(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

7 dicas sobre como obter excelência no atendimento ao cliente

LojaVirtual.com.br / Atendimento ao cliente  / 7 dicas sobre como obter excelência no atendimento ao cliente

7 dicas sobre como obter excelência no atendimento ao cliente

Tempo de Leitura: 0 minuto.

Se existe um assunto que gera inúmeras dúvidas nos empresários, independentemente de qual seja o seu porte ou segmento no mercado, é a satisfação de seus consumidores em relação ao atendimento.

Afinal, saber se os clientes estão satisfeitos com o atendimento que têm recebido de sua empresa é um aspecto muito importante para utilizar como base em seu planejamento de negócios, não é verdade?

Por isso, tanto se investe na excelência no atendimento ao cliente. Mas será que você sabe o que é isso?

Pois bem, o conceito pode ser um tanto abstrato, já que a ideia de excelência pode variar de pessoa para pessoa, mas, quando estamos nos referindo ao atendimento, as coisas podem ser um pouco mais complexas.

O que é excelência no atendimento?

A excelência no atendimento ao cliente, basicamente, é a forma mais adequada de tratar o seu consumidor, de modo que nenhum transtorno seja causado, tanto a ele quanto a você, no papel de empresa.

Além disso, um atendimento excelente visa a ajudar o cliente a alcançar o seu objetivo e a solucionar o seu problema. Em outras palavras, excelência é sinônimo de eficiência e agilidade total.

Confira agora algumas dicas úteis para proporcionar um atendimento de qualidade a seus consumidores.

1. Saiba escutar os seus clientes

Alguma vez você já percebeu que estava falando com alguém e essa pessoa não estava prestando atenção? A sensação é frustrante, não é mesmo?

O mesmo se aplica ao cliente que, ao argumentar com o vendedor, percebe que ele não o estava escutando de verdade.

O resultado dessa experiência pode ser a perda de um consumidor em potencial, que procurará a concorrência para receber um atendimento respeitoso e que atenda às suas expectativas.

Para evitar esse tipo de problema, ouça o que seus fregueses têm a dizer, preste atenção em seus argumentos, problemas e desejos. Foque em resolver a sua necessidade de imediato, de acordo com o perfil do seu cliente.

2. Faça uma análise dos resultados

O padrão de excelência no atendimento ao cliente não deve ser pautado no seu conceito pessoal, mas em resultados reais. Para isso, faça uma análise sobre os resultados das vendas e a satisfação dos consumidores nos últimos períodos.

Mensurar esses dados é o melhor caminho para saber se o seu negócio está se dirigindo ao caminho correto, ou se será necessário implementar novas medidas para melhorar a qualidade do atendimento.

Erros são inevitáveis, mas o gestor tem a responsabilidade de saber utilizá-los para trazer melhorias para a organização.

3. Tenha um planejamento bem estruturado

Planejamento é tudo, principalmente se você pretende manter seu negócio atualizado e competitivo. A equipe de vendas precisa conhecer o perfil de seu público-alvo, de modo que seja possível utilizar as melhores estratégias e argumentos para conquistá-los e, até mesmo, fidelizá-los.

Por isso, é imprescindível que seu negócio conte com um planejamento bem estruturado, seja um estabelecimento físico, seja uma loja virtual.

O fato é que você precisa projetar todas as necessidades e potencialidades do empreendimento a curto, médio e longo prazo para “prever” a sua situação econômica e possíveis problemas futuros.

4. Seja transparente com o seu público

Um grande erro que muitos empreendedores cometem, principalmente aqueles que trabalham em setores ligados às vendas, é deixar que a ambição demasiada os faça criar fantasias a respeito de seu produto ou serviço, com o intuito de seduzir o cliente e fazê-lo concretizar a compra a qualquer custo.

A princípio, pode parecer que essa é uma estratégia eficiente, mas ela carrega uma série de efeitos colaterais negativos, como:

  • insatisfação dos consumidores;
  • redução da credibilidade da empresa no mercado;
  • aumento no índice de reclamações no pós-vendas.

Basicamente, a empresa tem a sua imagem prejudicada, repelindo possíveis novas vendas. Portanto, é muito importante sempre falar a verdade e ser transparente com o seu público.

Por exemplo, se o seu segmento é o de vestuário, em vez de falar que qualquer roupa está linda no corpo do cliente, faça sugestões de combinações melhores ou apresente outros produtos.

Afinal, se o cliente ficar satisfeito com sua aquisição, certamente ele fará mais compras no futuro e a experiência positiva ficará marcada em sua memória.

5. Aposte em tecnologia

Em um mundo tecnológico em que todos os processos são realizados por meio de softwares e aplicativos, a empresa que deseja se manter competitiva precisa considerar a implementação de ferramentas inovadoras em sua estratégia de negócios.

Automação é a palavra-chave para se obter excelência no atendimento ao cliente, pois à medida que os procedimentos repetitivos são automatizados por um sistema tecnológico, você tem mais tempo para se dedicar a quem realmente importa: o seu cliente.

Hoje em dia, podemos contar com softwares para gerir as finanças da empresa, melhorar o relacionamento com o consumidor, enviar inúmeros e-mails simultaneamente e, até mesmo, responder mensagens de seus clientes por meio de inteligência artificial, entre muitas outras funções.

6. Demonstre confiança

Ao montar o seu próprio negócio, a ideia é ser o melhor produto ou serviço do mercado, correto? Afinal, todos buscamos excelência, não somente no atendimento, mas em todas as áreas da empresa.

Pois bem, aja de acordo e demonstre confiança. Faça o seu cliente o enxergar como a melhor empresa para fornecer soluções para seus problemas.

Para isso, estude bastante sobre o seu produto ou serviço, faça pesquisas sobre o comportamento do seu consumidor, busque o máximo de informações que puder para que você se torne um verdadeiro expert no assunto.

Vale lembrar, ainda, que ser um especialista não quer dizer que você deve ser arrogante com os seus clientes. Muito pelo contrário, coloque-se sempre em uma posição de servi-lo, mostrando que, apesar de você dominar o mercado em que atua, ainda pode aprender algo com o seu público.

Tenha paciência com os seus compradores, mesmo que eles não entendam tanto quanto você sobre o produto. Evite a necessidade de demonstrar que seu conhecimento é superior, pois essa prática pode afastar os clientes.

7. Invista em sua equipe de vendas

Para finalizarmos o conteúdo de hoje, não poderíamos deixar de citar a importância de investir em seu time de vendedores, já que essa é a principal ferramenta na aquisição de clientes e captação de recursos para o negócio.

Invista em treinamentos, qualificações e capacitações para reforçar a sua linha de frente, pois essas práticas não podem ser vistas como um custo, mas como um investimento.

Além disso, reforce a relação interna, estimulando o trabalho em equipe e a competitividade saudável entre os profissionais de vendas.

Se a sua intenção é obter excelência no atendimento ao cliente, é imprescindível investir nas habilidades dos indivíduos que terão contato direto com o seu público todos os dias, não é verdade?

Agora que já conferiu as nossas dicas para obter excelência no atendimento ao cliente, confira também a evolução do SAC para o atendimento 3.0.
Crie sua loja virtual agora mesmo

Crie sua loja, experimente os recursos e comece a vender!

Experimente Grátis
Share

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

No Comments

Post a Comment