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4 dicas de Marketing Digital para impulsionar um consultório odontológico

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4 dicas de Marketing Digital para impulsionar um consultório odontológico

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Ao andar pelas ruas de sua cidade você provavelmente vai se deparar com inúmeras placas indicando que ali há um consultório odontológico. É tanta concorrência que o seu consultório pode se perder em meio a tantas opções.

Por isso, muitas vezes é adicionado ao dia a dia no consultório a preocupação de ganhar novos pacientes. Afinal de contas um negócio se sustenta com um bom trabalho oferecido, mas também com uma clientela fiel e crescente.

Distribuir panfletos e contar com a publicidade  “boca-a-boca”  não é  o suficiente para se destacar na multidão. Para fazer um bom marketing do seu trabalho é preciso encontrar uma forma de conversar diretamente com o seu público, de forma a enaltecer o seu trabalho, aumentar a procura por seus serviços e fidelizar os seus pacientes.

O Marketing Digital é uma forma barata e eficiente de fazer tudo isso pelo seu negócio. Abaixo listamos algumas dicas para você incluir as mídias digitais no seu dia a dia.

Crie um site

Investir em um site é o primeiro passo a ser tomado rumo ao sucesso digital do seu consultório. Ter um endereço digital próprio é imprescindível para mostrar ao seu público que você entende do assunto. Isso valoriza a sua imagem e passa  a percepção de que o trabalho realizado é sério e confiável.

O seu site será a casa do seu consultório na internet, por isso é preciso levar algumas coisas em consideração ao construí-lo. Primeiramente, o seu site precisa ter um design original que represente a sua marca, com fotos de boa qualidade para valorizar os serviços prestados.

Lembre-se, também,  que o seu site será acessado por computadores e celulares, por esse motivo ele deve ser responsivo. Ou seja, ele deve ser fácil de navegar em ambos os formatos.

Esse é um espaço feito para divulgar e vender os  serviços oferecidos no seu consultório. Destaque suas especialidades e procedimentos específicos, como  a protese sobre implante dentario, por exemplo.

Não se esqueça de incluir informações de contato como chat, e-mail, formulário, números de telefone e Whatsapp e o endereço.

Inicie um blog

Atualmente vivemos na era da informação, em que os avanços tecnológicos possibilitaram que conhecimentos sobre diversas áreas fossem distribuídos e replicados rapidamente para um número muito grande de pessoas.

Assim, aqueles que têm a informação se destacam, mas para isso é preciso saber como e onde divulgá-la. Os sites mais respeitados e relevantes no meio digital são aqueles que transmitem conhecimentos sobre seus nichos.

Para fazer isso é preciso criar um blog. É através dele que você irá agregar relevância ao seu negócio e educar o seu público a respeito de dúvidas frequentes que eles trazem a você.

Ao contrário do que muitos profissionais que estão começando a produzir conteúdo para seus sites, blogs e redes sociais pensam, criar pautas para esse canais não é difícil. Os seus anos de experiência e o dia a dia no consultório são as suas fontes de ideia. Basta prestar atenção nas dúvidas frequentes levadas a você por seus pacientes, nos erros que eles cometem durante o tratamento e outras perguntas mais específicas que você poderia responder.

A criação de um blog é um passo importantíssimo para convencer seu potencial cliente de que você é o profissional certo para cuidar da boca dele.

Otimize seu conteúdo com o SEO

A parte de criar conteúdos é muito importante, entretanto é preciso levar algumas coisas em consideração durante o processo de escrita. Como dito anteriormente, estamos na era da informação, o que quer dizer que existem muitas pessoas produzindo conteúdos sobre o mesmo assunto.

Por isso,  se destacar em meio a outras clínicas odontológicas  é um desafio existente também na internet. Para fazer com que o seu conteúdo chame a atenção e ganhe muitas visualizações é preciso que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca, principalmente no Google.

Existem algumas medidas muito simples que você pode tomar para que isso aconteça:

  • Defina palavras-chave: Ao escrever seus conteúdos inclua termos populares e familiares ao seu público. Isso não deve ser difícil já que as pautas que você escolheu já são assuntos frequentes no consultório. Fique de olho também nos termos pesquisados no Google, se você ouve muitas perguntas sobre alinhadores transparentes e as pessoas procuram muito por aparelho invisivel preco na internet, inclua a palavra aparelho invisível no seu texto. Essa medida otimizará o seu conteúdo para que ele seja encontrado facilmente.
  • URL: Imagine que você precisa ir a um lugar e por isso pesquisa onde ele está localizado. Se a internet te dá um endereço claro fica muito mais fácil saber onde é o tal lugar, não é? Bom, funciona da mesma forma com os sites. O URL é o seu endereço digital  e, por isso, deve dizer brevemente e de forma clara o que determinada página do seu site está dizendo. Por isso, se o usuário pesquisar por  clareamento dental preco  e encontrar a sua página, garanta que o seu URL seja www.dentista.com.br/preco-clareamento-dental.
  •  Imagens: Para otimizar o seus conteúdos é preciso prestar atenção às fotos também. Coloque imagens leves e fáceis de carregar e lembre-se de nomeá- las com os termos usados na URL.

Invista em redes sociais

Por último, mas não menos importante estão as redes sociais. Ela são ferramentas importantes para atrair novos pacientes, pois aproxima você e o seu trabalho do público.

Nas redes sociais você consegue que seus conteúdos sejam compartilhados de um paciente para o outro muito mais rápido do que o tradicional boca-a-boca citado anteriormente, não é?

Mas não vá criando contas em todas as redes sociais disponíveis. Identifique primeiro as que são mais utilizadas pelo seu público e invista nelas. É importante, também, ficar de olho nas novas tendências envolvendo redes sociais, pois a todo momento novas redes estão aparecendo, como o Tik Tok.

Produza conteúdos exclusivos para as suas redes como curiosidades rápidas, o dia a dia no consultório, fotos com pacientes satisfeitos e dos resultados de procedimentos feitos por você, como um  clareamento dental antes e depois, e postagens que levem o seu público a acessar o site ou blog e até queira ir ao seu consultório.

É importante tomar cuidado com a estética das suas redes. Elas precisam contar com uma identidade visual atrativa e que combine com o seu site. Não se esqueça também de incluir nas suas redes sociais informações de contato e localização para que as pessoas da sua região sejam alcançadas.

O marketing digital é uma forma eficaz e menos agressiva de se vender e expor seus serviços. Estes são os primeiros passos para que você deixe sua marca no mundo digital e consiga fazer o seu consultório crescer.

Este conteúdo foi produzido por Estela Lima, redatora na empresa Vue Odonto

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Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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