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Aumente suas conversões ofertando as premiações corretas

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Aumente suas conversões ofertando as premiações corretas

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Uma das melhores formas de gerar mais leads e aumentar as vendas é realizando promoções, ofertas exclusivas e sorteios. Tais tipos de iniciativas movimentam sites e redes sociais, ampliam as visitas, aumentam suas conversões e conseqüentemente geram mais vendas. Mas sempre surge a pergunta: qual promoção eu faço? Quais prêmios vou ofertar? Que tipo de desconto devo oferecer?

Na verdade as respostas para estes questionamentos dependem de diversos fatores. É necessário primeiro definir o que você quer com aquela iniciativa. Ofertas, descontos e premiações podem acontecer em diferentes momentos dentro do funil de vendas. E para cada momento você deve adotar uma estratégia que vá de encontro aos seus objetivos.

Mas podemos e precisamos entender alguns aspectos gerais que te ajudarão a compreender quais caminhos você deverá seguir. Existem conceitos ligados a fatores psicológicos que influenciam diretamente no sucesso ou fracasso das ações propostas.

Primeiro vamos contextualizar em qual momento do meu ciclo de vendas eu quero aplicar a estratégia de premiações para em seguida analisarmos o que considerar para escolher as melhores opções.

Gerando novos leads

Vamos pensar que o seu objetivo é captar novos contatos para o seu negócio. Você quer aproveitar o alto volume de visitantes que normalmente não se convertem (um visitante que não deixa contato e não efetua uma compra é uma visita perdida), para poder pegar o e-mail em troca de uma contrapartida.

Formais mais tradicionais

Existem hoje muitas formas de gerar leads a partir destas visitas ao seu site. O usuário pode se interessar pelos conteúdos e assinar a Newsletter. Ele pode também gostar de algum e-book, pesquisa ou infográfico que você produziu, e então realizará o download do material completo através de uma Landing Page.

Você pode aplicar pop-ups diversos, em páginas distintas do site, direcionando o usuário para cadastrar um e-mail ou outros contatos para receber alguma informação adicional, auxílio ou orientação.

Temos também atualmente o crescimento dos Webinars, que são transmissões ao vivo ou gravadas com conteúdos bem completos a respeito de um tema específico. Quase uma aula online, com possibilidade de bate papo e espaço para perguntas e respostas.

Em todos estes casos, você está trocando conteúdo pelo contato do visitante.

Recurso inovador

Mas e se você quiser se diferenciar da concorrência fazendo algo pouco explorado, já que estes recursos são muito utilizados no mercado? E se você quiser aplicar uma forma mais inovadora, divertida e eficiente de gerar leads?

Este é o caso do Roletando, que te levará para outro nível na captação de novos contatos. Você vai manter suas estratégias de conteúdos, isso é fundamental, mas passará também a engajar usuários de um jeito novo e que dependerá de algumas escolhas da sua empresa.

O que aplicar na roleta de prêmios para ser mais assertivo na geração de leads? Existe premiação certa e errada que possa impactar nos meus resultados?

É isso que vamos conferir agora.

O que meu visitante está buscando?

Para iniciar este exercício de análise, é fundamental entender o que os visitantes estão buscando quando acessam o seu site. Se você tem mais de um produto, qual é o principal? Quais são os mais procurados nas pesquisas? O que gera mais vendas?

E caso você tenha apenas um produto, que muitas vezes pode ser até mais complexo e cheio de variáveis, qual aspecto dele chama mais a atenção de quem me procura?

Um negócio para ser bem sucedido precisa ter resposta para essas perguntas. Isto é o básico para você entender quem é o seu público, e vai te ajudar, por exemplo, a estruturar seu site de modo que você destaque logo na página inicial tudo aquilo que é de maior interesse para a maioria dos visitantes da página.

A mesma lógica vai valer para o uso da roleta na geração de leads. Sabendo o que atrai mais visitantes para o seu site, ofereça possíveis prêmios que despertem o interesse destes usuários a deixarem um e-mail na tentativa de ganhar algo benéfico para eles.

