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5 tipos de conteúdos que irão atrair clientes para sua loja virtual

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5 tipos de conteúdos que irão atrair clientes para sua loja virtual

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Se você tem procurado por estratégias de marketing para impulsionar sua loja, saiba que, ano após ano, a produção de conteúdo segue sendo apontada como promissora para qualquer negócio — seja ele virtual ou não.

Isso porque distribuir materiais de qualidade para um público específico só tende a gerar consequências positivas para a reputação das marcas. Em um primeiro momento, quem não conhece a empresa passa a visitar suas páginas graças a algum conteúdo chamativo.

Depois, a tendência é que as mesmas pessoas a encarem como uma referência em seu nicho. A compra, assim, se torna um caminho natural.

Mas, afinal, que ações do tipo podem interessar seus possíveis clientes? No artigo abaixo reunimos cinco sugestões de conteúdos que podem atrair visitantes para uma loja virtual, ampliar o tráfego de compradores e, consequentemente, impactar a visibilidade da sua marca. Confira!

Como atrair clientes para sua loja virtual com conteúdos?

1.   Escrevendo postagens em um blog

Principalmente graças aos mecanismos de busca, um blog pode ser uma excelente porta de entrada para novos acessos à loja. Sabe por quê?

Imagine que você esteja procurando por um novo plano de internet e faça uma pesquisa para ver as melhores opções. Em seguida, o Google te indica um blog com algumas sugestões e, após utilizá-lo, acaba se dando conta de que a página pertence a uma grande operadora. Nesse cenário, as chances de fechar uma venda com a própria marca são altas!

Mas apenas ter um blog institucional não é o suficiente para que isso aconteça. É preciso garantir que sempre haverá conteúdos relevantes, atualizados e de fácil leitura por lá, bem como um cuidado especial com o SEO.

Lembre-se de que, quanto mais completas forem suas postagens, mais elas serão consideradas referência para as ferramentas de pesquisa. Em outras palavras, sua loja aparecerá mais vezes nas pesquisas online.

Também não se esqueça de se atentar à escolha das pautas dos materiais. Na hora de definir os tópicos para seu blog, não foque apenas no seu produto, mas em todo o segmento que ele engloba.

Voltando ao exemplo da operadora, o blog poderia falar, além dos próprios planos de banda larga e internet móvel, sobre dicas de como cancelar um serviço, aplicativos para celular, entre outros.

Por fim, leve em consideração os diferentes tipos de “maturidade” do seu consumidor: desde o que não entende bem do seu produto até aquele que deseja informações técnicas específicas.

2.   Publicando nas redes sociais

Pode parecer óbvio à primeira vista, mas, mesmo hoje, não é difícil encontrar lojas com baixa presença estratégica nas redes sociais — ainda que elas sejam usadas pela maioria da população.

Caso sua marca esteja dando os primeiros passos em mídias como o Instagram e TikTok, o ideal é ter em mente que elas pedem uma linguagem mais acessível, como conversas leves com os seguidores. Portanto, invista nos textos curtos, peças gráficas chamativas e, dependendo do setor, até mesmo emojis e memes.

Uma estratégia interessante é usar as postagens nas redes sociais para divulgar seu site e vice-versa. Ou seja, na loja virtual, tenha sempre os links das redes visíveis, além de prévias dos posts externos.

Já nas demais mídias, chame sempre o seguidor para seu site, afinal, é lá onde ele irá realizar a compra.

3.   Criando conteúdos interativos

Ter conteúdo interativo em seu site tem tudo para tornar a experiência dos visitantes muito mais memorável. Afinal, quem não gosta de fazer aquele teste divertido e compartilhar o resultado com os amigos depois?

De todo modo, os materiais são diversos e podem variar de acordo com o segmento de cada negócio: jogos, vídeos, mapas com possibilidade de interação, calculadoras, enquetes… opção é o que não falta!

Caso os conteúdos interativos aconteçam nas redes sociais, vale usar os recursos da própria rede a seu favor. Uma boa dica é utilizar os stories do Instagram para fazer pesquisas com os clientes, como “qual o seu produto preferido?”, “o que ainda falta na nossa loja?”. Sempre funciona.

4.   Mantendo uma newsletter atualizada

Para algumas pessoas, se inscrever em uma newsletter ainda significa ter a caixa de entrada lotada de e-mails inúteis, propagandas e spam. Contudo, diversas empresas têm driblado essa sensação ao oferecerem uma curadoria de conteúdos periódicos, que chegam para os assinantes em primeira mão.

Esse tipo de informativo, quando bem trabalhado, é uma boa forma de reafirmar sua autoridade em certos assuntos. Que tal, por exemplo, trazer entrevistas curtas, mas inéditas, com personalidades que interessem seus compradores?

Por que não mostrar os bastidores da criação de um produto por lá também? Abuse da criatividade!

Para ganhar assinantes, você pode criar uma chamada no próprio blog ou até na página de finalização da compra, sempre convidando as pessoas a se cadastrarem.

5.   Investindo em cases de sucesso

Já pensou em compartilhar o que seus consumidores acharam da experiência com sua marca e produtos? Você pode fazer um convite especial para algumas pessoas ou empresas e colocar os depoimentos em seu site, seja sob o formato de texto, seja como vídeo ou imagem.

Também é possível trabalhar com cases de sucesso em suas redes sociais, como nos destaques dos stories do Instagram. Uma dica aqui é investir no storytelling: peça para o comprador contar qual era o problema inicial e como sua empresa o ajudou a resolvê-lo, mas de uma forma que estimule a curiosidade dos demais.

E então, você já investe em algum dos conteúdos citados acima? Há algum tipo que lhe chamou mais atenção? Esperamos que, com as nossas dicas, sua loja virtual se aproxime do público e fidelize cada vez mais clientes!
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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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