podem custar até mais caro.
A Loja Virtual possui grande reconhecimento no mercado e oferece planos bem interessantes para quem está começando agora. Você pode experimentar gratuitamente por 15 dias e desde as etapas de avaliação e testes você já tem acesso a um suporte humanizado e muito eficiente.
3 – Configure e personalize sua loja virtual
A partir do momento que você faz a escolha da plataforma, já pode partir para etapas essenciais na criação da loja virtual: a personalização do layout e configuração da loja. Deixar seu site com a “cara” que você deseja e com um layout atrativo para os consumidores é um passo fundamental para ter sucesso nas vendas.
Por isso, dedique bastante tempo para essas tarefas. Você precisa pensar na criação de um logotipo, caso ainda não tenha, e deverá também trabalhar um design que combine corretamente as cores que representarão o seu negócio e crie uma identidade visual para a loja.
Templates e layout da loja
Uma facilidade oferecida pelas plataformas de e-commerce na criação de uma loja virtual são os templates prontos e editáveis. A Loja Virtual, por exemplo, oferece 25 diferentes opções gratuitos, todos eles personalizáveis e com diversas opções para você mesmo editar da forma que mais te agrada.
Verifique todos os templates disponíveis e faça testes até encontrar a melhor combinação para a proposta do seu negócio. Existem diversos elementos que podem ser inseridos em cada parte da sua loja, assim como variações de layout dentro de um bloco ou elemento específico.
Ou seja, você pode selecionar um template para sua loja e experimentar diferentes opções de cabeçalho, pode editar cores, pode variar o layout dos blocos que integram sua loja e por aí vai.
Lembre-se, a aparência da loja criada será o seu cartão de visitas. Portanto, a personalização visual das suas páginas será fundamental na atração de visitantes e na captação de potenciais clientes.
Categorias e cadastro de produtos
Os produtos da sua loja são a essência do seu negócio. Toda a estrutura criada visa valorizar e destacar os produtos que você possui para que os consumidores possam encontrar o que procuram e efetuar a compra com tranqüilidade.
O cadastro de produtos costuma ser bastante simples nas plataformas, facilitando e agilizando o trabalho de montagem da loja. O importante é caprichar nas fotos, focar em imagens de alta qualidade e que mostrem os produtos em todos os ângulos, além de descrições bem completas e que tenham todas as informações necessárias sobre cada produto.
Não economize tempo e esforço para detalhar tecnicamente seus produtos, além de mencionar os benefícios e vantagens. Existem muitos consumidores que deixam de comprar por não encontrar uma simples especificação técnica na descrição. Na dúvida ele parte para outra loja que mencione o que ele procurava.
As categorias de produtos também são fundamentais para a organização da loja e a navegação dos consumidores. Imagine, por exemplo, que você vende em seu e-commerce roupas masculinas e femininas, mas não separou os itens em duas categorias diferentes?
Isso dificultaria as buscas dos visitantes da sua loja, levando muitos deles a desistirem da compra e buscarem um concorrente. Crie todas as categorias necessárias de acordo com os produtos que você possui e fique atento ao cadastro para inserir cada um deles na categoria correta.
Integrações: meios de pagamento, logística e atendimento
Ainda dentro da etapa de configuração da loja, para que você realmente tenha um e-commerce pronto para vender, você precisa ter meios de pagamentos ativos, uma logística preparada para os envios e maneiras de atender visitantes e clientes da loja virtual.
Caso você tenha feito a opção de criar sua loja em uma plataforma de e-commerce, certamente você terá à sua disposição integrações com os principais players do mercado online. O que isso significa?
Significa que você poderá ativar os recursos que serão utilizados em sua loja com mais praticidade. E terá a oportunidade de oferecer aos clientes uma variedade maior de opções para que eles escolham a que melhor lhes atendem.
Uma boa plataforma vai possibilitar que você tenha acesso ao PagSeguro, Paypal, PicPay, dentre outros importantes meios de pagamento do mercado. Você vai ter facilidades para usar os serviços dos Correios e poderá ainda ter integração com transportadoras muito procuradas como a JagLog.
Por meio da plataforma de e-commerce você pode ter também um chat online para conversar com mais proximidade e eficácia com seus potenciais consumidores. Tudo isso sem a necessidade de você mesmo desenvolver tais integrações e buscar contato com os principais fornecedores de cada tipo de serviço.
