
6 motivos para utilizar um chat online como canal de atendimento
Utilizar um chat online como canal de atendimento é uma das formas mais atuais, e também a mais indicada, para oferecer atendimento ao cliente.
Embora com o avanço da tecnologia, existam atualmente no mercado inúmeras ferramentas que facilitam o contato com o cliente na hora do atendimento, como e-mail, fóruns, telefone o chat online é a que mais se destaca.
Esse destaque se dá graças a quantidade de recursos e também diferentes formas de aplicação que tornam o chat online uma ferramenta vantajosa tanto para o consumidor quanto para o empreendedor, como é o caso JivoChat.
E para que possa compreender os motivos que levam o chat online a ser apontado como o canal de comunicação mais satisfatório para 73% dos consumidores de acordo com pesquisas feitas pela Invesp, apresentaremos os motivos para você aplicar o chat online como canal de atendimento.
O que é atendimento ao cliente e quando realizá-lo?
Antes de falar sobre os motivos para ter um chat online como canal de atendimento, vamos entender rapidamente o que é o atendimento ao cliente.
O serviço de atendimento ao cliente nada mais é do que disponibilizar dentro do seu site, ou loja virtual, um canal onde o cliente possa entrar em contato com a sua equipe para realizar reclamações, tirar dúvidas ou fazer sugestões.
Esse serviço é essencial e deve ocorrer antes, durante e depois da compra para garantir ao consumidor o suporte necessário para que ele possa ter uma boa experiência de compra.
Como já comentamos, existem diversos canais de atendimento, mas o chat online, como o JivoChat, ganham destaque pelas suas vantagens, que veremos no próximo tópico.
Vantagens em investir em um chat online para atendimento
Nesse tópico, iremos apresentar os principais recursos de um chat online, o JivoChat, e que também quais são vantagens para quem deseja investir em oferecer atendimento por meio de chat online.
1 – Baixo investimento inicial
Se você está preocupado com o investimento necessário para adquirir um chat online, saiba que o JivoChat é um chat online, no qual você pode optar por utilizar a versão gratuita ou a versão paga.
Escolher qual versão utilizar vai depender da sua necessidade, na versão gratuita você terá acesso a alguns recursos básicos, que com certeza serão úteis para você entender melhor como a ferramenta funciona.
Além disso, também é possível ter acesso a todos os recursos disponíveis na versão paga gratuitamente por 14 dias.
Ou seja, você não precisa realizar nenhum investimento inicial para começar a utilizar esse canal de atendimento.
2 – Atendimento em tempo real
Uma das grandes vantagens em investir em um chat online para o atendimento ao cliente é que através desse canal é possível realizar atendimento em tempo real. E esse é também um dos principais motivos que levam os clientes a preferirem a utilização deste canal.
Ao contrário do email, do atendimento por meio de tickets, o atendimento via chat acontece mediante a disponibilidade dos seus atendentes, isso faz com que o cliente se sinta mais seguro durante a compra.
Pois, através da presença de um chat online, sabe que a resposta virá em poucos segundos ou minutos, e sem que eles precisem utilizar aplicativos de terceiros ou sair da janela em que se encontram.
3 – Diminuição da taxa de abandono
Você sabia que o chat online também contribui para que você observe uma queda da taxa de abandono do carrinho de compras?
Com os convites proativos do JivoChat, você não precisa esperar que o cliente inicie o contato através do chat, você mesmo pode iniciar a conversa.
De forma semelhante como ocorre nos espaços físicos, o cliente não se sente abandonado ao navegar no seu site ou loja virtual, é como se um atendente fosse até ele para perguntar se ele precisa de ajuda.
Mas os convites proativos não se limitam a mensagens de recepção, é possível também utilizá-los como recurso de marketing, enviando cupons ou até mesmo produtos que complementam a compra do seu cliente.
4 – Interface amigável
Além da possibilidade de aplicar a identidade visual da sua loja ao seu chat online, personalizando a janela com as cores da sua loja, o Jivochat possui uma interface amigável também para aqueles que trabalham com a ferramenta diariamente.
Cada conversa possui cor diferente para facilitar a organização dos operadores, é possível também salvar respostas rápidas no sistema, atalhos e pré-visualizar as mensagens.
Além disso, também é possível monitorar tudo que acontece dentro do seu site em tempo real, para que os operadores saibam qual é o melhor momento para interagir com o cliente.
Todos os recursos para que a sua equipe possa ter um ótimo desempenho e oferecer todos os recursos necessários para oferecer um atendimento de qualidade.
5 – Ofereça atendimento 24 horas por dia
Não perca nenhuma oportunidade de conquistar um novo cliente ou de fidelização por falta de atendimento, através do chatbot é possível ampliar o período de atendimento sem a necessidade de aumentar o número de operadores.
Com o chatbot, do JivoChat, você pode configurá-lo para atender alguns chamados simples que não necessitam de um operador e a vantagem é que ele funciona 7 dias por semana e 24 horas por dia.
Ou seja, você pode continuar oferecendo atendimento ao cliente mesmo fora do seu horário comercial.
6 – Integrações com outros canais
A Integração com outros canais de atendimento, também é um recurso muito utilizado principalmente para quem quer aplicar as estratégias de atendimento multicanal e omnichannel.
Por exemplo, se você utiliza o Whatsapp Business, o Instagram, Telegram ou até mesmo o Facebook Messenger, é possível configurar o JivoChat para receber as mensagens de todos esses canais em uma única tela, facilitando o seu atendimento e permitindo que a sua equipe atenda mais rapidamente.
Pronto para investir no melhor chat online?
Nesse artigo, apresentamos alguns dos recursos incríveis disponíveis no JivoChat e que irão contribuir para que você ofereça uma ótima experiência de atendimento para os seus clientes.
Não esqueça de que muitos outros recursos estão disponíveis, e basta acessar o site para conhecê-los ou tirar suas dúvidas,
Investir em atendimento é fundamental para quem deseja obter sucesso nos seus negócios.
Até a próxima!
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.