Evite focar apenas em descontos

É comum muita gente confundir premiação com descontos. Existem os momentos em que os descontos são os principais elementos de atração, como em datas comemorativas. Se você quer gerar mais cadastros e mais vendas nas proximidades do Dia das Mães, por exemplo, nada mais natural que criar descontos e ofertas especiais focadas na redução do preço de diversos produtos.

Mas nem tudo gira em torno de abaixar preço. É o que normalmente tem mais efeito, porém o ideal é que você nunca fique refém apenas de descontos para conseguir emplacar novos contatos e vendas. Procure equilibrar os prêmios oferecidos, tenha descontos sim, mas seja criativo e ofereça algo mais.

Se você tem uma loja física e comercializa bebidas ou alimentos, ofereça uma opção de degustação completa gratuita em seu ponto físico. Isso pode acontecer também com outros tipos de produtos que as pessoas possam testar presencialmente, ver funcionando de perto.

Nunca oferte o que não pode cumprir

Pode parecer algo absurdo, mas existem empresas que já ofereceram premiações que não podiam cumprir ou que dependiam de alguns fatores não destacados para o consumidor anteriormente. Jamais caia nesse erro. Se o seu usuário é contemplado com algo que ele não irá receber, ele certamente não voltará mais ao seu site e ainda fará críticas para que outros saibam do ocorrido.

Lembre-se que a roleta permite que você defina as probabilidades de cada prêmio configurado e limita o número diário de leads. Mas mesmo assim, todos os dias você terá novos cadastros e premiações para conceder.

Então, em hipótese alguma coloque ofertas bombásticas e muito atrativas, mas que você terá dificuldades para cumprir.

Pense em prêmios que incentivem uma compra futura

Falamos em aspectos que devem ser evitados, e claro, já com algumas dicas sobre o que fazer. É muito importante pensar que você está gerando novos leads, pessoas que estão conhecendo o seu site e seus produtos naquele momento. Ou seja, o ideal é que você motive estes usuários a continuarem navegando no seu site ou o incentivem a retornar para uma compra futura.

Dependendo do seu segmento e dos produtos comercializados, a decisão pode ser instantânea. Você vai engajar seu visitante com a roleta, ele vai interagir, vai deixar o e-mail, mas pode ser que ele ganhe um cupom de desconto no item X e já execute logo em seguida a compra deste item.

Mas para vendas mais complexas você precisa pensar em mais possibilidades. Um cupom de desconto é bem legal, agrada os visitantes de um modo geral, mas e se para optar pelo seu produto ele precisar antes fazer alguns testes, passar por um período Trial, receber um treinamento, e por aí vai, o que posso ofertar?

Ofereça a opção de experimentar a ferramenta gratuitamente por um período maior que o habitual. Disponibilize ferramentas extras que no trial ele não poderia utilizar em uma situação normal. Dê a ele a possibilidade de adquirir uma versão mais simples com os recursos da versão mais completa liberados por tempo determinado.

São muitos os caminhos que você pode seguir. Tudo isso vai atrair a atenção deste lead, ele vai se sentir satisfeito por ter “conquistado” algo e ficará induzido a retornar para concluir o processo e ter acesso ao prêmio obtido.

Conclusão

O tema é muito abrangente para conseguirmos explicar todos os pontos e todas as possibilidades. Mas se você refletir os aspectos que abordamos, pensando no contexto do seu segmento, certamente você terá boas idéias e saberá o que fazer.

O Roletando é uma ferramenta inovadora e muito eficiente na estratégia de geração de leads mais envolvidos com sua marca, mas ao adotar as opções corretas de prêmios, você conseguirá ampliar ainda mais esse engajamento. O benefício disso é que leads mais engajados sempre estão mais próximos de uma compra.

Experimente o uso da roleta em seu site, é gratuito! Você poderá personalizar do seu jeito e terá a oportunidade de colocar em prática os principais conceitos abordados neste texto. Capriche nas premiações e tenha cada vez mais leads em seu negócio!

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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