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As vantagens de ter um blog para sua loja virtual

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As vantagens de ter um blog para sua loja virtual

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Você sabia que sua empresa pode se beneficiar das vantagens de ter um blog? Hoje em dia, com o mercado de marketing de conteúdo em plena ascensão, essa é uma ferramenta fundamental para estratégias de marketing digital.

O blog corporativo é uma forma notável de construir sua audiência e gerar tráfego para o seu site. Grandes varejistas online têm o seu, sendo um ótimo exemplo disso o Blog da Lu, do Magazine Luiza, que conta, em média, com 140 mil acessos por mês. Então, imagine quantos desses acessos não são uma oportunidade de venda, não é mesmo?

Entre as vantagens de ter um blog estão melhor indexação nos buscadores, aumento do alcance e do conhecimento da sua marca, ter um canal aberto de comunicação com seu cliente, entre outros fatores que explicaremos mais detalhadamente neste artigo.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto agora mesmo!

Torna seu e-commerce líder no setor

Ao escrever sobre um assunto, você apresenta conhecimento. Demonstrar aos seus leitores que você está atento às novidades e às evoluções do mercado pode fazer com que eles enxerguem sua marca como autoridade no assunto.

Cuide para que os posts sejam completos, com informações bem fundamentadas e relevantes. Conteúdo que serve apenas para fazer volume deve ser evitado. Em seus posts, busque sempre trazer uma novidade e fale de assuntos pelos quais seu público anseia.

Blogs de sucesso conseguem um engajamento orgânico ao receberem muitos comentários e terem seus posts compartilhados nas redes sociais. Claro, não esqueça que as postagens, além de agradar seu leitor, devem ser estratégicas, focadas em potenciais clientes.

Ajuda na busca orgânica do Google

Ter um blog para sua loja virtual ajuda, e muito, na sua estratégia de SEO em vários aspectos. O primeiro está diretamente relacionado aos links internos que apontam para a página inicial do seu site e, consequentemente, para um maior número de páginas indexadas nos buscadores.

Também abre-se espaço para ações de link building, possibilitando que sites externos coloquem um hiperlink para o seu blog. Links externos têm um peso grande no ranqueamento do Google, pois quanto mais gente falando de você, melhor!

Além disso, você pode selecionar as palavras-chaves estratégicas para o seu negócio e criar postagens pensando em SEO. Publicar conteúdo frequentemente ajuda na indexação e aumenta a probabilidade de receber mais visitas organicamente.

É interativo

Transformar o blog em mais um canal de comunicação com seu cliente incentiva o engajamento e é outra boa oportunidade de criar um relacionamento com ele. Manter um espaço para comentários abertos é ideal para começar essa interação.

Não deixe que comentários negativos sejam um entrave. Ao invés disso, tente criar uma oportunidade. A crítica de um cliente pode ser a de muitos; seja educado e entenda o que está por trás do comentário negativo.

O engajamento com comentários é bem-visto pelo Google e pode ser mais um fator a influenciar o ranqueamento do site, melhorando cada vez mais sua posição na busca orgânica. Aproveite esse espaço para ter ideias de posts novos, apresentar produtos e aprender com a experiência de seus clientes.

É dinâmico

Diferentemente de um site, um blog pode e deve ser atualizado constantemente: quanto mais conteúdo relevante, melhor. Isso atrai novos usuários e provê novidades para os recorrentes.

Graças a essa estrutura dinâmica, é possível manter um conteúdo atual. Isso é muito bem considerado e necessário. Além disso, é um canal que permite a conversa e o debate entre a marca e seus clientes.

Quanto mais conteúdo novo disponível no blog, maiores são as chances de engajamento com seu público. Esteja atento às tendências e preparado para postar sobre os temas que estão em alta no momento. Mas, que fique claro, sempre respeitando a sua estratégia como marca.

Facilita as vendas

O blog serve também como facilitador e educador. Muitas vezes, o cliente chega até sua empresa porque está buscando mais informações sobre determinado produto ou assunto. Essa é uma das vantagens de ter um blog, você pode guiar esse cliente até a compra.

Pode ser que o cliente abordado ainda não esteja no momento ideal para finalizar a compra, porém, ao se deparar com seu blog, ele pode continuar o contato de forma constante. Assim, no momento em que estiver pronto, ele lembrará do seu produto.

Estabelecer a confiança é fundamental para fidelizar seus consumidores. Vale ressaltar que confiança é uma construção de longo prazo, que deve ser feita por meio da disponibilização de conteúdos que solucionem os problemas do seu cliente.

Oferece resultados no longo prazo

Ao contrário de uma propaganda como um banner ou um post patrocinado, outra das vantagens de ter um blog é que suas postagens são permanentes e estão acessíveis até a internet acabar.

Quando se esgota a verba da propaganda, sua mensagem deixa de existir. Por outro lado, mesmo que você não escreva mais no blog, as postagens continuarão, e elas podem melhorar ainda mais sua relevância e seu posicionamento nas buscas, já que tempo também é um critério de ranqueamento.

Com as páginas ainda ativas, o tráfego orgânico continua a fluir em seu site. Pode ser trabalhoso manter uma página atualizada, mas, no longo prazo, as vantagens de ter um blog valem o esforço.

Gera aprendizado também para quem escreve

Por fim, mas não menos importante, outra das vantagens de ter um blog — e que normalmente é pouco falada — é o conhecimento agregado que ele proporciona. Ao se responsabilizar pela produção de conteúdo do blog da empresa, é preciso estar atento às novidades que acontecem no segmento.

Escrever também ajuda a desenvolver o pensamento crítico e estruturar melhor seus argumentos. Treinar essas habilidades farão com que você consiga convencer seus clientes de forma cada vez mais eficaz a comprar o seu produto.

Além disso, você precisa estudar constantemente, a fim de estar bem informado e absorver conhecimentos importantes. Com isso, torna-se possível repassar as informações para seus leitores de forma organizada e didática.

Começar um blog para o seu e-commerce é um trabalho que requer planejamento e tempo. Foque em pautas atuais e conteúdos enriquecedores que realmente tragam algo de novo a seus clientes.

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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