
Aprenda o que são smart contents e saiba como aplicar em sua loja
Ainda não ouviu falar nos smart contents? Na tradução são conteúdos inteligentes, ou seja, que se ajustam a cada usuário com base em seus dados, preferências, comportamento e o engajamento apresentado.
Você pode usar essa estratégia em sua loja online para atrair a atenção dos visitantes, aumentar sua retenção e transformá-los em clientes.
Talvez você apenas não esteja habituado com o termo smart content. Mas a verdade é que os conteúdos inteligentes já são bastante utilizados em sites, aplicativos, campanhas de e-mail marketing, notificações e chatbots nas mídias sociais.
Sabe esses conteúdos personalizados que você certamente já recebeu de alguma empresa que você pesquisou ou fez alguma compra? Pois é, isso é um smart content, e por isso é considerado um conteúdo inteligente.
Ao considerar as preferências do usuário, o comportamento que ele apresentou ao navegar em sua loja e o engajamento com sua marca e seus produtos, você consegue criar campanhas muito mais assertivas.
Então vamos em frente para que você conheça os benefícios dos smart contents e como ele funciona na prática para um e-commerce.
Por qual motivo devo usar smart contents?
Pela personalização e inteligência dos conteúdos, essa se torna inclusive uma forma de melhorar a experiência do usuário. A tendência dos consumidores modernos atualmente é de optarem pelas marcas que os tratam de maneira mais personalizada, e não por meio de comunicações que visam atingir um público amplo com as mesmas técnicas.
As pessoas apreciam empresas orientadas para o cliente que mantêm as necessidades dos consumidores no centro de seus negócios.
A criação de conteúdo inteligente permite que os empreendedores e profissionais de marketing tenham vários benefícios. Um e-commerce pode ter seus resultados melhorados de maneira muito positiva com o uso dos smart contents.
Os usuários são muito mais propensos a se envolver com conteúdos personalizados. Se um potencial cliente da sua loja visitou alguns produtos da categoria de tênis masculino para corrida, por exemplo, mas não efetivou a compra, ele não vai engajar caso você envie para ele a divulgação ou uma promoção de sapatênis.
A personalização avançada implica justamente em compreender esse comportamento para incentivar esse visitante a converter uma venda. O certo nessa situação seria enviar algum comparativo entre os modelos pesquisados, ou apresentar qual o tênis de corrida é mais vendido e bem avaliado.
Você pode até mesmo apresentar um cupom de desconto válido para um dos itens pesquisados. Olha que ótima forma de incentivar a compra para um consumidor que aparentemente está na dúvida e talvez tenha pesquisado modelos também em outras lojas?
Um conteúdo inteligente não inclui apenas o uso do nome do cliente nas comunicações. Ele precisa levar em consideração seus pontos de contato anteriores com a marca, histórico de compras e dados pessoais (local, idade, sexo etc.).
Outro ponto importante dos smart contents é que eles permitem que as empresas atinjam segmentos específicos de seu público e automatizem a comunicação com os clientes com base em suas características comuns.
Isso é perfeitamente aplicável em sua loja virtual caso você tenha categorias distintas, trabalhe com público masculino e feminino, etc.
Por fim, as marcas podem converter usuários em clientes de forma mais eficaz com a ajuda de conteúdo dinâmico. Além disso, você pode acompanhar e mensurar facilmente a eficácia do seu conteúdo dinâmico para melhorar sua estratégia.
Como funciona um smart content?
Já demos até um spoiler no tópico anterior com algumas dicas, mas devemos considerar as informações que você pode usar para criar conteúdo inteligente.
Lembre-se de que você pode obter esses dados solicitando que seus clientes os compartilhem com você ou usando plataformas e desenvolvedores de terceiros para obtê-los tecnicamente.
Pela própria plataforma da Loja Virtual, por exemplo, você já tem diversos dados e indicadores no seu Admin. Além de integrações com ferramentas como o Google Analytics e ERP’s que podem trazer muitas informações.
Vamos ver na sequência algumas das informações que você deve considerar para usar o conteúdo inteligente em suas estratégias de marketing:
- Localização: você pode criar no seu e-commerce condições especiais de entrega para determinadas regiões, frete grátis, dentre outras iniciativas. Para funcionar corretamente, é importante que você consiga segmentar sua base de clientes de acordo com a localização.
- Dados demográficos: tente coletar dados dos seus usuários, como: gênero, idade, educação, emprego, estado civil, e outras informações que possam ser relevantes para o seu negócio.
