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Categoria de E-Commerce: como ranquear suas páginas no Google?

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Categoria de E-Commerce: como ranquear suas páginas no Google?

Tempo de Leitura: 5 minutos.

Se as páginas de categoria de e-commerce não estão recebendo muitas visitas, provavelmente é porque elas não estão aparecendo nos primeiros resultados de busca orgânica em sites de pesquisas, como o Google.

Isso significa que as palavras-chave não estão sendo bem trabalhadas nas páginas de categoria. Como consequência, elas não ocupam boas posições nos resultados de busca e não são encontradas pelos potenciais clientes. Por esse motivo é essencial aplicar as técnicas de SEO em seu e-commerce.

Quando não existe uma otimização nas páginas de categoria, frequentemente é possível observar alguns erros, como:

  • Conteúdo desalinhado com as expectativas dos consumidores
  • Não existe otimização para palavras-chave específicas
  • O SEO está focado em palavras-chave erradas (ou em muitas palavras)
  • Não existem links de qualidade, e muito mais.

Se o seu e-commerce possui um dos erros citados acima, este post irá te ajudar. Vamos dar algumas dicas sobre como otimizar as páginas de categoria do seu e-commerce para que elas consigam ocupar boas posições nos resultados de pesquisa do Google.

Também vamos falar sobre os erros mais comuns de SEO em páginas de categoria de e-commerce e como evitá-los.

Veja a seguir!

Porque é tão importante aplicar SEO nas páginas de categoria de e-commerce

Vamos supor que o seu negócio seja de venda de brindes personalizados. Embora você utilize termos maiores como “brindes personalizados para empresas” em seu conteúdo – em blog, por exemplo -, também é importante que você trabalhe as palavras-chave que irão direcionar os consumidores para suas páginas de categoria, como: caneta personalizada, copo personalizado, brindes personalizados, etc.

Ao fazer isso, suas páginas irão aparecer em boas posições no Google quando seus potenciais clientes pesquisarem por “caneta personalizada”, por exemplo.

Como usar SEO para ranquear as páginas de categoria de e-commerce e quais são os principais erros

Se você não aproveitar o poder das páginas de categoria de e-commerce para atingir seu público-alvo, seu negócio virtual poderá nunca decolar. Para impedir que isso aconteça, veja a seguir algumas dicas de como usar o SEO para ranquear as páginas de categoria e quais erros você deve evitar:

Arquitetura para páginas de categoria de e-commerce

Ter uma arquitetura adequada é fundamental para ter sucesso com SEO em e-commerce e assim vender na internet. Uma estrutura simples e bem organizada permite que mecanismos de pesquisa identifiquem facilmente suas páginas mais importantes. Além disso, é ótimo para os usuários, porque os ajuda a encontrar exatamente o que desejam.

Os erros mais comuns quando se trata de estrutura de e-commerce são:

Erro 1: combinação de categorias não relacionadas

Geralmente, algumas marcas combinam categorias de produtos para simplificar a experiência do usuário. Porém, às vezes, a fusão acontece entre categorias não relacionadas e isso pode prejudicar os esforços em otimização, a experiência do usuário e as taxas de conversão.

Como exemplo, vamos supor que uma marca realize a venda de produtos de cama e de banho. Embora possam existir benefícios ao agrupar essas categorias, é importante pensar que se os clientes estão interessados apenas em produtos de cama, serão forçados a ver vários produtos de banho na mesma página, até que encontrem o que realmente desejam.

Erro 2: páginas de categoria com conteúdo duplicado ou semelhante

Pode ser que você queira disponibilizar várias páginas que redirecionam para o mesmo produto – talvez o que você mais vende. Porém, isso pode prejudicar a experiência do usuário e a classificação das páginas.

Essa estratégia é incorreta porque os usuários são forçados a adivinhar qual página de categoria tem o que ele está procurando. Além disso, os mecanismos de pesquisa não saberão qual página mostrar aos usuários para consultas relacionadas ao produto ou serviço.

Como evitar os erros de arquitetura

Seu e-commerce precisa ter uma navegação simples, intuitiva e com páginas de categoria exclusivas para cada produto, para que assim seus clientes encontrem o que realmente estão procurando.

Utilização de link building em e-commerce

Quando sua marca é mencionada por outros sites com alta relevância, ela consegue obter um melhor posicionamento nos resultados de busca, ou seja, essa também é uma estratégia de SEO.

No entanto, existe um erro que costuma ser cometido na utilização de link building em e-commerce:

Erro: os links apontam apenas para a página principal do e-commerce

Os sites que estão mencionando sua marca fazem o redirecionamento apenas para a página inicial do seu e-commerce. Com isso, o tráfego não é gerado para as páginas de produtos.

Como evitar o erro de link building

É importante que você faça um planejamento de links para o seu e-commerce. Peça para que o parceiro utilize as palavras-chave e URLs que você definir como mais relevantes para suas páginas de categorias.

Outra dica importante é que a troca de links deve ser feita de forma natural, ou seja, o site parceiro deve mencionar suas páginas de categoria de forma espontânea – sem passar uma imagem forçado para o usuário.

Título SEO e descrições de meta description

Quando um usuário realiza buscas no Google, ele se depara com os resultados que mostram título SEO e descrições de meta description (pequeno texto abaixo do link) de cada site ou e-commerce.

O principal erro associado a essa técnica é:

Erro: título e meta description não são otimizados

Pense que essas são as primeiras informações que os usuários irão ver sobre sua empresa nos resultados de busca e, a partir disso, irão decidir se vão ou não clicar em seu link.

Essas informações devem chamar a atenção do usuário. Porém, se o título SEO e a meta description não condizem com a página de categoria do produto que o usuário buscou, ele ficará desapontado ao clicar no link e não encontrar o que deseja.

Além disso, essa configuração é muito importante para que o Google classifique o seu e-commerce.

Como evitar o erro de título SEO e meta description

Sempre tenha muita atenção no momento de preencher os campos. Utilize a palavra-chave que diz respeito ao produto e faça uma meta description atrativa para incentivar o clique.

Caso você queira simular como vai ficar a aparência do seu site no Google use essa ferramenta grátis para simular.

Conclusão sobre como ranquear no Google categoria de e-commerce

As técnicas de SEO são essenciais para o seu e-commerce e você precisa aplicá-las corretamente para que ele tenha muito sucesso na internet e você atinja seus objetivos.

Vale dizer que as técnicas que apresentamos são apenas algumas que são utilizadas para ranquear páginas de categoria. Logo, é importante que você sempre busque se atualizar e saber mais sobre SEO para implementar todas as técnicas em seu e-commerce.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que em breve você consiga posicionar todas as páginas de categoria de eu e-commerce nos primeiros resultados de busca do Google.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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