
Diferente do que muitas pessoas acreditam, vender não é um talento natural: qualquer um pode ser um bom profissional de venda, desde que tenha informação e prática.
Parte desse aprendizado é descobrir quais são as melhores estratégias para conversar com pessoas em potencial e transformá-las em clientes com a abordagem correta, inclusive na internet.
Escolher as melhores comunicações, legendas e abordagens é fundamental para que o seu negócio se destaque no mercado.
Neste artigo, vamos te apresentar as principais palavras-chave que transformarão seu negócio, independentemente do segmento.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave são a principal ferramenta de busca na internet. É por meio delas que os usuários encontram o que precisam nos buscadores.
Por exemplo, se você quiser encontrar uma plataforma capaz de gerir os contatos da sua empresa e entregar estratégias de contato, você pode pesquisar por: sistemas de crm gratuitos, plataformas de dados, etc.
Esses termos são considerados como as palavras-chave da pesquisa, isto é, expressões que facilitam o posicionamento da página e ranqueamento geral.
Assim, os primeiros resultados — inclusive os anúncios, serão muito provavelmente de sites e publicações que utilizam esse termo com palavras-chave em suas comunicações.
Então, pensando em uma boa estratégia, as empresas de crm precisam usar palavras-chave em todo o conteúdo comercial, anúncios e outras postagens na Internet para informar aos usuários o que eles encontrarão.
Por que investir no uso de palavras-chave?
Assumindo que as palavras-chave estão diretamente relacionadas às necessidades do cliente, o que uma empresa precisa fazer é utilizar a terminologia correta relacionada ao seu negócio em todos os conteúdos produzidos na internet.
Isso varia desde descrições de produtos em sua loja virtual (ou site da agência) até anúncios patrocinados.
Os algoritmos da internet, que varrem o conteúdo colocado na Internet (o mecanismo de rastreamento de conteúdo), destacam aqueles com o melhor desempenho e palavras-chave relacionadas ao tópico.
Por exemplo, se a sua empresa oferece um software de CRM e produzir conteúdo com a palavra-chave crm preço, as chances desta publicação se destacar é maior.
Vale lembrar que, quanto mais confiante e organizado for o conteúdo, mais fácil será para os usuários encontrá-lo na Internet.
As vantagens que as palavras-chave oferecem ao seu negócio online
As palavras-chave funcionam como uma espécie de engrenagem: quanto mais precisas e claras, maior a probabilidade de os usuários encontrarem o que precisam.
Além das palavras-chave, o conteúdo ou produto/serviço apresentado (no caso de uma empresa) deve ser de alta qualidade.
Dessa maneira, será possível desfrutar de benefícios como:
- Maior visibilidade;
- Crescimento de clientes;
- Credibilidade;
- Aumento das vendas.
É importante lembrar que: as palavras-chave são o primeiro passo em uma estratégia de marketing digital para atrair clientes e ter um controle de leads.
Principalmente em um negócio 100% digital, pois o primeiro contato que um cliente tem com sua empresa é por meio de algo que chama a atenção na internet.
Aqui estão 7 expressões que garantem transações mais rápidas — para que mais dinheiro entre nas caixas registradoras do seu negócio.
1. Palavras poderosas
De acordo com especialistas consultados pela HubSpot, o discurso de um vendedor de sucesso contém palavras que transmitem força. Tais expressões evocam fortes emoções durante o processo de negociação, o que pode influenciar a tomada de decisão do cliente.
Alguns exemplos são: “conquista”, “incrível” e “vitória”.
2. Nome do cliente
Usar o nome do cliente em uma negociação ou e-mail marketing, mostra que a conversa é personalizada para o indivíduo.
Dessa maneira, os consumidores prestarão mais atenção ao que você tem a dizer e podem até se sentir mais próximos.
3. “Você”
Especialistas apontam que os clientes em potencial são a chave para uma venda bem-sucedida.
Portanto, use a palavra “você” no início da conversa para fazer os consumidores se sentirem especiais — cuidado com os excessos, uma vez por minuto é o ideal.
4. “Imagine”
Recomendamos que você não foque apenas em contar a história do que vende: faça de seus clientes os protagonistas da trama.
O imperativo “imaginação” não só permite que o consumidor ouça mais sobre o produto ou serviço, como também o coloca em cena, fazendo-o visualizar como seria estar lá.
5. “Valor”
Na verdade, o consumidor não busca vantagem sobre concorrentes ou especificações técnicas de um produto: procura algo que o ajude a atingir seus objetivos de vida, o “valor” que o produto agrega.
Bons vendedores devem garantir a comunicação boa do valor que o produto ou serviço oferecido pode trazer para o cliente.
6. “E”
Nunca use a conjunção “mas” ao listar as características do produto ou serviço que está vendendo, isso afasta o consumidor ao passar a ideia de adversidade. Por outro lado, a palavra “e” dá um complemento e compreensão do que foi dito antes.
Tais expressões dão a ideia de concordância, mesmo que você discorde.
7. “Porque”
Um estudo de Harvard mostrou que as pessoas estão 20% mais dispostas a fazer algo quando um motivo é apresentado. Portanto, mostre aos seus clientes o porquê vale a pena comprar o produto ou serviço.
Por exemplo: além de criar conteúdos com palavras-chave — como crm preço, para empresas que fornecem esse software, aposte também em termos que sirvam para explicar a importância do serviço.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.