(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Como alavancar as vendas nos marketplaces

LojaVirtual.com.br / Especializando em e-commerce  / Como alavancar as vendas nos marketplaces

Como alavancar as vendas nos marketplaces

Tempo de Leitura: 0 minuto.

Atualmente, o marketplace é um dos principais canais de divulgação do comércio online, pois 52% dos negócios ocorrem nessas lojas virtuais, segundo pesquisa do Sebrae.

Por esse motivo, essas plataformas de venda servem para aumentar a visibilidade dos produtos de uma marca. Os marketplaces são “shoppings virtuais” onde inúmeros lojistas vendem seus produtos no mesmo local.

Para vender diretamente nessas lojas virtuais não há nenhum custo inicial. O pagamento é feito por uma taxa por venda, valor esse que pode variar dependendo da plataforma.

Dessa forma, a empresa deve aprender como captar clientes para ter lucratividade nessas lojas virtuais.

Então conheça as principais estratégias para alavancar as vendas em uma plataforma de marketplace.

1 – Se preocupe com a classificação dos produtos

Uma das principais características das plataformas marketplace é a classificação dos produtos. Quando cadastrar uma determinada mercadoria, a categorização é importante para facilitar a sua identificação.

Se determinado produto corresponde em mais de uma categoria, acrescente tags com as categorias nas quais o produto faz parte. Por exemplo: uma furadeira pode encaixar em  equipamentos eletrônicos e ferramentas domésticas.

Isso ajuda no posicionamento do seu produto dentro dos marketplaces, pois ele aparecerá em mais de uma categoria, aumentando as chances do cliente acessar sua mercadoria.

2 – Faça uma boa descrição

Mais importante que definir a categorização dos produtos é fazer uma boa descrição do mesmo, pois ela terá destaque no buscador da plataforma e dará mais autoridade para o cliente.

Para fazer uma boa descrição é necessário primeiramente buscar as melhores palavras-chave (termos buscados pelos usuários) do produto. Uma forma de encontrar esses termos é o uso de técnicas de SEO.

SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento dos buscadores, principalmente dos marketplaces. Entre as principais técnicas é a busca de palavras-chave.

Outra estratégia a ser adotada é o conteúdo. Escreva os detalhes técnicos e as principais vantagens no uso deste produto, porque quanto mais informação sobre o produto, mais os mecanismos de busca do site vão qualificar o seu anúncio, colocando entre os primeiros resultados.

3 – Tire fotos de qualidade

A imagem é outro importante fator no posicionamento do produto. Isso porque o usuário pode identificar todos os detalhes dele em ângulos diferentes.

Quanto mais detalhes a imagem oferecer, maior a chance do cliente se interessar pelo seu produto e finalizar a compra.

Portanto, tire fotos que tenham ótima resolução, pois isso vai ajudar na experiência do usuário na loja e no posicionamento do buscador.

4 – Teste cada marketplace

O Brasil tem mais de 14 mil lojas marketplace, cada uma delas voltada a um segmento ou nicho de mercado. Portanto, busque as lojas mais adequadas ao tipo de produto que a empresa vende.

Além da taxa cobrada pela loja, outro fator importante na escolha do marketplace são as regras definidas pela plataforma.

Portanto, teste o desempenho dos produtos em diferentes marketplaces e defina qual deles tem os melhores resultados.

Após definir a melhor loja, foque todas as atenções e investimentos naquela que é mais lucrativa para sua empresa.

5 – Atente-se a reputação

A reputação da empresa nos marketplaces é um fator essencial para o cliente antes de comprar um produto e no posicionamento dos mecanismos de busca.

Se sua empresa tiver má reputação, o anúncio do produto vai perder visibilidade e vai afastar os clientes. Já a boa reputação ajuda a posicionar o produto no buscador da loja e vai deixar os clientes mais interessados na compra.

Por isso, tenha um ótimo atendimento, responda todas as dúvidas dos clientes e entregue os produtos na data correta, pois esses pontos são fundamentais na boa aprovação dos consumidores.

Alavanque as suas vendas nos marketplaces

Os marketplaces tornaram-se a principal plataforma de vendas online do Brasil. Por causa disso, muitas empresas estão conciliando ter sua própria loja com uma estratégia de vendas neste mercado.

Nos marketplaces o pagamento é feito com uma taxa para cada venda, valor esse que varia dependendo da loja.

Para ter resultados nesse tipo de loja é preciso classificar o produto da maneira correta, pois isso vai trazer mais visibilidade no buscador.

Tão importante quanto a categorização é a descrição do produto. Com texto repleto de informações, o mecanismo de busca enxergará autoridade no anúncio, colocando no topo dos resultados.

Outro fator importante é a imagem do produto. Uma boa foto garante que o usuário tenha uma visão detalhada da mercadoria, melhorando a experiência do usuário e o posicionamento.

Na busca pelo marketplace ideal, teste o produto em diferentes lojas e observe qual delas tem melhores resultados. Além disso, atente-se a reputação. Responda os comentários, dúvidas e sugestões dos clientes, pois isso trará visibilidade ao anúncio e o cliente terá confiança na compra do produto.

Com essas dicas a empresa consegue terá as estratégias corretas para começar a vender nessas plataformas de venda.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

Crie sua loja virtual agora mesmo

Crie sua loja, experimente os recursos e comece a vender!

Experimente Grátis

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

No Comments

Post a Comment