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7 passos para ter sucesso ao vender pelo Facebook

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7 passos para ter sucesso ao vender pelo Facebook

Tempo de Leitura: 4 minutos.
Por contar com mais de 2 bilhões de usuários ativos, no quesito redes sociais mais usadas no mundo, o Facebook é líder absoluto. Além de ser um espaço para se divertir, se informar e reencontrar amigos da escola ou contatos perdidos, a plataforma também é uma boa aposta para empreendedores que desejam conquistar mais clientes e maximizar sua receita.Afinal, o volume de acessos da página é incalculável, logo, uma excelente oportunidade para investir em estratégias de marketing digital. Antenada com essa tendência, a rede social se profissionalizou e incorporou recursos e ferramentas voltados para empresas. Agora, é possível criar anúncios inteligentes e direcionados e fechar negócios diretamente pela plataforma.

Quer saber como tirar proveito dos milhares de acessos diários dessa rede social a fim de potencializar o alcance da sua marca? Para isso, não basta simplesmente anunciar, é preciso conhecer as táticas certas. Então, confira 6 passos que vão ajudar você a vender pelo Facebook e lucrar mais!

1. Conheça seu público-alvo

Se seu objetivo é vender mais pelo Facebook, você precisa buscar meios de atrair e fidelizar o público interessado no produto ou serviço que você tem a oferecer. Por isso, conhecer essas pessoas a fundo é crucial.

Para tal, busque saber mais do que os dados básicos que compõem o perfil de um consumidor, como faixa etária ou classe social. Para conseguir aprimorar suas estratégias de venda, amplie seus conhecimentos e elabore uma persona.

Em termos gerais, uma persona é um arquétipo do que seria o consumidor ideal da sua marca. Além de informações essenciais demográficas, essa representação contempla, entre outros, dados como:

  • os interesses da pessoa;
  • suas preferências;
  • como ela busca informação;
  • seus hábitos de consumo;
  • suas dores e os problemas que enfrenta no dia a dia.

Dominar o perfil do seu público-alvo é indispensável para saber como atingi-lo e como entregar produtos ou promoções mais alinhados com suas vontades, expectativas e demandas reais. Logo, as chances de conversão são maiores.

Se você não sabe por onde começar, saiba que o próprio Facebook pode ajudá-lo nessa pesquisa. A ferramenta analítica Facebook Audience Insights compila dados demográficos e comportamentais sobre os usuários que curtem sua página. Assim, você tem acesso a informações concretas para começar a construir sua persona.

2. Humanize sua comunicação

Na internet, de modo geral, o volume de informações é grandioso, por isso, é preciso inovar na comunicação para realmente conseguir atrair e reter a atenção do público. Assim, marcas que investem em uma comunicação mais humanizada conseguem se aproximar mais das pessoas e, com isso, gerar mais confiança e engajamento, fatores decisivos para vender pelo Facebook.

Afinal, de nada adianta criar uma página e postar continuamente mensagens tentando vender produtos — o que pode assustar e afastar clientes em potencial. Interaja com o público por meio de postagens afetuosas e bem-humoradas que estimulem a proximidade e, posteriormente, levem à conversão.

3. Promova seus produtos e serviços

O Facebook possibilita o uso de uma ferramenta paga para anúncios, o Facebook Ads. Com ele, o empreendedor pode criar campanhas segmentadas de acordo com as análises de dados da plataforma e, assim, impulsionar as visitas e o engajamento.

A rede social também oferece uma série de opções para postar um anúncio. Você pode escolher em que lugar ele aparecerá na página e em qual formato — carrossel de imagens, vídeos, canvas (que combina vídeos e imagens), entre outros. Além disso, você pode controlar seu orçamento e decidir o quanto quer gastar com publicidade.

4. Capriche no visual do seu anúncio

Anunciar é uma ótima estratégia para vender pelo Facebook, tanto que várias empresas usam esse recurso. Assim sendo, com tanta informação aparecendo na tela, é imprescindível que seu anúncio seja cativante a fim de convencer os usuários a acessar sua loja virtual e comprar seus produtos ou serviços.

Para criar uma publicidade atraente, você vai precisar investir em imagens de qualidade e técnicas de copywriting. Isso porque as pessoas tendem a interagir mais com anúncios que tenham um apelo visual. Então, aposte em fotos bem iluminadas, com alta resolução e em diferentes enquadramentos, com o objetivo de mostrar bem o produto.

Para que o anúncio seja um sucesso, as imagens devem estar acompanhadas de um texto convincente e bem pensado. O copywriting é um método de criação de conteúdo que tem a finalidade de convencer visitantes a realizar uma ação, como curtir uma página ou compartilhar uma postagem. Um anúncio visualmente interessante e com um texto persuasivo tem mais chances de compartilhamento e de ganhar cliques direcionados para seu e-commerce.

5. Faça promoções e concursos para vender pelo Facebook

Ganhe publicidade espontânea e incentive o engajamento por meio de promoções e de competições no Facebook. Concursos são divertidos, fáceis de fazer e capazes de atrair milhares de pessoas para sua página.

Opte por modelos comuns como pedir para as pessoas comentarem para ganhar um desconto ou um presente, ou compartilharem um post e marcarem um número X de amigos. Você pode, inclusive, impulsionar essa publicação e potencializar a abrangência do seu concurso.

6. Explore o Facebook for Business

Como falamos, a rede de Mark Zuckerberg percebeu o aumento no número de pessoas que desejam vender pelo Facebook e lançou uma plataforma exclusiva para negócios, o Facebook for Business.

Nela, o empreendedor tem acesso a vários recursos que o auxiliam a gerenciar o desempenho da sua marca na rede social. Assim, é possível acompanhar a performance dos anúncios e monitorar dados como evolução das curtidas e demais interações com o público.

Portanto, desfrute das ferramentas disponíveis para entender, com precisão, o andamento das suas campanhas e analisar seus resultados. Quanto mais conhecimento você coletar, mais saberá como refinar suas estratégias e vender pelo Facebook.

7. Aposte em vídeos curtos

Além do Facebook, o YouTube é uma rede social de sucesso no mundo e com grande adesão no Brasil. Assistir e compartilhar vídeos são manias atuais, tanto que a própria plataforma do Facebook está repleta deles.

Logo, aproveite que as pessoas estão interessadas nesse formato e crie um vídeo pequeno e criativo que esteja em sinergia com o produto ou o serviço que você vende. Os exemplares que contam histórias divertidas, receitas ou dicas são os mais acessados, por exemplo. Para enriquecer sua página no Facebook, use a imaginação e elabore um clipe que mostre sua marca de uma forma inovadora.

Vender pelo Facebook é extremamente vantajoso e acessível. Com as estratégias certas, você conseguirá atingir mais pessoas, fortalecer seu relacionamento com elas e, assim, alavancar as vendas da sua loja virtual!

Gostou de conhecer esses passos para vender pelo Facebook de forma eficiente? Tem alguma dúvida ou dica diferente sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe suas ideias conosco!

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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