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Como criar uma loja virtual de sucesso

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Como criar uma loja virtual de sucesso

Tempo de Leitura: 3 minutos.

O novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, fez com que muitos negócios tivessem que mudar drasticamente as suas atividades.

Enquanto empresas do ramo industrial, como as que fabricam polietileno de baixa densidade, entre outros, tiveram que suspender as suas atividades temporariamente, outros segmentos e negócios reduziram colaboradores ou até mesmo fecharam as portas.

Até então, o cenário não parece nada promissor, não é mesmo? Na verdade, o interessante é que, em meio a todos esses acontecimentos negativos, as lojas virtuais só crescem.

Ou seja, com a adesão ao isolamento social como forma de combate ao coronavírus, cada vez mais consumidores estão se acostumando a realizar compras de produtos e serviços pela internet!

E ao mesmo tempo, mais empreendedores ficaram interessados em abrir a sua própria loja virtual. Há uma série de vantagens nesse processo, e uma das principais é que não é necessário investir muito para começar a atuar no comércio eletrônico.

Além disso, você pode vender diversas categorias de serviços e produtos, como materiais para escritório, canecas para sublimação, entre outros.

E se você quer saber como é possível criar uma loja virtual, neste post nós separamos as maiores dicas para que esse processo seja realizado com sucesso! Continue nos acompanhando para saber mais!

1- Defina o foco do negócio

O primeiro passo para montar a sua loja virtual é definir o seu nicho e os produtos que deseja vender.

Uma dica interessante nesse momento é localizar um nicho mais específico. Calma! Não estamos falando que você precisará entrar em segmentos complexos, como no caso de serviços de locação de empilhadeira, por exemplo.

Mas sim, para um pequeno negócio. Uma área menos concorrida vai facilitar as negociações com fornecedores e ter a possibilidade de trazer clientes para o seu negócio.

2- Faça seu planejamento financeiro

A próxima etapa é definir como será o processo de compra e venda de produtos. Você irá produzir ou vender itens? Já localizou bons fornecedores? A a viabilidade do negócio? Qual o prazo do retorno para o seu investimento?

Monte um rascunho de todos os custos e leve em consideração os gastos de abertura, custos operacionais e o prazo para o retorno do investimento.

3- Decida entre marketplace ou loja virtual própria

Também é importante analisar as vantagens do marketplace e de uma loja virtual própria. O marketplace já tem um layout padronizado, assim como as formas de pagamento e entrega. Alguns exemplos de marketplaces são o Mercado Livre, Aliexpress, Ebay e OLX;

Já na loja virtual, você precisará criar o seu próprio fluxo de clientes e terá que investir em um layout otimizado, além de estruturar os meios de pagamento e segurança de dados.

O ideal para ter sucesso no e-commerce é ter uma loja virtual própria e também atuar no marketplace. Muitas plataformas inclusive oferecem integrações com os mais importantes marketplaces do país, facilitando o processo para os lojistas.

4- Tenha canais de comunicação eficientes

Se você escolheu atuar em um marketplace ou loja virtual própria, os canais de comunicação e atendimento são essenciais. Afinal, eles mostram que a sua loja existe e está totalmente preparada para receber o cliente quando necessário.

Por isso, esteja presente nas redes sociais, instale o Whatsapp Business e adicione todas as informações de contato em seu site.

5- Aposte em marketing digital

Por fim, para criar uma loja virtual de sucesso, é importante ter estratégias e marketing digital para que os seus leads (potenciais clientes) consigam encontrar o seu e-commerce com mais facilidade, praticidade e rapidez!

Agora que você já sabe como criar uma loja virtual de sucesso, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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