(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

Aprenda a melhorar a logística da sua empresa

LojaVirtual.com.br / Gestão de negócios online  / Aprenda a melhorar a logística da sua empresa

Aprenda a melhorar a logística da sua empresa

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Se você tem uma loja virtual e atua no varejo, conhece o peso da logística para o sucesso do seu negócio. Afinal, esse conceito está relacionado a todos os processos de movimentação e distribuição de materiais, produtos e serviços, dos fornecedores até o cliente final.

Operar com falhas na logística é algo que pode ser fatal para o desenvolvimento de um negócio. Por essa razão, empreendedores estão sempre em busca de aprender novas técnicas, conhecer inovações e boas práticas para melhorar logística da empresa e, assim, conseguir resultados mais expressivos.

Os benefícios são muitos: clientes mais satisfeitos, processos mais eficientes e custos reduzidos são alguns poucos exemplos.

Para saber mais sobre o assunto, continue conosco, conheça a importância das operações da cadeia de suprimentos e confira dicas que vão te ajudar a trabalhar em alta performance! Acompanhe e aproveite a leitura!

Por que aprimorar a logística empresarial?

Com a popularização de e-commerces no país, quais são os fatores que determinam que um cliente vai preferir comprar em seu site e não com a concorrência, além do produto ou serviço em si? Um prazo de entrega interessante, um bom atendimento dos pedidos e um frete atraente certamente chamam a atenção dos consumidores, não é mesmo?

logística tem causado uma verdadeira revolução no mercado, ditando a forma como parcerias, estratégias e concepção de produtos ou serviços acontecem atualmente. Sua natureza dinâmica se tornou cada vez mais relevante para o dia a dia das empresas, pois seus processos estão ligados à movimentação de bens, informações e insumos da forma mais rápida, segura e econômica possível.

As operações logísticas englobam etapas como estoque, transporte, distribuição, armazenagem e processamento de pedidos dos clientes; atividades críticas para a sobrevivência e competitividade de uma loja virtual.

Por essa razão, o compromisso com a melhoria e aperfeiçoamento da cadeia de suprimentos deve ser prioridade para empresários, pois esses elementos são determinantes para que um negócio se mantenha firme no mercado.

Quando um empreendedor investe para melhorar a logística da empresa, ele logo observa benefícios para o seu negócio como:

  1. Visão integrada: uma boa gestão da logística permite um olhar mais completo e apurado de todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o recebimento dos insumos até a entrega ao cliente final. Quando mais conhecimento o empreendedor tem, melhores são suas tomadas de decisão;
  2. Processos organizados: o gestor se dedica a coordenar as etapas da logística, ele descobre formas de otimizar atividades, elimina erros e desperdícios e adota operações mais inteligentes. Consequentemente, a empresa economiza tempo e gastos;
  3. Mais agilidade e eficiência: a gestão aprimorada da logística garante operações mais rápidas, eficazes e bem planejadas;
  4. Inovação: a automatização de processos e o uso de tecnologias fazem parte da gestão logística moderna e colocam a empresa em um patamar superior, agilizando as respostas, evitando falhas, gargalos e o retrabalho;
  5. Aumento da qualidade do serviço: o resultado do investimento na gestão de logística poder oferecer um serviço que realmente agregue valor para os clientes, o que faz com que a empresa ganhe destaque no mercado, retenha e conquiste ainda mais consumidores.

Quais são as melhores práticas de logística?

Planejar as etapas da cadeia de suprimentos e aprimorar seus processos são ações possíveis com base nas melhores práticas do mercado. Conheça 4 atitudes que você deve adotar agora mesmo:

1. Melhore sua previsão de demanda

Para uma loja virtual, a gestão de estoques é crucial. É com base nos níveis de estocagem que um empreendedor sabe se conseguirá ou não entregar o que o cliente precisa.

Todavia, definir o melhor modelo de estoque para o seu negócio é também a chave para o sucesso da empresa. Operar com grandes quantidades pode ser um erro: o encalhe ou depreciação dos produtos, além de comprometer o capital de giro da empresa, pode resultar e prejuízo financeiro. Por outro lado, a falta de itens significa a perda de vendas.

A quantidade de materiais ideal depende de cada negócio, mas pode ser encontrada por meio da previsão de demanda. Planejar o futuro e antecipar tendências de consumo e as necessidades dos clientes é uma boa maneira de trabalhar com estoques na medida e evitar desperdícios.

2. Alie-se aos melhores fornecedores

A qualidade dos materiais e do serviço dos seus fornecedores impacta diretamente no rendimento da sua produção. Por isso, na hora de selecioná-los, priorize os que oferecem a melhor relação custo-benefício.

Considere valores, prazos de entrega e condições de pagamento, já que eles afetam seu sistema distribuição de pedidos e formação dos preços finais para o cliente.

Se você encontrou o fornecedor ideal, alie-se a ele e trabalhe em parceria, na qual ambos se beneficiam. Com essa postura, você consegue negociar melhores prazos e preços, além de poder traçar ações estratégicas que favoreçam as duas empresas.

3. Invista em tecnologia

Como falamos, inovar é indispensável atualmente para empresas que buscam se fortalecer no mercado. São muitas as novidades no setor, porém destacamos aqui 3 soluções que não podem faltar no seu plano para melhorar a logística da empresa:

  1. Roteirização: são sistemas digitais que desenham as rotas a serem seguidas nas entregas, levando em conta o itinerário mais curto e rápido, promovendo economia de recursos, combustível e melhor uso da frota;
  2. Monitoramento de cargas: empresas que investem no recurso do rastreamento em tempo real de mercadorias oferecem um grande diferencial para o cliente. Além disso, esse recurso é um grande aliado na gestão de riscos, reforçando a confiabilidade do transporte em casos de roubos, desvios de rota e atrasos;
  3. Software de gestão: a logística é composta de diversas operações que funcionam em cadeia. Controlar todas as suas etapas e o grande volume de dados pode ser um desafio, que é facilitado pela tecnologia com o auxílio de um software de gestão. Essa solução permite a integração dos dados e atividades, essencial para que a empresa esteja mais alinhada e conte com processos precisos.

4. Escolha bem sua transportadora

Para sua loja, o que vale mais a pena: ter uma frota própria, enviar produtos pelos Correios ou contratar uma transportadora? É sempre bom lembrar que pedidos que chegam fora do prazo ou produtos avariados no transporte são causas recorrentes de grande insatisfação dos clientes.

Cabe ao empreendedor fazer as contas e, se for optar por uma transportadora, não deixe de selecionar com cuidado e preferia fechar negócio com aquelas que têm boa reputação no mercado e que sejam especialistas no segmento que você atua. Isso sem dúvidas fará a diferença na qualidade da sua entrega!

Apostar em boas práticas para melhorar a logística da empresa pode te colocar no topo do mercado e favorecer o desempenho do seu negócio. Não perca tempo e aproveite essas dicas!

Gostou de aprender a como melhorar a logística da sua empresa e quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como este? Então, não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhe nossas novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn

.

Crie sua loja virtual agora mesmo

Crie sua loja, experimente os recursos e comece a vender!

Experimente Grátis
Share

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

No Comments

Post a Comment