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7 métricas para vendas online que você precisa acompanhar

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7 métricas para vendas online que você precisa acompanhar

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Há um grande número de empresas que fecham antes dos 5 primeiros anos de atividade — mais especificamente 6 em cada 10. Os negócios digitais também enfrentam esse problema, por isso precisam de boas métricas para vendas online, assim podem ter uma visão mais abrangente, fazer boas escolhas e agir estrategicamente.

“Se não pode medir, não pode gerenciar”. A frase dita por Peter Drucker, um dos maiores pensadores da Administração de todos os tempos, parece ter mais sentido hoje. Apenas com boas métricas é possível gerenciar a sua loja virtual, portanto, o tema merece atenção extra.

Conheça, agora, as 7 melhores métricas para vendas online. Boa leitura!

1. Taxa de conversão de vendas

A primeira métrica está ligada à efetividade da operação de venda. O objetivo é entender quantas pessoas que visitaram sua loja virtual tornaram-se, efetivamente, compradores. Seu cálculo é relativamente simples, e você vai aprender agora.

A taxa relaciona o número de clientes que entram na loja virtual com o número de produtos efetivamente vendidos. Portanto, é possível usar a seguinte fórmula:

Taxa de conversão (%) = vendas fechadas / número total de visitantes x 100.

Uma boa dúvida é: qual a taxa ideal? Ela varia muito de acordo com cada negócio e estratégia de venda utilizada. Quando a estratégia é liderança de baixo custo, por exemplo, a taxa de conversão costuma ser maior, porém, o lucro líquido é menor.

Em geral, quanto maior a taxa de conversão da loja online, melhor.

Para melhorar essa métrica, utilize uma plataforma de loja virtual inteligente, use boas imagens para os produtos vendidos e gere descontos progressivos.

Assim, além de estimular a compra, poderá melhorar a reputação da sua loja virtual no mercado.

2. Taxa de abandono de carrinho

Há um momento do “quase compra”, em que o cliente até coloca os produtos de interesse no carrinho mas, no final, acaba desistindo. Esse dado também é crucial para a empresa, refletindo a eficácia da estratégia de venda.

Veja como calcular:

Taxa de Abandono (%) = número de carrinhos abandonados / número total de carrinhos x 100.

Além de entender o percentual final, para solucionar esse problema, é preciso descobrir o que está ocasionando a desistência. Pode ser uma plataforma de e-commerce pouco funcional, por exemplo. Portanto, converse com o seu cliente.

3. Crescimento mês a mês

Uma das maiores vantagens da loja virtual é a ampla possibilidade de crescimento. Há poucas barreiras que inibem o processo do negócio, visto que os custos são menores e que toda a transação é feita online.

Então, como calcular o crescimento mensal?

Crescimento (%) = (receita mês atual – receita mês anterior) / receita mês anterior x 100.

Tome como referência as taxas de crescimento do seu segmento ou do PIB do país, assim saberá se está abaixo ou acima da média. Para crescer mais, otimize a receita elevando o valor médio das vendas e estimulando a taxa de conversão de clientes.

4. Nível de satisfação dos clientes

O nível de satisfação dos clientes que visitam a loja é uma das mais importantes métricas para vendas online. Ela permite identificar quem realmente gostou do produto/e-commerce e quem não gostou, assim como expressar isso em números.

Para tanto, uma importante métrica é o NPS. Ele é feito com base em uma pergunta: “de zero a dez, o quanto recomendaria nossa loja para um amigo ou familiar?”.

Notas abaixo de 6 representam clientes detratores. Notas entre 9 e 10 representam clientes promotores, que amam e atuam como embaixadores da loja online.

NPS (pontos) = % promotores – % detratores.

Acima de 75 pontos está a zona de excelência, em que boa parte dos clientes são verdadeiros embaixadores da marca. Portanto, esse deve ser o objetivo. Para a loja virtual, a pesquisa pode ser implementada por meio de plugins específicos.

5. Ticket médio

Qual o valor médio que cada cliente gasta em sua loja virtual? Se ainda não sabe, é bom trabalhar com o ticket médio. Ele relaciona o valor total da venda com o número de clientes para identificar o valor final.

Entenda, agora, com a fórmula:

Ticket por cliente (R$) = valor total das vendas / número de clientes x 100.

Para otimizar o ticket médio, o ideal é pensar em um mix de produtos com um maior valor agregado, em que o cliente possa identificar um adequado custo-benefício.

Desse modo, além de otimizar o valor do ticket médio, poderá aumentar o volume de vendas.

6. Percentual de lucratividade da loja virtual

Por maior que seja a receita de uma loja virtual, o que mais importa é a capacidade de gerar lucro líquido. Isto é, o potencial de pagar todos os custos e despesas por meio de suas vendas, além de gerar valor financeiro para os sócios e investidores.

O percentual de lucratividade é muito fácil, bastando ter dois principais dados: o lucro líquido e a receita total da loja.

Entenda agora:

Lucratividade (%) = lucro líquido / receita total x 100.

Mais uma vez, o percentual ideal de lucro pode variar de acordo com cada negócio, sua estratégia e tempo de mercado. Empresas recém-constituídas, que ainda estão construindo sua reputação no mercado, costumam operar com menores margens.

Há muitas dicas para melhorar o lucro, sendo as principais: reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e administrar eficazmente o preço dos produtos vendidos.

7. Custo de aquisição de clientes

A última métrica é chamada de CAC, e representa o custo de aquisição de clientes. Ela mede o quanto se investe para adquirir cada novo cliente da loja virtual, indicando a eficiência da estratégia de marketing e vendas.

Confira como fazer o cálculo:

CAC (R$) = investimentos totais em marketing e vendas / número de novos clientes conquistados.

Para melhorar o CAC, o ideal é utilizar meios de marketing mais acessíveis e eficazes, como o digital e o boca a boca. Além disso, crie campanhas promocionais inusitadas, melhore o aspecto do e-commerce e invista no excelente atendimento ao cliente.

Como pôde observar, são muitos indicadores que podem ser utilizados. Eles permitem uma visão global do processo de vendas, da eficácia das estratégias, do nível de satisfação do cliente, entre outros fatores.

Como resultado, você poderá formular melhores planos e potencializar o crescimento da loja virtual.

Agora que você entende as principais métricas para vendas online, saiba que uma boa plataforma é essencial para todas elas. Portanto, veja em nosso guia o que fazer para escolher a melhor plataforma para sua loja virtual!
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