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As principais vantagens de utilizar chatbot no seu e-commerce

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As principais vantagens de utilizar chatbot no seu e-commerce

Tempo de Leitura: 4 minutos.

O dia a dia de quem trabalha com comunicação e atendimento ao cliente pode ser estressante. Ainda mais se esse agente de relacionamento é o dono do próprio e-commerce.

A correria e a quantidade de tarefas a se fazer pode acabar gerando um mal atendimento aos clientes que estão interessados no produto ou serviço da empresa.

Além disso, o dono do negócio pode até mesmo acabar demandando mais tempo com o relacionamento com o cliente, do que criando estratégias e direcionando investimento para outros departamentos.

E por essa situação ser tão comum na vida dos empreendedores de lojas virtuais, foi criado um novo sistema chamado Chatbot. Por sua vez, essa ferramenta cresce e é utilizada cada vez mais entre as empresas de todo o mundo.

Isso, pois o chatbot no seu e-commerce facilita todo o processo de comunicação entre a empresa e os clientes. Com ele, é possível ter mais facilidade e otimização no atendimento.

Quer saber como é possível ter um sistema de comunicação eficiente e otimizado? Então não deixe de nos acompanhar nesse conteúdo!

Primeiro de tudo, o que é um Chatbot?

De forma simples, o Chatbot transmite mensagens programadas em forma de chat, com a finalidade de simular uma conversa entre empresa e cliente. Além disso, ele não se trata de um robô físico, como o robô industrial, por exemplo.

Mas sim, o Chatbot é um software inteligente, que possui como objetivo solucionar dúvidas de clientes e interagir, de modo que o atendimento seja mais otimizado e os clientes não precisem entrar diretamente em contato com a empresa.

O Chatbot, apesar de estar se popularizando recentemente, foi inventado na década de 60 por meio de uma ferramenta denominada ELIZA.

No entanto, por esse mecanismo transmitir mensagens muito limitadas, não resolvia o fluxo de atendimento das empresas da época.

A partir daí, com os novos avanços tecnológicos e novos meios de programação, os Chatbots só estão otimizando sua funcionalidade.

Hoje em dia, é possível achar esses softwares com a capacidade de transmissão de mensagens muito mais ampla e diversificada.

Ou seja, os clientes que entrarem em contato com a ferramenta podem solucionar a maioria das dúvidas gerais, garantindo uma melhor experiência e facilidade no atendimento.

Quais as vantagens de se utilizar o Chatbot no seu ecommerce?

Agora que já sabemos sobre o conceito e origem dessa ferramenta inovadora, vamos descobrir quais as vantagens de aplicar o Chatbot no seu e-commerce, por isso, continue  nos acompanhando!

Mais reconhecimento

Chatbot pode ser o que você estava precisando para tornar a sua loja virtual mais reconhecida!

Se você fornece circuito impresso, por exemplo, e possui uma ferramenta de chatbot, muitas pessoas podem entrar em sua plataforma para tirar todas as dúvidas sobre o produto, que é muito específico.

Ou seja, o Chatbot, se bem programado e personalizado, pode responder uma série de perguntas e solucionar todas as necessidades que seus clientes possuem.

Você pode adicionar quantas respostas forem necessárias, de acordo com a necessidade da empresa e dos clientes.

Além disso, a boa experiência dos leads (potenciais clientes) e consumidores em relação ao atendimento e o tempo de resposta é o que vai destacar sua empresa da concorrência!

Mais otimização nas etapas de compra

Outra vantagem do Chatbot no seu e-commerce é que, com todas as dúvidas solucionadas pela ferramenta, os leads podem fechar uma compra mais rápido na plataforma.

Imagine, por exemplo, que você esteja procurando comprar envelope awb na internet, por exemplo.

Ao entrar em uma loja de venda, o que você espera encontrar são todas as informações necessárias sobre o produto, quais seus benefícios, como utilizá-lo e em quais ocasiões, entre outros.

O Chatbot não apenas pode possuir todas essas informações, como também pode interagir e passar uma boa credibilidade sobre a empresa, fazendo com que o lead se sinta mais confiante em realizar uma compra em seu e-commerce.

Redução de custos

Por fim, a mais aguardada das vantagens é que o Chatbot também reduz os custos que um e-commerce teria com atendimento e comunicação!

Isso, pois ele pode realizar alguma das funções que um agente de vendas e comunicação teria.

Apesar do Chatbot não conseguir demonstrar tanta naturalidade e personalização das mensagens, como um agente de relacionamento, esse software ainda é muito útil para otimizar o relacionamento e tornar tudo mais prático.

Os únicos custos com a ferramenta do Chatbot no seu e-commerce é o de fabricação, hospedagem e manutenções periódicas e sazonais.

Qual a diferença entre o assistente virtual e o Chatbot no seu e-commerce?

Você sabia que também é possível ter uma tecnologia de atendimento mais personalizada no seu e-commerce? Eles são os assistentes virtuais.

Por sua vez, o assistente virtual realiza uma função muito semelhante ao Chatbot, no entanto, ao invés de robôs, são pessoas do outro lado do chat que oferecem um atendimento mais personalizado.

A vantagem do assistente virtual é que o profissional contratado pode oferecer um serviço mais completo, aumentando as chances do potencial cliente realizar uma compra na plataforma e garantindo que ele não tenha nenhuma dúvida.

Além disso, o assistente virtual também pode realizar os serviços de atendimento por meio de Home Office, ou seja, a distância. Assim, não é necessário gastos com transporte ou locação. No entanto, esses detalhes devem ser acordado entre o profissional e a empresa.

Ao longo deste post, vimos que o Chatbot é uma tecnologia que começou a ser explorada a pouco tempo, porém, que tem um grande potencial de dominar a comunicação e o relacionamento entre as empresas e clientes.

Ele é um software que transmite mensagens programadas para simular uma conversa. Assim, os clientes poderão solucionar suas dúvidas de maneira mais otimizada e garantir a boa experiência!

Agora que você já sabe tudo em relação ao Chatbot no seu e-commerce, o que está esperando para implantar esse avanço tecnológico em seu próprio negócio e obter sucesso?

E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre sua opinião. Também não deixe de nos acompanhar nos próximos conteúdos relacionados ao assunto.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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