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6 ferramentas para recuperar carrinho abandonado na sua loja virtual

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6 ferramentas para recuperar carrinho abandonado na sua loja virtual

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Assim como no ambiente off-line, existem vários motivos pessoais ou comportamentais que levam consumidores de e-commerce a desistir de efetuar uma compra no caminho para o caixa. Segundo uma pesquisa da Forrester Research, a taxa média de abandono do carrinho no Brasil é de 43%.

Esse número, que já foi muito pior anos atrás (cerca de 80%), aponta para fatores como o amadurecimento do e-commerce no país, bem como a eficácia de uma série de estratégias que ajudam lojistas a atrair clientes de volta e recuperar o carrinho abandonado.

Afinal, se um empreendedor for capaz de reduzir a taxa de abandono na sua loja virtual, consequentemente, suas conversões serão mais altas. Apesar desse cenário, é possível promover uma série de ações inteligentes para garantir que sua loja virtual não será esquecida pelo cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post e conheça 6 ferramentas que vão ajudar a alavancar suas vendas!

1. E-mail marketing

Durante a navegação em seu e-commerce, é provável que o cliente tenha informado seu e-mail em algum momento para assinar a newsletter ou realizar o cadastro. Com esse dado, é possível programar o disparo de um e-mail marketing com uma mensagem personalizada para relembrar o cliente dos itens que ele deixou para trás.

Boas plataformas de loja virtual já possuem essa ferramenta integrada e encaminham esses e-mails de maneira automática. Assim, o empreendedor tem a certeza de que essa tática está sendo usada para recuperar cada carrinho abandonado.

No entanto, com o e-mail marketing, o site pode enviar avisos sobre promoções ou vouchers de desconto capazes de fazer com que o consumidor mude de ideia e retorne para o carrinho.

Assim, o lojista deve usar esse recurso para traçar diferentes estratégias que vão além de uma mensagem com os produtos em destaque. É possível elaborar uma rotina de envios com notícias, isenção de frete ou campanhas exclusivas, por exemplo, que estimulem não somente a recuperação do carrinho, mas também o retorno frequente dos clientes para a loja virtual.

2. Remarketing

Suponha que um cliente navegue por sua loja virtual, clique em determinados produtos ou abasteça o carrinho, abandonando-o posteriormente. Essa pessoa verá anúncios contendo os itens que ela visualizou, sempre que entrar em um site diferente.

Isso é possível com o remarketing, que utiliza cookies para replicar anúncios personalizados de seu e-commerce em outras páginas, de acordo com os interesses dos clientes. Essa ferramenta funciona como um lembrete, convidando o consumidor em diferentes momentos a retornar ao site e adquirir aquilo de que gostou.

Como você pode ver, o remarketing é útil não apenas para recuperar carrinho abandonado, mas também funciona como uma excelente solução para encorajar aquela pessoa que pesquisou um produto na sua loja, mas não realizou o checkout.

3. CartStack

O CartStack é um software que realiza a recuperação de carrinho abandonado e automatiza todo o processo para o empreendedor. Essa ferramenta de e-mail marketing também traça estratégias para persuadir os visitantes a fechar uma compra, contando com algumas funcionalidades interessantes.

O programa consegue capturar, de forma bem eficaz, o e-mail do cliente em potencial de qualquer área dentro do site. Ele permite personalizar o conteúdo e programa o disparo de diferentes mensagens com um mix dinâmico de ofertas e produtos.

Com ele, o lojista pode fazer um teste A/B a fim de entender que tipos de assuntos ou abordagens trazem melhores retornos para o e-commerce.

Além disso, o software também disponibiliza a geração de relatórios detalhados, que otimizam os anúncios e favorecem a melhoria da comunicação com os clientes.

4. Shopback

O ShopBack é uma solução que auxilia o empresário não somente a recuperar o carrinho abandonado, mas também a aumentar conversões, aprimorando suas estratégias de up-selling e cross-selling, pois trabalha com recomendações no próprio site.

Ao contrário do CartStack, o ShopBack usa inteligência e análise de dados para aprender mais sobre os interesses dos usuários e consegue reconhecer uma parcela significativa de visitantes que acessam o site, mesmo que não deixem o e-mail na página.

Logo, o ShopBack trabalha em diferentes frentes: enquanto o cliente está na loja, o programa vasculha o portfólio da loja para oferecer também produtos complementares ou outras ofertas mais interessantes, com base no comportamento de compra do visitante. Além disso, ele desenha uma estratégia de e-mails para reconquistar o visitante que abandonou seu carrinho.

O sistema promete reengajar consumidores em potencial com mensagens eficientes, assertivas e enviadas em tempo ideal.

5. Notificações Push

Muito utilizadas por e-commerces hoje em dia, as notificações push são mensagens clicáveis geradas por um software, contendo alertas sobre ofertas e informações de uma loja. Contudo, para recebê-las, o cliente precisa decidir se permite ou não esse tipo de aviso.

Caso o visitante aceite as notificações push de seu site, é possível usá-las para compartilhar novidades do e-commerce, disparar promoções ou cupons de desconto e até relembrar sobre os itens que ficaram abandonados no carrinho.

Portanto, elas são mais uma forma de estreitar a comunicação e estimular o engajamento dos visitantes com sua marca, pois as notificações permitem enviar de alertas instantâneos e personalizados sobre um determinado produto, contendo informações importantes. Por exemplo:

  • o retorno do item visualizado ao estoque;
  • o frete grátis, nas compras acima de um valor específico;
  • a existência de poucos itens no estoque dos produtos visualizados;
  • um cupom especial de desconto para finalização da compra;
  • a oferta de um outro artigo ou brinde, na conclusão do pedido.

6. Carrinho salvo

Esse recurso, relativamente simples, pode fazer toda a diferença na hora evitar o abandono do carrinho. Muitas vezes, os clientes navegam pelo site e adicionam itens à sua sacola de compras, porém não estão logados. Ao prosseguir para o caixa e fazer o login, as informações podem se perder.

Da mesma forma, diversas pessoas desistem e fecham a página. Mas a ferramenta que salva o carrinho é uma tática que garante que os itens escolhidos pelo usuário — mesmo que ele não tenha feito login — continuem ali, caso ele deseje retornar à loja virtual.

Com esses 6 recursos para recuperar carrinho abandonado, você, com certeza, vai fazer muito sucesso com sua loja virtual e aumentar suas conversões. Indicamos ainda o JivoChat, aplicativo de comunicação que possui integração com nossa plataforma e que dentre seus recursos também oferece para recuperar carrinho abandonado e ajuda a prevenir abandono. Portanto, não perca tempo e aposte nessas ferramentas!

Gostou de ter lido sobre como recuperar carrinho abandonado? Está interessado em vender mais e melhor pela internet? Então, não deixe de acessar nosso site e conhecer os planos e recursos que oferecemos!
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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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