(11) 4200-0069

contato@lojavirtual.com.br

Top

10 boas maneiras de utilizar o chat em sua loja

LojaVirtual.com.br / Atendimento ao cliente  / 10 boas maneiras de utilizar o chat em sua loja

10 boas maneiras de utilizar o chat em sua loja

Tempo de Leitura: 0 minuto.

Sabemos que, nos dias de hoje, nossos clientes esperam que tenhamos uma plataforma de chat para atendê-los caso encontrem algum problema enquanto navegam em nossa loja. Ou mesmo para obter respostas em tempo real sobre produtos e ofertas.

Com isso em mente, muitos ecommerce buscam oferecer atendimento via chat online na loja virtual. Mas você sabia que ele pode ser utilizado para muito mais do que responder perguntas e solucionar problemas?

O chat na loja é uma verdadeira solução entre os canais de comunicação de sua empresa, veja 10 boas maneiras de utilizá-lo não só para atender, mas também para conquistar clientes e aumentar suas vendas.

1. Obtenha informações para contato

Um dos grandes benefícios de utilizar uma ferramenta de chat online no ecommerce, é a possibilidade de obter informações relevantes sobre seus visitantes em cada atendimento realizado.

Através do chat, você poderá obter emails de contato e segmentar sua base, qualificando leads a partir de seus interesses e preferências. Além disso, essas informações permitem que seus agentes ofereçam um atendimento personalizado, focado em cada indivíduo.

A partir disso, você poderá obter melhores resultados em suas campanhas de e-mail marketing, por exemplo, visto que estará compartilhando conteúdo relevante para o perfil de cada cliente em potencial.

2. Compartilhe arquivos

Outro grande benefício do chat online no site é que torna-se muito mais fácil compartilhar arquivos com seus visitantes. Aproveite o atendimento para compartilhar fotos de produtos, ou mesmo material de marketing.

Além disso, seus próprios clientes podem enviar fotos como produtos com defeito, dificuldades que estão encontrando, etc. Isso tudo agiliza o suporte e ajuda sua empresa a oferecer uma experiência mais agradável, mesmo quando lidando com problemas.

3. Utilize ferramentas de callback

Algumas vezes, clientes ainda preferem conversar por voz diretamente com seus atendentes, ao invés de ter seus problemas solucionados ou perguntas respondidas por texto.

Utilizando uma plataforma de qualidade, você poderá fazer o uso de ferramentas de callback para falar com seus clientes por voz, gratuitamente, utilizando o próprio telefone de contato informado pelo visitante.

4. Configure convites proativos

Sem uma ferramenta de chat em sua loja virtual, sua empresa deve esperar que visitantes e clientes entrem em contato através de outros canais de comunicação. Essa não é a realidade quando utilizando um chat online.

Seja capaz de observar quais páginas seus visitantes estão navegando e, a partir disso, configurar convites proativos com mensagens customizadas para atendê-los da melhor maneira. Eles podem ser utilizados para oferecer ajuda, ou mesmo sugestões de produtos quando o cliente estiver acessando seu carrinho de compras, por exemplo.

5. Informe sobre promoções e ofertas especiais

Seu chat online é um canal de comunicação direto com os visitantes em sua página. Ainda através dos convites proativos, você também será capaz de abordá-los oferecendo cupons de desconto, ou informando sobre promoções especiais.

As formas de uso deste recurso são ilimitadas. Considere informar sobre novos produtos em estoque, informações sobre entrega e formas de pagamento, etc.

6. Envie links de afiliado

Caso você participe de um programa de afiliados, também poderá utilizar sua ferramenta de chat para compartilhar seu link quando for indicar alguma ferramenta ou solução à um visitante.

Isso permite que você consiga ainda transformar o chat online em sua loja em uma ferramenta para aumentar suas chances de conversão como afiliado e aumentar ainda mais seu retorno.

7. Receba feedback de seus clientes

O chat em sua loja também serve como uma linha direta para que seus visitantes e clientes possam fazer críticas positivas ou negativas às suas ofertas, ou mesmo aos seus sistemas, formas de pagamento disponíveis, opções de entrega, entre outros.

Analise suas sessões de chat através do histórico e avaliações de clientes para descobrir o que pode ser feito para melhorar ainda mais a qualidade de seus serviços, produtos e ofertas.

8. Facilite a navegação de seus visitantes e ofereça conveniência

Se um visitante estiver com dificuldades em encontrar algum produto específico, ou precisar obter informações sobre estoque e disponibilidade de algum item, ao invés de simplesmente sair de sua página frustrado, ele poderá utilizar o chat para receber ajuda instantânea sobre estes assuntos.

Envie o link direto para a página do produto que procura, ou use esta oportunidade para adicioná-lo à sua base de leads. Posteriormente você poderá acompanhar com um e-mail informando quando o produto em questão estiver disponível novamente.

9. Utilize recursos multilíngue

Muitas vezes recebemos visitantes que não falam nossa língua. Com uma ferramenta de chat de qualidade, você poderá utilizar recursos multilíngue para oferecer suporte à esses clientes em potencial.

Dessa forma, tanto seus atendentes quanto a pessoa do outro lado poderão conversar confortavelmente utilizando sua língua de preferência enquanto a plataforma faz o trabalho de tradução em tempo real.

Veja também: Quando devo contratar meu primeiro operador de atendimento ao cliente?

10. Realize atendimento via mobile

Hoje, mais de 52% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Portanto, sua loja virtual, assim como sua ferramenta de atendimento online devem estar prontas para servir à esta parcela de visitantes em seu ecommerce.

As melhores soluções de chat online no mercado permitem que você continue a oferecer atendimento através de dispositivos móveis utilizando apps especializados.

Com isso, você não precisará se preocupar sempre que precisar sair do escritório e poderá contar com seu smartphone para continuar atendendo seus clientes.

Faça tudo isso e muito mais com o JivoChat

Agora que você aprendeu diversas boas maneiras de utilizar o chat em sua loja online, certifique-se de integrar uma ferramenta que oferece todos os recursos aqui citados, e muitos outros, à seu ecommerce na Loja Virtual.

O JivoChat é uma solução de atendimento omnichannel, oferecendo ainda integrações com outros aplicativos de mensagem, como o próprio Facebook Messenger, permitindo que você centralize seu atendimento em uma única plataforma robusta e de qualidade.

Instale-o em sua Loja Virtual gratuitamente para até 5 agentes!

Crie sua loja virtual agora mesmo

Crie sua loja, experimente os recursos e comece a vender!

Experimente Grátis
Share

O Cara das Parcerias da Jivo

No Comments

Post a Comment