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4 coisas que você precisa saber antes de montar sua loja online

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Criar Loja Virtual

4 coisas que você precisa saber antes de montar sua loja online

Tempo de Leitura: 4 minutos.

A internet transformou o modo como as pessoas enxergam o mundo e se relacionam com ele. Por meio dela, conexões diversas se tornaram possíveis, sendo feitas de modo mais rápido e eficiente. Consequentemente, o comércio também foi afetado, surgindo então as lojas online.

Esse tipo de serviço vem crescendo bastante nos últimos tempos, possibilitando um canal de vendas além do ambiente físico, não se restringindo apenas a produtos, mas também ofertando serviços diversos.

Contudo, para que uma loja virtual dê certo, é preciso que o empreendedor entenda alguns conceitos e planeje o negócio da melhor maneira possível. Além disso, alguns conceitos como o pipeline de vendas e marketing digital devem ser conhecidos.

No presente artigo abordaremos o que é necessário para montar o planejamento de uma loja virtual e aspectos que auxiliarão seu empreendimento online a alcançar o sucesso.

Conheça seu funil de vendas

Quem deseja ter um e-commerce precisa conhecer o público que pretende atender de maneira profunda. Dessa forma torna-se possível que seja criado um funil de vendas, também conhecido como pipeline de vendas, de forma correta; direcionando o público a efetivar a ação desejada, como a compra.

A análise constante sobre essa estratégia garante que a loja seja gerida da melhor forma, contribuindo para um ritmo de vendas frequente e melhor administrado.

Além disso, conhecer o pipeline e analisá-lo continuamente permite que a loja venda mais.

De maneira geral, o funil de vendas consiste em um mapa geral das etapas do processo de vendas de uma loja ou representante comercial.

Para que o funil seja mais eficiente, é preciso considerar que cada cliente possui um perfil diferente, devendo se enquadrar na estrutura do funil da loja para tornar as tratativas mais assertivas, conforme o estilo de negociação.

Alguns dos fatores que ajudam na composição de um funil de vendas e divisão do público são:

  • Ciclo de vendas;
  • Ticket médio;
  • Negociações;
  • Metas.

Existem algumas vantagens de possuir um funil de vendas para a sua loja online e abordaremos duas principais.

1 – Garante uma visão de oportunidades

Conhecer o funil ajuda o empreendedor a saber como a sua loja online será montada, o que deverá conter e como deve se apresentar para atrair o público.

Mais ainda, a estratégia possibilita a geração de dados para análise e direcionamento das próximas ações.

2 – Ajuda na criação de um padrão de processo de venda

Quando o funil de vendas é construído, o processo de negociação da empresa é padronizado. Fator esse muito importante em uma loja online, facilitando o atendimento e possibilitando que o cliente tenha todo o suporte antes de fechar a compra.

Então, o primeiro passo é definir e analisar o funil de vendas da sua empresa, fazendo as adequações necessárias. Sabendo disso, é possível fazer o planejamento da loja online de forma adequada e mensurando as estratégias e resultados.

Organizando a loja online

Existem alguns pontos que o empreendedor precisa conhecer para que a loja online funcione.

Dois são intrínsecos do negócio e devem estar dispostos no business plan, como a jornada do cliente.

Basicamente, o termo se refere a interação e evolução do cliente nos processos de venda da loja. Ou seja, considera desde como o seu público descobre a loja até o momento da efetivação da compra, compreendendo o perfil do público-alvo desejado.

Para isso, algumas estratégias podem ser fundamentais.

3 – Marketing digital

A venda pela internet é muito importante para os empresários que querem expandir seus negócios de forma mais rápida e eficiente.

Além do mais, começar um negócio virtual pode ser o primeiro passo para uma gama de oportunidades, seja pela oferta de serviços ou produtos, como é o caso dos deliverys.

No entanto, essa importância não é possível ou mensurável se o marketing, mais especificamente, o marketing digital, não estiver presente.

Isso porque as campanhas de marketing consistem no uso da internet e de seus canais de comunicação para promover propagandas, criar uma relação mais próxima com o público e até para estudar a audiência.

Ou seja, o marketing é essencial para que qualquer ação seja realizada no meio online, permitindo o contato com o público e otimizando a obtenção de dados sobre a efetividade de cada campanha.

Para ilustrar, é possível dizer que é por meio do marketing que uma loja pode entender qual produto é mais procurado por seus clientes ao criar uma campanha nas redes sociais, bem como compreender qual rede apresentou mais conversões (vendas).

Deste modo, a loja precisa trabalhar com a produção de conteúdo tanto em texto como em vídeo, e que sejam ricos em informação, isto é, que tragam informações relevantes para o cliente.

Afinal, mais que propaganda, o conhecimento das dores e qual a solução que um produto oferece (educando o público sobre suas necessidades e possíveis produtos que as solucionarão) é crucial no ambiente online e nos modelos de vendas atuais.

Para isso, o site precisa ser otimizado, permitindo que seja encontrado pelas ferramentas de busca da internet. A otimização segue um padrão conhecido como SEO – Search Engine Optimization.

As redes sociais também são uma ferramenta poderosa para criar presença online e se estabelecer no mercado.

Portanto, assim que a loja é criada, a ação na rede deve ser mantida com regularidade e consistência do mesmo modo que o CRM é usado na gestão administrativa.

4 – Escolha uma plataforma

A plataforma do seu e-commerce é muito importante, pois além de tornar o ambiente virtual mais bonito, também o torna mais eficiente, facilitando a interação do público.

Inclusive, existem inúmeras plataformas de fácil configuração sem precisar recorrer à programação.

Para avaliação das estratégias e até para facilitar o contato com o cliente, bem como a mensuração das estratégias, uma ferramenta de CRM pode ser uma grande aliada.

Isso porque ela possibilita que todos os contatos e percursos do cliente na loja sejam acompanhados, facilitando a retomada de negociações, por exemplo.

Esses dois pontos são os pilares da loja virtual! Ao aliá-los com os cuidados com os produtos e sua boa divulgação, como tirar boas fotos e possuir um frete que atenda o seu público, você amplia as possibilidade de crescimento do negócio online.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

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Gustavo Faleiro

Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.

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