Destacamos novamente que, na etapa de avaliação da plataforma que será utilizada, você procure saber todas as integrações que você terá em cada plano oferecido. Esses recursos serão primordiais para o funcionamento da sua loja virtual.
4 – Observe e estude a concorrência
O mapeamento de concorrentes e o estudo de benchmarking será extremamente válido na definição das suas estratégias. Se você ainda não está familiarizado com determinados termos, benchmarking pode ser definido como um processo de avaliação da empresa frente aos concorrentes, incorporando os melhores desempenhos de outras lojas e/ou aperfeiçoando os seus próprios métodos.
Não significa que você deverá copiar as boas ideias. O intuito é observar e compreender como os concorrentes se comportam e aquilo que funciona ou não. Você pode fazer igual, não existe problema nisso, mas o objetivo é utilizar uma boa prática para aprimorá-la e colocar um toque do seu estilo.
Navegue em lojas concorrentes
Uma boa maneira de estudar a concorrência é simulando um processo de compra em outras lojas mapeadas. Acesse o site desses concorrentes, observe o aspecto visual, veja como é a experiência de navegação, a localização dos produtos e as etapas até finalizar uma compra.
Viu algo que funcionou melhor que em sua loja? Estude uma maneira de implementar algo similar. Percebeu situações que te incomodaram como consumidor e que no seu site também acontecem? Já inicie um trabalho de otimização para tornar a experiência melhor.
Preços e prazos de entrega
Aproveite esse período de mapeamento e visitas aos sites dos concorrentes para analisar os preços praticados e prazos de entrega. Veja se a sua precificação está muito distante das ofertas encontradas no mercado, assim como o tempo de entrega e os custos de frete.
Pode ser que você tenha preços um pouco mais altos que parte dos concorrentes, mas entrega em menos tempo e com fretes mais baixos. Essa informação é fundamental para você trabalhar nas suas campanhas de marketing como uma estratégia de diferenciação.
Ou pode ser que você perceba a necessidade de reajustes na sua precificação. Quais margens você ainda pode trabalhar? É possível reduzir o preço sem prejudicar o planejamento e o lucro previsto?
Resumindo, esse trabalho de estudo de concorrentes poderá te trazer insights, novas estratégias e alterações nos rumos até então planejados.
5 – Faça a divulgação da sua loja virtual
Passou por todas as etapas anteriores e tem uma loja virtual pronta para vender? Começa agora o trabalho de marketing para divulgação da loja, captação de leads e a conquista de clientes.
É preciso estabelecer um plano de marketing, avaliar quanto você pode investir, e conhecendo as personas e as características do segmento, definir quais meios e quais as estratégias serão utilizadas.
O trabalho de iniciativas orgânicas e gratuitas deve andar em paralelo com investimentos em mídias pagas e campanhas de impulsionamento tanto nas redes sociais quanto no Google.
Explore as redes sociais
Hoje é inviável abrir mão das redes sociais. Crie perfis profissionais da sua loja ao menos no Facebook e Instagram, redes mais populares no Brasil, para poder divulgar sua marca e seus produtos.
Você pode fazer campanhas pagas direcionadas para o público-alvo potencial analisado previamente. E pode também explorar o remarketing, com anúncios personalizados para pessoas que já visitaram sua loja, potenciais consumidores que abandonaram o carrinho e também os clientes que efetivaram uma compra.
Nas redes sociais você pode divulgar novos produtos, promoções especiais e terá uma oportunidade ímpar de criar envolvimento e interação com seus seguidores, sejam eles clientes ou leads com potencial de compra.
E-mail marketing
O tradicional e-mail marketing continua em alta. É uma estratégia barata, de amplo alcance e ainda muito eficiente. Faça a segmentação das suas listas de leads e explore o e-mail marketing para divulgar conteúdos, ofertas e incentivar a realização de ações específicas.
Já sabe como criar uma loja virtual? Coloque em prática
Agora que você passou por todos os 05 passos do nosso artigo, avalie em qual momento você está e comece a colocar tudo em prática. É evidente que existem muitos outros fatores de impacto que irão surgir pelo caminho. Porém, seguindo todas as etapas vistas ao longo do conteúdo, você ficará preparado para superar os desafios e ter um negócio de sucesso.
As vendas online são um caminho promissor e com uma loja virtual você terá ótimos recursos nas mãos para atingir um público muito amplo.
Esperamos que as orientações sirvam como aprendizado no processo de criação da sua loja virtual. Boa sorte na sua trajetória no e-commerce e muito sucesso nas vendas!
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