
Aprenda as melhores práticas de precificação de produtos
Como você faz a precificação de produtos de sua empresa? Encontrar o preço ideal para os produtos oferecidos por ela não é tarefa fácil, mas isso não quer dizer que essa tarefa seja impossível.
Muitos empreendedores acabam prejudicando a saúde de suas empresas por não levar essa questão a sério. É pensando nisso que escrevemos este post. Aqui, vamos explicar em detalhes como definir os preços dos produtos do seu negócio com segurança. Confira!
Por que devo me preocupar com a precificação de produtos?
Ao contrário do que muita gente pensa, os preços não servem apenas para atrair clientes. Uma boa estratégia pode oferecer diversos benefícios para sua organização. Entre eles, podemos destacar:
O preço ajuda a definir o seu público-alvo
O preço é um dos elementos mais eficientes para a definição do seu público-alvo. Quando bem trabalhado, ele pode ajudar a dizer ao mercado, de forma indireta, qual tipo de consumidor você deseja alcançar. Assim, você pode se diferenciar dos seus concorrentes de maneira eficiente.
O preço influencia na satisfação do consumidor
O preço também influencia na satisfação do cliente, principalmente quando ele percebe que pagou um valor justo pelo produto que adquiriu.
E lembre-se que preço justo nem sempre é o menor preço: um produto de qualidade, mesmo com um preço mais alto, pode satisfazer mais do que um produto barato, mas com pouco valor agregado.
O preço garante a manutenção do seu negócio
Um negócio saudável é um negócio que gera lucro. Sendo assim, uma política de preços eficiente permite que você garanta o pagamento de suas obrigações sem prejudicar a rentabilidade do negócio.
Em contrapartida, a definição equivocada dos preços pode levar a sua empresa à falência rapidamente, mesmo com um bom número de vendas.
Como definir os preços dos seus produtos?
Sua empresa pode definir os preços de seus produtos de diversas maneiras. Mas, para que a sua estratégia de precificação de produtos seja eficiente, é muito importante que você leve em consideração alguns passos que listamos abaixo:
Conheça os custos e as despesas do seu negócio
O primeiro passo para definir o preço dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa com segurança é conhecer bem quais são os custos e despesas necessários para manter o negócio funcionando.
Sem levar em consideração esses aspectos, a sua empresa pode ter grandes prejuízos, mesmo com uma boa participação de mercado. É por isso que uma estratégia de preços baixos, quando não planejada corretamente, pode prejudicar a saúde e a estabilidade da empresa.
Por isso, acompanhe de perto todos os custos que são próprios de sua atividade, sejam eles diretos ou indiretos. A aquisição de matéria-prima, o pagamento de energia elétrica, água, depreciação das máquinas utilizadas para o desenvolvimento de produtos etc.: tudo isso deve ser monitorado.
E assim como os custos de manutenção do negócio, as despesas que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, devem ser controladas, como o salário da equipe de manutenção, o material de escritório e a publicidade.
Defina a sua margem de lucro
Outro aspecto importante para que você determine o preço de seus produtos com segurança é a margem de lucro que você deseja conquistar com sua atividade. Por isso, você precisa definir qual será o lucro líquido de sua empresa com a venda de determinado produto ou serviço.
Lembre-se que para ter resultados, o preço de seus produtos e serviços deve cobrir não apenas os seus custos, mas também o quanto sua empresa deseja lucrar com o negócio. E não existe uma margem de lucro recomendada para todo tipo de negócio.
Sendo assim, o ideal é que você encontre um ponto de equilíbrio, mantendo a sua rentabilidade de maneira sustentável. Em muitos casos, a definição de sua margem de lucro é suficiente para tirar uma empresa do vermelho.
Acompanhe os preços de seus concorrentes no mercado
Na hora de pensar a precificação de produtos de sua empresa, você não pode se esquecer de avaliar o mercado em que você está inserido.
Conheça bem os preços praticados pelos seus concorrentes e os diferenciais que os justificam. Fazendo isso, você evita a prática de preços muito altos, que podem assustar novos clientes.
Por isso, os preços praticados por sua empresa precisam estar compatíveis com as exigências do mercado, não ficando muito longe do preço de seus concorrentes sem um bom motivo para isso.
E não se esqueça: evite entrar em guerras de preço a todo o custo. Antes de abaixar os preços de seus produtos, tente enxugar os custos de produção. Faça isso de forma que não prejudique a sua margem de lucro.
Use o cálculo do Índice de Comercialização
A definição de preços não é uma tarefa subjetiva. Existem várias fórmulas que podem ajudar você a chegar a um preço ideal para os produtos de sua organização, que não prejudique o lucro e a saúde financeira do negócio. Uma das fórmulas mais utilizadas pelo mercado é o Índice de Comercialização.
Esse método leva em consideração os impostos de comercialização, os custos fixos, as comissões, o frete e a margem de lucro desejada por sua empresa. Para ajudar você a entender como utilizar o Índice de Comercialização, veja o exemplo abaixo. Lembre-se que os percentuais apresentados nesse exemplo podem variar de negócio para negócio.
Imagine que o produto comercializado por sua empresa tenha um custo de R$ 10 por unidade. Suponha também que os impostos de comercialização, incluindo ICMS, ISS etc. sejam de 4% do valor do produto. O percentual de custo fixo (que é calculado através da soma do custo fixo, dividido pelo faturamento mensal médio anual) é de 25% do valor do produto.
Nesse mesmo exemplo, a comissão dos vendedores é de 4% e o frete representa 6% desse valor. Por fim, a margem de lucro desejada é de 15% sobre o produto comercializado. A fórmula seria descrita da seguinte maneira:
(100 – (% Impostos + % Custo Fixo + % Comissão + % Frete + % Margem de Lucro)) ÷ 100
Usando os dados do exemplo citado acima, ela seria preenchida dessa maneira:
(100 – (4 + 25 + 4 + 6 + 15)) ÷ 100
(100 – 54) ÷100
46 ÷ 100 = 0,46
O resultado dessa fórmula é o Índice de Comercialização que, nesse exemplo, é de 0,46. Mas o que fazer com essa informação? O próximo passo é dividir 1 pelo Índice de Comercialização encontrado na fórmula. Nesse exemplo, teríamos de dividir 1 por 0,46:
1 ÷ 0,46 = 2,1739
E, para saber qual o preço recomendado, ainda falta mais um passo. É preciso multiplicar o custo de produção do produto, que nesse exemplo é de R$ 10, pelo resultado da fórmula anterior:
R$ 10 x 2,1739 = R$ 21,74
Nesse exemplo, esse é o preço ideal do produto, que garante o pagamento de todas as obrigações financeiras e o lucro desejado. Não é demais?