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Como ampliar a geração de leads para o meu negócio

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Como ampliar a geração de leads para o meu negócio

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Uma pergunta que cada vez mais donos de negócios tem feito é: como vou ampliar a geração de leads em meu site? Durante muitos anos a atração de visitantes para uma determinada página consumia quase toda a verba de marketing e publicidade disponível e quase toda a atenção de quem atua na área.

Os investimentos iam desde conteúdos e informações para melhorar o rankeamento orgânico no Google até os anúncios pagos no próprio buscador e nas redes sociais. O foco sempre esteve em tornar o site visível para que o maior número possível de potenciais consumidores conhecesse a marca, os produtos e os benefícios oferecidos.

Nos últimos anos outro fator decisivo e não menos importante ganhou muita força: converter esses visitantes em leads para aumentar as possibilidades de uma venda futura. De que adianta gerar milhares de visitas para o seu site se você não oferecer bons mecanismos para que esse visitante deixe ao menos um contato?

Imagine você quantas oportunidades são perdidas com as centenas de pessoas que passam diariamente pelo seu site, não efetuam a compra na hora e não deixam nenhum cadastro mesmo se interessando? Isso pode acontecer somente por não encontrarem com facilidade e praticidade uma forma de deixar contato.

Muitas ferramentas e estratégias foram surgindo ao longo destes anos voltadas para a geração de leads. Boa parte das iniciativas são extremamente simples, mas é preciso ser cada vez mais criativo para se diferenciar da concorrência e captar contatos mais qualificados.

Então vamos ver agora algumas dicas importantes sobre o que você deve fazer e observar para gerar leads com mais intensidade para o seu negócio!

Tenha conteúdo de qualidade

O primeiro passo para conseguir captar mais leads é oferecer conteúdo qualificado. Seu site precisa ter informação, relevância e ser atrativo para quem está acessando. É impossível esperar que um visitante deixe telefone ou e-mail de contato se ele não encontrar nenhum conteúdo que o interesse.

Faça descrições bem completas dos seus produtos, produza materiais inteligentes e tenha informação diferenciada em sua página. Conheça o perfil do seu público alvo, suas características, o que eles costumam buscar, e ofereça esse tipo de conteúdo a eles.

Dessa forma você poderá trabalhar com e-books, infográficos, assinatura de Newsletter dentre outros conteúdos ricos em troca de receber um contato. Um visitante que acessa seu site e encontra informações sobre o que ele estava procurando certamente terá interesse em saber mais novidades do mercado e do seu negócio.

Seja criativo

Existem hoje várias formas de gerar leads dentro de uma página ou loja virtual. Um dos mais tradicionais é o ‘Assinar Newsletter’, explorado em grande parte dos sites. Você pode instalar pop-ups variados, personalizando o conteúdo de acordo com a página. A criação de landing pages é outro recurso eficiente e cada vez mais praticado.

O importante é que você seja criativo não só com a ferramenta utilizada, mas principalmente com ‘o que’ você vai oferecer e ‘como’ você vai oferecer. Limitar sua captação de leads apenas a Newsletter e Informativos poderá causar um baixo rendimento na geração de contatos.

Faça promoções especiais, pense em descontos exclusivos, explore as datas comemorativas ligadas ao seu ramo. Enfim, são muitas as formas de atingir os visitantes do seu site. Não se limite e adote diferentes estratégias simultaneamente!

Utilize ferramentas inteligentes

O mercado hoje oferece recursos de todos os jeitos e para todas as finalidades, inclusive para gerar leads. Já mencionamos alguns, como os pop-ups e as landing pages, porém existem variações destas ferramentas que são ainda mais inovadoras e eficientes.

É possível mexer com o lado psicológico dos visitantes, despertando neles um interesse diferenciado. O Roletando, por exemplo, faz uso de uma roleta que explora os chamados gatilhos mentais. É uma forma de instigar seu potencial cliente que está visitante sua página a deixar um contato em troca da uma possibilidade de ganhar algo.

Você pode oferecer opções de prêmio que vão desde coisas mais simples até algumas mais completas. O usuário se sente então desafiado e encorajado a participar. E ele faz isso por livre e espontânea vontade, se engajando com sua empresa de maneira positiva e divertida.

Este é um tipo de ferramenta que pode ser tratada como um gerador de leads de fato. Ela faz uso dos conceitos de gamificação, que se baseia em aspectos importantes dos jogos na mente das pessoas para atingir seu objetivo.

Você pode ainda utilizar em paralelo um chat online, como do JivoChat, por exemplo. Além de ser um ótimo recurso para interagir com os leads capturados na roleta, o que aumenta as chances de conversão, você também abre a possibilidade de gerar outros leads.

Use as estratégias em conjunto

Você não precisa escolher uma ou alternativa e abandonar o restante até concluir o que está sendo feito. O ideal na verdade é integrar tais idéias e conciliar todas elas de maneira estratégica.

Enquanto você segue produzindo conteúdos e materiais qualificados, você pode continuar explorando promoções e datas especiais. Faça uso de pop-ups bem estruturados e que seja bem interligado com a página onde ele aparece. Ofereça materiais ricos por meio de landing pages construídas mantendo o padrão do seu site e da sua marca.

E por fim, pesquise e utilize geradores de leads inovadores como a roleta do Roletando. Nada melhor do que ampliar seus contatos por meio de leads já engajados, interessados e satisfeitos com sua marca e os produtos que você vende!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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