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A importância do nicho de mercado para ganhar dinheiro na Internet

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A importância do nicho de mercado para ganhar dinheiro na Internet

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Com todas as possibilidades que a internet tem proporcionado nos últimos anos, o conceito de nicho de mercado entra na mira dos empreendedores cada vez mais. Isso porque, hoje em dia, é difícil encontrar algum tipo de produto ou serviço que não esteja disponível online.

As distâncias, portanto, tornaram-se barreiras facilmente transponíveis por um simples clique. Diante dessa realidade, a atuação seletiva surge como a solução mais viável para quem deseja obter sucesso em e-commerces.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Nicho de mercado: o que é e por que importa?

Trabalhar em um nicho de mercado é o mesmo que focar em um segmento com necessidades particulares pouco exploradas ou inexistentes. Se há um mercado específico, em que parte dos clientes não está tendo as demandas supridas pelos fabricantes, existem oportunidades.

Quando uma empresa consegue visualizar um nicho com tais características, pode explorá-lo de forma dominante. E a partir daí obter um alto lucro. Ao identificar um segmento com demanda latente, o empreendedor tem mais chances de acertar ao estabelecer estratégias de marketing, focando na diferenciação e no relacionamento com os clientes.

E, uma vez feito, esse elo é dificilmente quebrado pela concorrência. Para exemplificar o assunto, vamos imaginar a área da nutrição. Muitos podem achar que ela representa um nicho de mercado, mas é possível ir mais fundo, sendo mais específico.

Receitas para pessoas com intolerâncias têm mais chances de indicar um nicho de mercado dentro do segmento da nutrição. Outro exemplo pode ser o público que consome informações sobre o mundo das dietas (de preferência, as específicas para quem precisa engordar, perder peso, tem hipertensão etc)

Ou seja: cada “microárea” que integra um mesmo segmento pode receber o título de nicho de mercado. Assim, especifica-se a audiência no perfil de consumidor geral.

Se você quer abrir e estruturar seu próprio empreendimento, como pretende se destacar? E de que forma vai disputar com a concorrência em um mercado tão vasto?

Você espera produzir conteúdo sobre tudo? Planeja vender produtos de segmentos diferentes em sua loja virtual, mesmo que isso o faça ser como um frágil passarinho em um bando de aves de rapina?

Pense em qual é a melhor maneira de começar seu negócio online. Tome todo o tempo que for preciso, pois, para assegurar o destaque e tornar seu site reconhecido por seu valor, é preciso estratégia e planejamento.

Como escolher um segmento?

Então, você já entendeu que definir um nicho de mercado é importante e agora quer escolher um? Vamos lá!

Em primeiro lugar, entenda que tudo começa na subdivisão do mercado principal. Uma chave para encontrar ótimos nichos está na relação de “você sabe fazer” com “quem você quer atingir”.

Para isso, é necessário entender quem é o seu público. Saber o que ele procura e, por fim, o que você pode oferecer a ele. Definir um nicho de mercado o ajudará a acertar com mais facilidade na produção de conteúdo específico. Isso sem contar com a satisfação e o apoio do consumidor.

Seu trabalho de direcionamento dentro do mercado geral fará com que o cliente se sinta seguro e fidelizado. Na hora de escolher seu grupo segmentado, pense nesses 3 fatores:

  • sua paixão pelo nicho de mercado;
  • seu know-how sobre os gargalos da área;
  • o tamanho e a demanda do segmento.

Qual é o poder da segmentação de mercado?

No mercado dos empreendedores digitais, uma das regras para quem está começando é: quem tenta agradar a todos acaba não agradando a ninguém.

Conhecer sua audiência implica em saber por que ela chega até o seu site. Entender porque ela compra seus produtos ou contrata seus serviços, descartando a concorrência. Se você ainda não tem um público, pelo menos já sabe com quem deseja se comunicar?

A segmentação de mercado se estabelece pela separação do mercado consumidor em grupos com interesses parecidos. Quando um conjunto de indivíduos tem características, comportamentos, necessidades e desejos semelhantes, fica mais fácil oferecer uma solução que atinja a todos.

Então, se você quer ampliar as chances de produzir exatamente aquilo de que seu público necessita, esforce-se para saber o máximo possível sobre ele. Uma boa dica para fazer uma segmentação de mercado bem-sucedida é usar o processo de definição de persona.

Trata-se de criar uma espécie de avatar, capaz de representar as características do público-alvo. A ideia é entender melhor como funciona a cabeça do cliente, descobrindo novas oportunidades e até mesmo nichos não atendidos pelos grandes competidores.

Por que é importante ser um expert no seu nicho de mercado?

Quando você se propõe a trabalhar dentro de um nicho de mercado, sua linha de produtos ou serviços precisa atender, de fato, ao grupo escolhido. Trata-se de reunir suas energias para estreitar laços com o público, tornando-se um especialista naquele segmento.

O perfil de seu público-alvo deve ser um objeto de estudo constante, a ponto de você ser considerado uma referência no assunto. Só assim será possível satisfazer suas necessidades, atender com excelência e se consolidar como o fornecedor favorito.

Como saber se vai dar certo?

Não há uma fórmula capaz de garantir o sucesso de sua escolha, pois o mercado de e-commerce é cheio de variedades e imprevistos. Estudo e disposição são fundamentais, mas é claro que, seguindo algumas instruções, é possível reduzir a margem de erros e caminhar com mais segurança pela trilha do sucesso de sua loja virtual.

A dica mais importante para a escolha do nicho certo é manter os olhos abertos para as necessidades que não estão sendo atendidas em mercados maiores. Busque saber se as pessoas pagariam mais por um produto ou serviço capaz de suprir a demanda, de fato.

Os maiores cases de sucesso no mercado digital começam com empreendedores que identificam nichos com problemas não solucionados. Portanto, se você quer descobrir as minas de ouro praticamente inexploradas, fique atento às entrelinhas!

Quer saber se vai funcionar? Lembre-se: mais importante do que reparar em todo o mercado consumidor é tirar a atenção do que você pensa ser importante para ouvir o que o outro tem a dizer sobre suas necessidades.

Quando o seu nicho de mercado for estabelecido, você estará pronto para dar novos passos na construção de seu negócio. Que tal exercitar sua mente de consumidor e compartilhar conosco em qual segmento você se encontra? Deixe seu comentário e mãos à obra!

Agora que você aprendeu a importância do nicho de mercado, que tal saber dicas para abrir um negócio de sucesso? Veja em nosso blog!
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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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