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Atendimento ao cliente

Atendimento Pós-Venda: 6 estratégias para fidelizar clientes

PorGustavo Faleiro
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Novidades

Semanalmente por Especialistas

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Se engana quem pensa que o trabalho acaba assim que o consumidor finaliza a compra. É justamente nesse momento a hora de potencializar os resultados da sua marca e fazer com que esse cliente se fidelize.

Contudo, mesmo diante de excelentes atendimentos, é o pós-venda que realiza o fortalecimento no relacionamento com os seus consumidores. 

Quando essa estratégia é realizada da forma certa, fica mais fácil consolidar uma boa reputação da marca no mercado e consequentemente, vender mais. 

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa estratégia de fidelização de clientes. 

Vamos lá!

O que é atendimento pós-venda

Um atendimento pós-venda se consiste em ações feitas pela empresa após o consumidor realizar uma compra.

Um pós-venda bem organizado inclui a qualidade e eficiência do atendimento prestado, as comunicações enviadas e ainda a oferta de novos produtos e benefícios exclusivos.

No entanto, o objetivo principal é manter e estreitar relacionamentos entre marca e cliente. Principalmente quando se trata de um atendimento online. 

O desafio é fazer com que esses consumidores se tornem compradores frequentes e promotores do seu negócio.

Uma vez que, se o pós-venda for bem feito, a tendência é que a sua marca, produto ou serviço sejam indicados para terceiros.

Como deve ser um atendimento pós-venda

O pós-venda pode ser realizado pela equipe de vendas, responsável por fechar o negócio ou ainda por uma equipe especializada em atendimento a novos clientes.

Tudo dependerá exclusivamente do porte da empresa. 

Alguns pontos podem ser seguidos para garantir um atendimento eficiente:

  • Cumprir o prometido;
  • Dar sempre o melhor para o cliente;
  • Não passar o problema para a frente;
  • Nem sempre o cliente tem razão;
  • Nem sempre o cliente está errado;
  • Os funcionários também são clientes.

Além disso, defina mecanismos para colher críticas e sugestões dos clientes para ir em busca sempre da melhoria.

Quais ferramentas são utilizadas no atendimento pós-venda

Algumas estratégias funcionam muito bem e fazem a diferença no pós-venda. Mas, não é só isso. Ferramentas de marketing podem potencializar o seu negócio. 

Vamos conferir quais são as principais delas:

  • E-mail marketing;
  • Chat online;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • SMS;
  • Análise via CRM
  • Etiquetas personalizadas para venda e divulgação dos produtos;
  • Atendimento personalizado;
  • Plataforma para aplicação de BI.

6 estratégias para o atendimento pós-venda

Agora que entendemos sobre o pós-venda, é hora de conhecer 6 estratégias para colocar em prática e melhorar ainda mais o seu atendimento pós-venda.

Por meio delas é possível avaliar e mensurar a qualidade do seu atendimento, e com isso, até traçar planos de melhoria. 

Com tudo isso rodando de maneira natural e eficiente, você vai começar a fidelizar seus clientes:

#1 Peça a opinião do cliente

Buscar feedbacks dos clientes é a forma mais eficaz de avaliar o nível de satisfação que ele está tendo em relação ao serviço prestado ou produto oferecido pela sua empresa. 

Ou seja, se torna possível manter uma comunicação alinhada às expectativas do seu negócio, tudo com base na opinião dos seus clientes.

#2 Avalie a satisfação do cliente e se atente as reclamações

A satisfação do cliente depende inteiramente da experiência que ele tem ao utilizar um produto ou serviço da sua empresa. 

Avaliar esse sentimento auxilia na hora de alcançar o sucesso ou se reerguer caso os índices estejam muito baixos. 

Além disso, as reclamações também são importantes. São elas que irão ajudar na hora de melhorar os processos e fazer com que esse cliente te procure mais vezes.

#3 Busque responder os clientes

Responder os clientes aumenta as chances de estreitar relacionamento entre marcas e consumidores.

Aumentar o nível de satisfação e de confiança dos clientes e assim, aumentar as taxas de retenção da empresa. 

Aproveite para alinhar com o core business, ou seja, determine o que a empresa deve fazer para que as respostas desses clientes ocorram da melhor forma.

#4 Faça comunicações em datas especiais

Essa prática considerada simples, fazer comunicação em datas especiais pode melhorar a reputação da sua empresa.

Uma vez que datas especiais se tornam fundamentais para facilitar o engajamento nas mídias sociais. 

Uma dica é criar e-mail marketing e disparar no aniversário dos clientes cadastrados, uma forma de fazer com que se sintam parte da empresa.

#5 Faça pré-lançamentos

Sempre que for lançar um produto, pense em abrir uma pré-venda para os clientes fiéis.

Assim eles vão se sentir reconhecidos e você terá um custo de alguns dias de atraso para o lançamento no mercado. 

Fazer com que o cliente tenha acesso a alguma novidade antes do público geral faz com que ele se sinta especial.

#6 Crie campanhas com descontos exclusivos

Campanhas de descontos exclusivos, como um cupom válido por um tempo determinado após a primeira compra, é uma estratégia muito boa para que ele volte a comprar com você. 

Verifique o histórico de compra desse cliente para oferecer descontos em produtos relacionados com o perfil e necessidades que ele busca.

Por que o atendimento pós-venda é importante

O pós-venda é tão importante quanto qualquer outra etapa do processo de vendas.

É ele quem determina se o cliente vai ou não manter um relacionamento com a empresa ou procurar concorrentes após a sua experiência de compra.

Ademais, é uma estratégia que demanda esforços e investimentos para apresentar sua marca às pessoas e assim, convencê-las a finalizarem a compra. 

Por isso, oferecer experiências inesquecíveis de pós-venda pode ser um ótimo diferencial competitivo, além de ajudar a conquistar e fidelizar clientes, aumentando as vendas.

 

Tag: atendimento pós-venda
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Escrito por
Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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