(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

6 dicas para escolher a melhor plataforma para loja virtual

LojaVirtual.com.br / Criar Loja Virtual  / 6 dicas para escolher a melhor plataforma para loja virtual

6 dicas para escolher a melhor plataforma para loja virtual

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Vender pela internet nunca foi tão fácil! O fato é que a internet já se consolidou como uma plataforma para lojas virtuais. E a cada dia se torna um canal muito acessível para qualquer empreendedor que queira colocar seu produto na vitrine mais acessada do mundo e vender mais!

Justamente por essa facilidade, a concorrência nesse ambiente é alta. E por isso é preciso buscar alguns diferenciais para que as vendas aconteçam de fato!

É claro que ter um bom produto é imprescindível, mas pensando em outros pilares, como o da tecnologia, temos que nos lembrar que para o sucesso acontecer é preciso também contar com uma boa plataforma para sua loja virtual!

Mas, você sabe o que é uma plataforma para loja virtual? E como ela pode contribuir para as suas vendas online?

Então, continue acompanhando o post! Vamos esclarecer melhor esse assunto, além de fornecer algumas dicas para que você saiba como escolher a melhor solução para o seu negócio! Confira!

O que é uma plataforma para loja virtual?

Em linhas gerais, uma plataforma para loja virtual nada mais é do que o sistema onde se cria a própria loja virtual. Ou seja, toda a infraestrutura do site que permite ao cliente visualizar os produtos e realizar a compra.

O que você precisa saber é que essas plataformas são compostas por 2 ambientes principais: o Front End e o Back End. Vamos fornecer uma explicação sobre cada um deles a seguir:

Front End da plataforma

O Front End de uma plataforma de e-commerce é a parte do sistema que corresponde ao seu layout, ou seja, como ela é vista pelo consumidor. É como se fosse a vitrine da loja, mostrando os produtos, os preços e todos os seus outros detalhes.

Back End da plataforma

Já o Back End é ambiente administrativo do sistema, ou seja, é tudo que acontece por trás da “vitrine” da loja. Nele é possível cadastrar os produtos, controlar o estoque, receber pedidos, verificar pagamentos, dentre muitas outras atividades e demandas administrativas.

Como escolher a melhor plataforma para loja virtual?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma para loja virtual, e como ela é dividida, vamos listar 6 dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha:

1. Verifique a qualidade do suporte

Sem dúvida alguma, um dos critérios mais importantes para escolher a plataforma ideal para sua loja virtual é a qualidade do suporte oferecido.

Afinal, o processo de contratação da plataforma não acaba na implantação. Como você vai usá-la no dia a dia, é normal que surjam dúvidas e dificuldades. Nesses momentos, contar com uma assistência eficiente é essencial para que os problemas sejam resolvidos rapidamente e sem prejuízos.

Avalie principalmente quais canais a empresa disponibiliza para atendimento e veja se eles são adequados às suas necessidades. Verifique também se o suporte é 24 horas, pois nunca se sabe em qual hora do dia (ou da noite) será preciso pedir ajuda, não é mesmo?

2. Entenda a flexibilidade da plataforma

Outro ponto a ser verificado é a flexibilidade da plataforma. Ou seja, o quanto do layout pode ser adaptado para o seu negócio. Pode não parecer importante, mas o cliente valoriza um site personalizado que deixa tudo acessível.

Caso a plataforma seja flexível a ponto de atender a todos os seus requisitos, verifique também se as customizações podem ser facilmente feitas por você e sua equipe, ou se será necessário contratar uma equipe técnica para fazer alterações na plataforma.

3. Analise as funcionalidades

Outro ponto a ser analisado é se as funcionalidades disponíveis na plataforma atendem às demandas da empresa.

Aliás, esse é um grande ponto de atenção, pois não adianta nada contratar uma solução que atenda parcialmente ou que dificulte sua empresa a alcançar os melhores resultados.

Nesse sentido, verifique também se existem otimizações que permitem conversões melhores no que diz respeito às vendas feitas na plataforma.

4. Confira as integrações disponíveis

Outro detalhe importante a ser analisado é a integração entre plataforma e outros sistemas. Dessa forma, sua nova plataforma será implantada sem que seja necessário mexer no que já está funcionando.

Por isso, é interessante verificar se há integração com os softwares que você já utiliza, como o ERP (Enterprise Resource Planning, que integra processos e dados de toda a empresa em um único sistema).

Além disso, planeje a longo prazo: quais outros sistemas você pretende adquirir posteriormente? Se certifique que a plataforma escolhida permite a fácil implantação de soluções no futuro.

5. Peça por casos de sucesso

No momento de negociar a aquisição da solução para a sua loja virtual, não se esqueça de solicitar detalhes sobre clientes que utilizam a plataforma e deram certo!

Se a empresa gera resultados e faz questão de mostrar para todos que tem muita gente também faturando com a sua solução, ela provavelmente terá alguns casos de sucesso disponíveis para você consultar e analisar.

Peça também por exemplos que mais se adéquam à sua realidade, ou seja, de empresas que estejam no mesmo ramo ou setor do seu mercado.

Saiba que isso ajudará muito na sua tomada de decisão, pois trará mais segurança na hora de realizar esse investimento.

6. Verifique como fica a questão do pagamento

Por fim, mas não menos importante, verifique como é o procedimento de pagamento nas compras feitas pela plataforma. Lembre-se que será por esse canal que você receberá os pagamentos pelas vendas realizadas!

Aliás, todos sabemos que o pagamento é uma das etapas mais importantes das compras online, então é preciso se atentar a esse detalhe também.

Verifique se a plataforma possui um gateway de pagamento próprio ou se ela está integrada com o gateway que seja de sua preferência.

Há outros requisitos que podem ser analisados no momento de contratar uma plataforma para a sua loja virtual, mas com essas dicas que apresentamos, você já saberá fazer uma boa escolha.

Ainda está com dúvidas sobre qual a melhor plataforma para a sua loja virtual? Então, entre em contato conosco que ficaremos felizes em poder te auxiliar com qualquer questão!

loja virtual de sucesso

Share

Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

No Comments

Post a Comment