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5 erros de gestão no e-commerce

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5 erros de gestão no e-commerce

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Começar uma loja virtual é, a princípio, uma ideia incrível, com grandes possibilidades de lucro. Porém, é sempre bom lembrar que, no comércio eletrônico, os erros na gestão costumam ser desastrosos.

Um estudo feito pela Big Data Corp indica que o tempo médio de vida dos e-commerces brasileiros é de três meses. Isso deixa claro que, como em qualquer empreendimento, para se obter sucesso, é preciso dedicação e investimento.

Entretanto, muitas vezes, mesmo com uma ideia disruptiva, investimento e dedicação, é possível que a loja continue estagnada — e o que pode estar impedindo o crescimento do  site é a má gestão. Assim, estar ciente dos riscos pode fazer com que essas falhas e erros sejam contornados e resolvidos.

Qualquer negócio está suscetível a erros na administração de recursos. Para ajudar você a deixar de perder dinheiro, separamos 5 erros de gestão no e-commerce comuns que podem ser evitados. Confira!

1. Não fazer um planejamento

Quase todos os projetos sofrem com problemas de planejamento. Dar início a um negócio sem se planejar é um risco grande. Esse deve ser o passo inicial que norteará os rumos do seu e-commerce. Afinal, como saber o caminho do sucesso se você não tem o mapa?

Enumerar o que pode dar errado, identificar erros e apresentar soluções inovadoras são alguns itens que podem constar em seu planejamento. Custos devem ser avaliados para entender qual o esforço necessário para o funcionamento do negócio.

O básico para colocar em prática o planejamento do seu e-commerce é criar um plano de negócios. Essas serão suas diretrizes. Sem um plano de negócios bem organizado, sua empresa será desestruturada e com uma maior tendência a falência. Em alguns sites, é possível fazer o download de um modelo.

2. Escolher de forma errada a plataforma, o maior dos erros na gestão

Esse é um dos principais erros na gestão do e-commerce. Geralmente, ocorre atrelado ao primeiro erro, a falta de planejamento. Quando não se leva em consideração as reais necessidades da sua loja virtual, por falta de tempo, acaba-se por fazer uma escolha errada que impacta o site em longo prazo.

Essas escolhas podem se transformar em um grande problema no momento em que seu cliente precisar de uma funcionalidade especial, que estaria prevista no seu planejamento — mesmo uma expansão pontual no volume de acessos por conta de uma ação de marketing.

Além do preço, é muito importante levar em consideração o que é necessário para a saúde e o crescimento do seu negócio na hora de definir a plataforma. Em seu planejamento, deve constar uma parte destinada à essa análise criteriosa. Crie uma lista com as plataformas e seus prós e contras e faça sua escolha.

3. Ignorar as melhores práticas de SEO

Não se preocupar com SEO é um erro na gestão que ocorre com frequência e que prejudica todo o trabalho de criação e divulgação da sua loja virtual.

Sem aplicar as estratégias de SEO, sua loja fica de fora das primeiras páginas do resultado de busca do Google e, consequentemente, seus clientes não encontrarão suas ofertas, mas as do seu concorrente. Ao começar o seu site, não se esqueça de levar em consideração essas práticas.

Para trabalhar o SEO do seu site e evitar não ser encontrado, invista em produção de conteúdo. Tenha um blog integrado e utilize as palavras-chave relevantes para ser exibido nos resultados de busca do seu interesse.

Existem outras práticas importantes, como a inserção das tags HTML nos locais específicos e também adequar a estrutura do site para facilitar o trabalho dos robôs de busca. Investir em um bom posicionamento nas primeiras páginas aumentará o seu volume de tráfego e, por conseguinte, as chances de venda.

4. Não investir em Inbound Marketing

Provavelmente, você esbarrou neste artigo porque fez uma busca sobre “erros na gestão do e-commerce”. Talvez, sua loja não esteja vendendo tão bem quanto o esperado e você identificou na gestão um possível problema.

Pois saiba que este texto não foi mostrado ao acaso: para que ele fosse exibido a você, utilizamos o Inbound Marketing. Essa é uma tendência de marketing baseada na produção de conteúdo estratégico. Ao contrário do marketing tradicional, que vai até o cliente, o Inbound traz o cliente até sua empresa, oferecendo um conteúdo de apoio que ajudará no processo de decisão.

Os resultados são vistos em médio e longo prazo, e são exponenciais. É um investimento relativamente baixo e, diferentemente de um banner, os textos ficam no ar sem prazo determinado.

Dessa forma, geram tráfego qualificado contínuo, pois quem chegou até o texto tem interesse pelo assunto. Além disso, existe a oportunidade de criar um relacionamento com esse lead e prepará-lo para uma compra.

5. Dispor de uma logística ineficiente

A logística é composta por vários processos. Vamos falar dos três principais: estoque, prazo e entrega. Veja só:

Estoque

Ao realizar uma promoção de sucesso, muitos clientes podem estar propensos a comprar o mesmo produto simultaneamente ou em um período próximo. A gestão do estoque evita que um consumidor compre um produto que não consta mais no seu inventário e acabe por se frustrar com sua loja e atendimento.

Uma solução é ter um bom sistema de ERP e manter seus produtos visíveis em um estoque limpo e organizado. Outra opção é o crossdocking, que funciona como uma redistribuição, utilizando o estoque do seu fornecedor e dispensando o uso de um armazenamento próprio.

Porém, essa prática exige um alinhamento perfeito com seu fornecedor para que os prazos de entrega sejam cumpridos. Caso contrário, os problemas com frustração continuam.

Prazos de entrega

O não cumprimento do prazo de entrega expresso no momento da compra acarreta em diversos problemas de atendimento. Portanto, no momento em que o prazo for calculado, é melhor errar para mais e surpreender o cliente com uma entrega antes do tempo do que errar para menos e perder a compra e o cliente.

Rastreamento

Disponibilize a possibilidade de rastreamento do pedido. Além de conter a ansiedade do seu consumidor, acompanhar a entrega aumenta a credibilidade da sua loja na percepção do cliente.

Conseguiu identificar sua loja em algum desses erros na gestão do e-commerce? Se sim, que tal considerar mudar de plataforma para loja virtual? Essa troca por um sistema com mais funcionalidades pode ser o diferencial para impulsionar suas vendas.

Mas como esse é um processo que também está sujeito a diversos erros e prejuízos, é importante saber como evitá-los. Por isso, baixe o nosso e-book sobre como escolher a melhor plataforma de e-commerce!

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Sócio e cofundador da LojaVirtual.com.br. Com mais de 10 anos no mercado de e-commerce, tem o seu foco em acompanhar as mudanças do mercado e seguir as tendências tecnológicas.

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