
3 tendências de ecommerce que você nunca vai abandonar
Atualmente o investimento em commerce tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque, em meio a nova era digital, esse tipo de investimento virou uma espécie de tendência de mercado, criando oportunidade de muitas companhias crescerem e ganharem cada vez mais espaço.
Além disso, esse tipo de comércio também se beneficia com um maior controle de leads e menor custo do que os comércios tradicionais. Além de contar com a facilidade e praticidade, uma vez que, quem compra pela internet sabe como é prático escolher suas compras e recebê-las em casa alguns dias depois.
Entretanto, antes de abrir o seu próprio e-commerce, confira algumas da maiores tendências para esse tipo de comércio e tire todas as suas dúvidas a respeito desse mercado virtual
O que é um e-commerce?
Para quem ainda não sabe, um ecommerce, ou comércio eletrônico, nada mais é do que um negócio que tem como estrutura base a compra e venda pela internet. Portanto, o que caracteriza esse tipo de companhia é a realização de todas as transações comerciais através de ferramentas online.
É importante entender que esse tipo de comércio não se limita apenas a criação de um site, pois trata-se de um empreendimento legítimo, que só se diferencia do tradicional por se hospedar em âmbitos digitais.
Pensando nisso, é importante ressaltar que o e-commerce também vai se beneficiar de estratégias digitais, como é o caso do app funil de vendas.
Vale a pena destacar que, além da compra e venda digital, o e-commerce também se caracteriza por oferecer um atendimento online aprimorado, trabalho que acaba abrindo portas para automações de questões como:
- Marketing;
- Controle de finanças;
- Estoque;
- Atendimento ao cliente.
Assim, para o mercado, o e-commerce acaba se destacando por facilitar a gestão de partes do negócio, uma vez que elas podem ser digitais e integradas.
Pensa-se, por outro lado, que esse negócio também acaba exigindo um maior peso estratégico na questão da logística.
Tipos de ecommece
Agora que já foi possível entender o que é um e-commerce, confira abaixo alguns dos principais tipos desse comércio, que não se resume em apenas uma só coisa.
1. Business to Consumer – B2C
Esse modelo, também conhecido como ecommerce de varejo, se dá na negociação direta entre o vendedor e o consumidor final.
Portanto, o processo de venda se dá de forma quase totalmente digital, processo que utiliza estratégias como software crm gratuito.
2. Direct to Consumer – D2C
Nesse modelo de negociação, o fabricante do produto precisa vender o mesmo ao consumidor final. Dessa forma, o grande diferencial dessa modalidade é o fato de que os atores intermediários à venda são eliminados.
Uma vez que o relacionamento se dá apenas entre o fabricante e o comprador, é possível gerar um ecommerce com custos menores.
3. Business to Business – B2B
Nessa modalidade a venda acontece entre duas pessoas jurídicas, ou seja, uma empresa vende para outra.
Dessa forma, nesse tipo de ecommerce, é necessário criar estratégias baseadas no sistema crm grátis, uma vez que, é necessário levar em consideração que as compras corporativas normalmente são negociadas em maior volume.
Tendências de mercado
Para finalizar, depois de entender o que é e-commerce, quais são os principais tipos de negociação desse mercado, veja a seguir algumas das tendências para esse tipo de comércio nos próximos anos.
1. Aplicativos próprios
Cada vez mais os e-commerces estão investindo não só em redes sociais e sites, mas em aplicativos de celular próprios. Isso porque, esse tipo de estratégia pode facilitar o atendimento, questão valorizada pelo cliente.
2. Voice Commerce
Em se tratando de experiências com voice commerce, temos que pensar em assistentes virtuais. Portanto, uma tendência para o futuro é otimizar e preparar o seu e-commerce para estar nesses espaços, lugar onde cada vez mais pessoas estão adentrando.
3. Realidade virtual e aumentada
Quando se fala em e-commerce, é necessário saber mais do que crm. Isso porque, é preciso estar antenado nas principais inovações tecnológicas, sendo a realidade aumentada é uma delas.
Em suma, esse tipo de realidade virtual, que recentemente virou pauta em debates de tecnologia, pode promover experiências mais completas aos seus clientes, principalmente para criar laços sensoriais e experiências imersivas.
Por esse motivo, cada vez mais os grandes investidores em e-commerce tem prestado atenção e investido no aumento dessa tecnologia e propondo aos seus clientes experiências imersivas
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing na LojaVirtual.com.br. Especialista em produção de conteúdo, inbound marketing e sempre antenado com as tendências do marketing digital.