
Como configurar a URL de retorno no Woocommerce?
Receber e gerenciar pagamentos estão entre as atividades mais importantes de um e-commerce. Quanto mais esse passo for otimizado, melhores são os resultados. Afinal, vale lembrar que muitos clientes abandonam seus carrinhos no caminho para o checkout. Portanto, cada detalhe deve ser bem pensado para aprimorar a experiência de compra do consumidor.
Diversas lojas virtuais trabalham com intermediadores como meio de pagamento. Uma questão que pode comprometer as conversões é o fato de o cliente ser redirecionado para outra página para concluir sua compra.
Nesse caminho, ele pode desistir da aquisição ou se sentir inseguro com a compra. Contudo, existe uma solução para isso: configurar uma URL de retorno que redirecione o consumidor para alguma página ou mensagem personalizada, após a conclusão do pagamento.
Neste post, você vai aprender tudo sobre o conceito de URL de retorno e como ajustar uma no WooCommerce, um plugin do WordPress utilizado por lojas virtuais. Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é URL de retorno?
A URL de retorno é o endereço de uma página para onde um cliente é enviado, logo após efetuar uma compra por meio de intermediadores, como PagSeguro, PayPal ou MoIP. Essa configuração é altamente recomendada para esse meio de pagamento.
Nessa página, o cliente visualiza informações relacionadas à conclusão do seu pedido. Logo, ela é extremamente importante para que o usuário saiba que sua encomenda foi recebida pela loja virtual e que o pagamento está em fase de processamento. Assim, o consumidor fica mais tranquilo e sem dúvidas sobre seu processo de compras.
Muitas URLs de retorno são fixas e contém uma mensagem padrão como “seu pedido foi recebido” ou “obrigado por sua compra” e um link para que o cliente tenha um meio de voltar para a página inicial da loja.
Todavia, é possível personalizar essa URL e torná-la dinâmica. Dessa forma, o empreendedor tem mais flexibilidade para definir para onde ele quer direcionar seu cliente, depois que ele finaliza um pagamento.
Logo, por exemplo, pode-se criar páginas personalizadas com promoções ou oferecendo outros produtos ou serviços complementares ao que o consumidor adquiriu.
Como você pode ver, a URL de retorno é um recurso relevante para otimizar o fluxo de vendas e visitas da sua loja, fidelizar clientes e fazer com que eles fiquem mais tempo no seu site e realizem novas compras.
O que é WooCommerce?
Basicamente, o WooCommerce é um complemento gratuito, um plugin, disponibilizado pelo WordPress que permite que uma loja seja criada em um site ou blog já hospedado nessa plataforma. Logo, ele precisa ser instalado e habilitado para que um e-commerce comece a operar dentro da página.
Nesse contexto, cabe ressaltar que o WooCommerce só pode funcionar caso o site tenha sido criado no WordPress, isto é, ele depende dessa plataforma para funcionar. Ele não opera isoladamente.
Além disso, ele não apresenta uma solução completa para lojas virtuais. Isso significa que você precisa continuar instalando extensões — por exemplo, integração com Correios e ERP — para deixá-lo mais funcional. Um tipo de complemento disponível está relacionado aos meios de pagamento, e existem plugins para intermediadores, como PagSeguro e PayPal.
Intermediadores de pagamento são amplamente adotados por e-commerces, uma vez que oferecem uma forma segura e prática para gerenciar transações financeiras virtuais.
Por isso, a forma mais simples e eficiente para quem quer vender pela internet — sem ter que lidar com códigos complexos ou Javascript — é por meio da criação de uma conta com um intermediador e a incorporação do plugin correspondente no seu WooCommerce. Se você já cumpriu essa etapa, continue lendo e veja como configurar sua URL de retorno.
Conheça o passo a passo de criação
Pensando na importância das URLs de retorno para elaboração de estratégias de venda e reforço de marca, intermediadores desenvolveram uma forma para que o empreendedor possa personalizar a página de retorno com informações sobre a transação do cliente.
A maneira como fazer isso pode variar de acordo com a empresa intermediadora que foi contratada no e-commerce. No entanto, de modo geral, as etapas são bem semelhantes. Nesse passo a passo, vamos lhe mostrar como configurar essa página tendo como exemplo o PagSeguro.
1 – Primeiramente, você precisa criar a página personalizada para onde o cliente será redirecionado. No WordPress, clique na aba “conteúdo” e escolha “criar uma página”. Use o editor de texto para preenchê-la e salve;
2 – Acesse sua conta do PagSeguro;
3 – Clique em “Integrações” e depois em “Página de redirecionamento”;
4 – Habilite a função “Redirecionamento com o código da transação” para possibilitar que a transição entre páginas aconteça;
5 – Entre no painel de controle de sua conta;
6 – Escolha “Preferências” e, em seguida, “Retorno automático de dados”;
7 – Na aba “Ative a URL de Retorno”, escolha a opção “Ativar”;
8 – No campo abaixo denominado “Definir URL para receber as notificações”, copie o endereço da página que você criou para a qual o cliente será enviado;
9 – Para finalizar, clique em “Salvar” ou “Ativar”.
Esse tutorial permite a criação de uma página simples, que tenha uma mensagem customizada da sua loja, reforçando o recebimento do pedido e agradecendo o cliente.
Entretanto, se você deseja configurar uma página dinâmica — na qual o cliente tem acesso a dados específicos, como o número do pedido, valor do pagamento, entre outros —, precisa ajustar os códigos do site e consultar esse guia.
O WordPress e, consequentemente, o WooCommerce são ferramentas gratuitas e acessíveis. Contudo, para mexer nelas, é necessário ter um conhecimento técnico aprofundado e noções de programação.
Um empreendedor que não tem experiência no assunto, provavelmente, terá que contratar uma equipe especializada para construção e manutenção de uma loja virtual segura e funcionando perfeitamente.
Por isso, vale a pena considerar a alternativa de plataformas para e-commerce alugadas fora do WordPress, que disponibilizam todos esses recursos integrados e favorecem uma gestão otimizada do negócio. Tudo que o empresário precisa fazer é inserir seus produtos, fazer um cadastro com o intermediador de pagamento e começar a vender.
Como você pode ver, ajustar uma URL de retorno no WooCommerce é uma tarefa aparentemente simples. Todavia, para montar uma loja virtual de sucesso com o WordPress, você precisará ter conhecimento avançado ou contar com apoio técnico.