- Dispositivo: você pode verificar os indicadores de cadastro e conversão com base no tipo de dispositivo utilizado para acessar sua loja virtual.
- Atividades anteriores na loja e itens comprados: utilize cookies, contas de usuário, CRM e ferramentas de análise para entender o comportamento completo de cada usuário dentro da sua loja online.
Na verdade, você pode usar qualquer informação que possa ser valiosa para o seu negócio. Basta compreender bem o que é importante para você e quais dados serão de fato úteis no momento. Não adianta coletar dezenas de informações, se perder com tantos parâmetros possíveis e não conseguir assim colocar nenhuma medida em prática.
Você pode incluir os dados mencionados acima em suas campanhas de e-mail, notificações, SMS ou Whatsapp, chatbots, páginas de destino. Dessa forma, cada cliente verá ofertas personalizadas que atendem às suas necessidades específicas.
Ações de e-mail marketing
O e-mail marketing é um canal poderoso e já o mencionamos em diversas dicas aqui em nosso blog. Ele permite que você mantenha seus clientes informados sobre atualizações recentes, novos lançamentos, status de pedidos, promoções e ofertas especiais, além de poder compartilhar conteúdo valioso.
Existem ferramentas diversas no mercado, incluindo algumas com planos gratuitos (confira se as limitações desses planos te atendem), como o Mailchimp, por exemplo, que possui integração com a Loja Virtual. Dessa maneira fica mais prático gerir os contatos, criar e-mails e realizar o disparo das campanhas.
Se você já utiliza e-mails personalizados, considere a personalização inteligente. É uma técnica avançada que faz uso dos smart contents para economizar seu tempo e enviar campanhas mais relevantes.
Vamos supor que você queira informar ao seu público que sua loja está oferecendo frete grátis para algumas cidades e frete com desconto para outras cidades.
Com a inteligência dos conteúdos, você não vai enviar uma campanha de frete grátis para um consumidor de uma região não atendida por esse benefício. Além de não converter, você ainda pode criar um problema caso esse usuário queira ter acesso a uma condição semelhante.
O e-mail marketing possui custos muito baixos, mesmo que você utilize ferramentas pagas. Então aproveite esse poderoso e prático recurso para criar campanhas e comunicados devidamente segmentados por meio dos critérios do smart content.
Envio de notificações
As notificações são recursos muito práticos e eficazes para atingir seu público com algo de destaque ou relevante para eles. Seja uma notificação dentro de uma área do cliente, ou mesmo notificações via SMS e Whatsapp, essa é uma ótima maneira de se comunicar com seus clientes e potenciais clientes.
É importante frisar que o uso desse recurso, principalmente do SMS ou Whatsapp, deve ser feito mediante aprovação do usuário. Ele precisa fornecer esses dados de contato ciente dos objetivos de comunicação do seu negócio.
E claro, não faça desse recurso algo invasivo demais e com frequência que cause desconforto no cliente. Essa também é uma das premissas de se recorrer aos conteúdos inteligentes.
Chatbots
Os chatbots proporcionam uma grande automatização no processo de atendimento e comunicação com visitantes e clientes da sua loja. E justamente por essa característica, se tornaram também muito relevantes no uso de smart contents.
Com a ajuda dos chatbots você pode fornecer perguntas frequentes automatizadas, consultar leads e convertê-los em clientes mais rapidamente. A implementação de conteúdo inteligente em chatbots é possível com a ajuda de tags. Eles permitem que você segmente seus usuários para fornecer ofertas relevantes.
As tags são anexadas aos botões. Quando um usuário clica em um determinado botão em seu chatbot, uma tag específica é anexada a ele. Em seguida, você pode filtrar todos os seus usuários com base em tags e enviar a eles apenas ofertas valiosas e personalizadas.
Conclusão
Viu como o uso da inteligência e personalização são fundamentais para executar as melhores estratégias de marketing?
Os consumidores mudam, os avanços da tecnologia permitem a coleta de cada vez mais dados, e com isso as empresas precisam se adaptar para atingir os potenciais clientes com mais eficiência.
Agora que você conhece os benefícios que sua loja online pode ter com a ajuda dos conteúdos inteligentes, é hora de desenvolver e aplicar suas estratégias.
Siga nossas dicas, procure conhecer cada vez melhor seus usuários e assim crie mecanismos para melhorar seu relacionamento com os clientes e aumentar as vendas.
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.